Questões de Concurso
Comentadas sobre higiene em hipoa em veterinária
Foram encontradas 129 questões
Em uma indústria de panificação, foram observadas as seguintes falhas no controle de pragas:
• Presença de baratas e roedores nas áreas de produção e armazenamento.
• Ausência de medidas de controle de acesso de pragas à indústria.
• Falta de um programa formal de monitoramento e controle de pragas.
Considerando os princípios de boas práticas de fabricação (BPF) e a segurança alimentar, é a principal consequência das falhas no controle de pragas nesta indústria:
Um lote de carne bovina foi inspecionado e apresentado com as seguintes características:
• Ausência de selo do SIF/SIE;
• Presença de linfonodos mesentéricos com coloração esverdeada e odor pútrido;
• Evidências de miíase em algumas carcaças.
Considerando os critérios de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, é a classificação sanitária mais adequada para este lote de carne bovina:
A higienização é uma das etapas mais importantes para o controle dos riscos de contaminação dos alimentos, assegurando o controle da contaminação química ou microbiológica dos alimentos pelo contato com equipamentos, utensílios, superfícies ou pessoas. A sanificação é a etapa da higienização responsável pela destruição/eliminação de microrganismos. A escolha do melhor sanificante químico vai depender daquele que melhor se apresenta para cada tipo de material e uso. Sobre as características dos principais sanificantes/desinfetantes químicos, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com o Regulamento técnico sobre as condições higiênico-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos elaboradores/industrializadores de alimentos, é correto afirmar, que:
Sobre o controle da saúde dos manipuladores dentro da indústria, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
• Animal 1 – lesão localizada sugestiva de brucelose.
• Animal 2 – um cisto calcificado de Cysticercus bovis no coração e um no fígado.
• Animal 3 – lesões miliares sugestivas de tuberculose no peritônio.
Após a remoção e a condenação das áreas atingidas, qual é a destinação correta para as carcaças dos animais?
Visando padronizar as atividades de inspeção de produtos de origem animal no Brasil para que sejam iguais em todos os estabelecimentos, independentemente da esfera, foi constituído, como parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal SISBI-POA. Sobre o SISBI-POA, é CORRETO afirmar:
I. Abatedouro frigorífico.
II. Unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
I – Conforme o artigo 134, inciso III, as carcaças que apresentem abscessos múltiplos em órgãos ou em partes, sem repercussão no seu estado geral, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor.
II – Pelo artigo 127, é estabelecido que todos os órgãos e partes das carcaças sejam examinados em dependência ao lado do local de abate, em um prazo máximo de vinte e quatro horas.
III – Conforme o artigo 140, poderão ser aproveitados chifres, peles, cascos, pelos, órgãos, conteúdo intestinal, sangue e gordura de carcaças de animais com carbúnculo hemático.
Está(ão) correta(s)
I – O artigo 90, parágrafo 3º, indica que casos suspeitos sejam avaliados por Auditor Fiscal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária ou áreas afins.
II – Conforme o artigo 92, a notificação do serviço veterinário oficial de saúde animal, o isolamento de animais suspeitos e a determinação da desinfecção imediata dos locais, equipamentos e utensílios que possam ter entrado em contato com animais suspeitos de doenças infecciosas de notificação imediata, são atribuições do Serviço de Inspeção Federal - SIF.
III – Conforme o artigo 96, os animais de abate que apresentem hipotermia ou hipertermia devem ser imediatamente condenados.
Está(ão) correta(s)