Questões de Concurso
Sobre aditivos e coadjuvantes tecnológicos em nutrição
Foram encontradas 77 questões
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
O Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, dispõe sobre normas básicas para alimentos no Brasil. Esse decreto-lei tem como finalidade estabelecer uma regulamentação em todo território nacional quanto a defesa e a proteção da saúde individual ou coletiva, no tocante a alimentos, desde a sua obtenção até o seu consumo.
No que se refere ao Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, julgue o item abaixo:
O emprego de aditivo nos alimentos, de forma intencional, é permitido somente quando: comprovada a sua toxicidade, previamente aprovado pela Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, induzir o consumidor a erro ou confusão e utilizado no limite permitido.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
O Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, dispõe sobre normas básicas para alimentos no Brasil. Esse decreto-lei tem como finalidade estabelecer uma regulamentação em todo território nacional quanto a defesa e a proteção da saúde individual ou coletiva, no tocante a alimentos, desde a sua obtenção até o seu consumo.
No que se refere ao Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, julgue o item abaixo:
Por motivos de ordem tecnológica e outros julgados procedentes, mediante prévia autorização do órgão competente, será permitido expor à venda alimento adicionado de aditivo não previsto no padrão de identidade e qualidade do alimento, por prazo não excedente de 3 anos.
A adição de soluto é um método de conservação muito utilizado na indústria de alimentos. Dois alimentos que são conservados na indústria utilizando-se o princípio da adição de açúcar são:
No processo de desidratação total dos alimentos, é adicionada uma substância para tomar o pó solúvel. A substância que teria esta função é o(a)
Assinale a alternativa em que a associação efeito-aditivo está INCORRETA:
Todas as substâncias abaixo são utilizadas como aditivos alimentares, porém, apenas uma delas NÃO provoca tumores em animais de laboratórios. Assinale-a:
Aditivo alimentar é todo ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.
Quanto à permissão para o uso de aditivos alimentares, assinale a alternativa CORRETA.
(1)Espessantes.
(2)Estabilizantes.
(3)Antioxidantes.
( ) Substâncias que retardam ou impedem a deterioração dos alimentos pelo processos oxidativos, evitando a rancificação.
( ) Substâncias que aumentam a viscosidade de soluções, emulsões e suspensões, também são capazes de aumentar a consistência dos alimentos.
( ) Substâncias que favorecem e mantém as características físicas de emulsões e suspensões.
( ) Visam prevenir a separação de fases, garantindo uma aparência homogênea.
Julgue o item subsequente.
Um aditivo incidental é uma substância residual ou
migrada presente no alimento em decorrência dos
tratamentos prévios a que tenham sido submetidos a
matéria-prima.
Julgue o item subsequente.
Um aditivo intencional é uma substância ou uma mistura
de substâncias, dotadas, ou não, de valor nutritivo,
ajuntada ao alimento com a finalidade de impedir
alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor
e sabor, modificar ou manter seu estado físico geral, ou
exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia
de fabricação do alimento.
Julgue o item subsequente.
O emprego de aditivo intencional a um alimento
industrializado exige a comprovação da sua inocuidade.
Ele deve ser previamente aprovado pela comissão
nacional de normas e padrões para alimentos, não deve
induzir o consumidor a erro ou confusão e deve ser
utilizado no limite permitido.
I. Aditivo intencional é toda substância ou mistura de substâncias, dotada, ou não, de valor nutritivo, ajuntada ao alimento com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico geral, ou exercer qualquer ação exigida para uma boa tecnologia de fabricação do alimento.
II. Aditivo incidental é toda substância residual ou migrada presente no alimento em decorrência dos tratamentos prévios a que tenham sido submetidos a matéria-prima aumentar e o alimento in natura e do contato do alimento com os artigos e utensílios empregados nas suas diversas fases de fabrico, manipulação, embalagem, transporte ou venda.
Marque a alternativa CORRETA:
Sobre os aditivos alimentares utilizados para a conservação dos alimentos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Nitrito: ação antimicrobiana prevalece sobre leveduras e fungos, utilizado em sucos de frutas e refrigerantes.
( ) Ácido benzóico: único aditivo alimentar que pode inibir o desenvolvimento da toxina botulínica.
( ) Dióxido de enxofre ou sulfito: bastante eficiente no controle de certos mofos, utilizado na panificação.
( ) Ácido propiônico ou propionato: inibe o desenvolvimento de leveduras, fungos e bactérias, muito usado na conservação de vinhos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
(1) Agentes quelantes. (2) Agentes antimicrobianos. (3) Edulcorantes.
( ) Desempenham um papel significativo na estabilização dos alimentos, formando complexos que alteram as propriedades dos íons e seus efeitos nos alimentos.
( ) Desempenham um papel importante na prevenção da degradação e na garantia de segurança de muitos alimentos.
( ) Geram sabor doce ou aumentam a percepção de sabores doces.
Assinale a alternativa que corresponde à ordem CORRETA da associação acima:
( ) Muitos produtos alimentícios são naturalmente coloridos ou podem ser coloridos utilizando corantes naturais ou artificiais.
( ) O cozimento e o processamento dos alimentos alteram a estrutura dos pigmentos dos alimentos, que resulta na mudança ou perda de cor destes; os corantes, então, serão utilizados para restaurar a cor.
( ) Os corantes são adicionados aos alimentos processados por inúmeras razões: para restaurar a cor perdida no processamento e preservar a identidade do produto; assegurar a uniformidade da cor; intensificar a cor de alimentos processados e para mascarar (disfarçar) a má qualidade do produto.
( ) Existem situações inaceitáveis que os corantes artificiais são utilizados indevidamente para fraudar algum alimento ou para serem utilizados em produtos que não são permitidos a sua adição.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento, é considerado como aditivo alimentar.
Em relação aos aditivos alimentares e suas características bromatológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Um aditivo alimentar caracterizado como agente de massa tem a função de reduzir as características higroscópicas dos alimentos, diminuindo a adesão entre as partículas e aumentando o valor energético do produto.
( ) Um regulador de acidez é um aditivo alimentar que altera ou controla a acidez ou a alcalinidade dos alimentos.
( ) O sódio (na sua forma de cloreto de sódio) é um aditivo alimentar utilizado para desidratar, ressaltar o sabor e conservar os alimentos, devido ao aumento da atividade de água.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
(_) Os pigmentantes são aditivos utilizados para reforçar os pigmentos naturais contidos nos alimentos e compreendem uma série de carotenos e carotenóides, com a finalidade de emprestar cor a produtos animais, melhorando o aspecto visual destes.
(_) Os flavorizantes são substâncias adicionadas às rações com a finalidade de emprestar sabor e/ou aroma, sendo utilizadas principalmente em rações de cães, suínos, bovinos e ovinos, entre outros.
(_) Os antioxidantes são aditivos de uso obrigatório em rações de certas classes de aves e têm por finalidade controlar a coccidiose clínica e subclínica.