Questões de Concurso Sobre gastroenterologia em medicina

Foram encontradas 5.329 questões

Q3087071 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre a doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa (RCU).

I A alteração radiológica mais precoce da RCU, visualizada no enema baritado, é uma delicada granularidade mucosa.
II Na DC, os achados radiográficos mais precoces no intestino delgado incluem pregas espessadas e ulcerações aftosas.
III Apesar dos granulomas serem um elemento patognomônico da RCU, raramente são encontrados nas biópsias da mucosa.
IV Ao contrário da RCU, que acomete quase sempre o reto, este segmento do intestino frequentemente é poupado na DC.

Estão corretas:
Alternativas
Q3087069 Medicina
Em mulher de 39 anos foram detectadas incidentalmente por ultrassonografia dois nódulos no fígado, porém a paciente está totalmente assintomática. O exame histopatológico de biópsia de um dos nódulos revelou adenoma hepático.
Indique a medicação que a paciente faz uso que deve ser interrompida.
Alternativas
Q3087068 Medicina
Indique a opção que corresponde à lesão tipo III da classificação de Forrest do aspecto endoscópico de úlceras sangrantes.
Alternativas
Q3087067 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre a síndrome do intestino curto:

I A frequência de cálculos de oxalato de cálcio aumenta de forma significativa em pacientes submetidos a ressecção do intestino delgado e que apresentam cólon intacto.
II Embora a etiologia seja obscura, a hipersecreção gástrica de ácido ocorre em muitos pacientes após grandes ressecções do intestino delgado.
III A ressecção jejunal clinicamente é menos tolerada porque a absorção de sal biliar e vitamina B12 fica comprometida.
IV A ausência da válvula ileocecal secundária a ressecções cirúrgicas íleocólicas está associada a uma redução no tempo de trânsito intestinal e supercrescimento bacteriano no cólon.

Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q3087066 Medicina
Com relação às úlceras gástricas (UG), é correto afirmar que:
Alternativas
Q3087065 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre os pólipos colorretais.

I O pólipo benigno mais comum é o adenoma tubular, que perfaz sessenta e cinco a oitenta por cento de todos os pólipos removidos.
II O grau de atipia celular é variável, mas em geral há menos atipia nos adenomas vilosos.
III Os pólipos hiperplásicos em geral são pequenos e na maior parte observados na parte distal do cólon sigmoide e no reto.
IV Os pacientes com doença inflamatória intestinal com frequência apresentam pseudopólipos inflamatórios, que podem ser diferenciados dos pólipos neoplásicos somente por biópsia.

Estão corretas:
Alternativas
Q3087064 Medicina
Analise as afirmações abaixo sobre os hormônios gastrointestinais.

I O principal efeito da secretina é o estímulo à secreção de bicarbonato pelo epitélio dos ductos pancreáticos e pelas glândulas de Brunner.
II O Peptídeo YY é liberado em resposta a lipídeos em refeições e inibe a motilidade gastrointestinal e a secreção gástrica e pancreática.
III A Neurotensina é produzida principalmente na mucosa do íleo, inibe a secreção gástrica e estimula a motilidade intestinal.
IV O Enteroglucagon é produzido predominantemente no intestino delgado proximal e funciona estimulando a motilidade do intestino delgado.

Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q3087062 Medicina
Indique o agente infeccioso que pode causar lesão estenosante no cólon, cujo aspecto histopatológico corresponde à resposta inflamatória com tecido de granulação exuberante, cuja aparência simula câncer de cólon. 
Alternativas
Q3087061 Medicina
A presença de níveis inapropriadamente baixos de um dos peptídeos abaixo relacionados constitui a causa de muitos distúrbios de sobrecarga de ferro como por exemplo a hemocromatose. Indique-o. 
Alternativas
Q3087060 Medicina
São achados laboratoriais que sustentam o diagnóstico de doença de Wilson, EXCETO:
Alternativas
Q3087059 Medicina
O sistema MELD (modelo para doença hepática terminal) é utilizado para fornecer critérios padronizados para considerar um paciente como candidato a transplante de fígado. Esse escore é calculado a partir de três parâmetros laboratoriais. Identifique-os.
Alternativas
Q3087058 Medicina
O achado endoscópico de lesões erosivas circunferenciais segundo a classificação de esofagites de Savary-Miller corresponde ao grau:
Alternativas
Q3087057 Medicina
Uma paciente de 70 anos relata o aparecimento de dor constante no quadrante inferior esquerdo do abdome não irradiada há 2 dias. Nega náuseas ou vômitos. Nega febre e/ou calafrios. Refere eliminação de flatos sem alívio do desconforto. Sem evacuar há dois dias. Na história patológica pregressa refere constipação intestinal crônica, mas não notou mudanças recentes do seu ritmo intestinal. Ao exame físico, ela está alerta e move-se sem dor evidente. Exame cardiopulmonar sem anormalidades. Temperatura axilar de 38°C. Ruídos intestinais são auscultados, mas diminuídos. Na palpação leve e profunda, dor ocorre no quadrante inferior esquerdo do abdome com alguma defesa. Massa não é palpável no exame abdominal ou pélvico. O toque retal é normal. Sua contagem de leucócitos é de 12.000/ml.
Indique a causa mais provável do quadro apresentando pela paciente.
Alternativas
Q3087042 Medicina
Com relação ao uso da heparina de baixo peso molecular fracionada (HBPM) na profilaxia e no tratamento do tromboembolismo venoso, se pode afirmar que:
Alternativas
Q3085391 Medicina
Paciente de 73 anos, portador de hipertensão leve controlada, com diagnóstico de colelitíase com icterícia, é submetido a colecistectomia inicialmente por videolaparoscopia, sendo convertida em laparotomia com incisão mediana por dificuldades técnicas. Foi realizada colecistectomia seguida de colangiografia intraoperatória sendo evidenciando colédoco de 2,8 cm com múltiplos cálculos no seu interior. Em seguida foi feita coledocotomia e extração de vários cálculos e realizada nova colangiografia que mostrou provável cálculo impactado em colédoco distal. Foram feitas tentativas sem sucesso para remover o cálculo impactado.
Neste caso o procedimento cirúrgico mais adequado é:
Alternativas
Q3085386 Medicina
Paciente de 42 anos é internada em unidade de emergência com diagnóstico de pancreatite aguda de origem biliar. Foi submetida a tomografia computadorizada de abdome com contraste endovenoso sendo constatado um aumento difuso do pâncreas com duas coleções, sendo uma na cabeça e outra no corpo pancreático. De acordo com os critérios de Balthazar de estadiamento tomográfico da pancreatite aguda, essa paciente se enquadra em grau:
Alternativas
Q3085380 Medicina
Estudos em pacientes com pancreatite crônica demonstraram que sessenta e dois por cento ficaram completamente livres de dor e noventa e cinco por cento conseguiram um controle satisfatório após a cirurgia de Frey. Este procedimento consiste em
Alternativas
Q3085378 Medicina
A hemobilia é definida como o sangramento para a árvore biliar decorrente de uma comunicação anormal entre um vaso sanguíneo e o ducto biliar. O fator mais frequentemente associado a esta condição é: 
Alternativas
Q3085375 Medicina
Paciente do sexo masculino, 64 anos, portador de adenocarcinoma de antro gástrico é submetido à gastrectomia subtotal alargada D2 com reconstrução à Billroth II. Pós-operatório imediato sem intercorrências, tendo alta no sexto dia após a cirurgia. Três meses após a cirurgia passou a apresentar desconforto epigástrico e cólicas no abdome após as refeições, acompanhado de vômitos biliosos em jato, não alimentares, com alívio imediato dos sintomas relatados pelo paciente. Com base no relato do caso, o diagnóstico provável e o tratamento são, respectivamente:
Alternativas
Q3085373 Medicina
Paciente masculino, 61 anos, sem comorbidades, em bom estado geral, deu entrada em serviço de emergência com quadro de hematêmese, sudorese intensa e hipotensão. Foi realizada ressuscitação volêmica bem sucedida com estabilização hemodinâmica seguida de endoscopia digestiva alta, que evidenciou úlcera justa pilórica em parede posterior de 2 centímetros de diâmetro Forrest IA. As manobras endoscópicas para controle da hemorragia não foram bem sucedidas e o paciente foi então encaminhado a cirurgia de urgência.
O procedimento mais indicado para este caso é a duodenotomia,
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: D
4: C
5: E
6: B
7: A
8: E
9: D
10: C
11: E
12: C
13: B
14: A
15: D
16: E
17: D
18: B
19: E
20: E