Questões de Concurso
Sobre avaliação da produção (processos, produção, desperdício e resultados) em nutrição
Foram encontradas 51 questões
De acordo com o fator de correção (FC) e o índice de conversão de alimentos (IC), avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) O FC e o IC são indicadores que têm a finalidade de dimensionar apenas a compra e o custo das preparações, não avaliando o rendimento dos alimentos.
( ) O FC corrige a variação de peso que o alimento apresenta decorrente da fase de pré-preparo; permite também a estimativa do custo real do alimento.
( ) O IC corrige a variação de peso que o alimento apresenta decorrente da etapa de cocção; também conhecido como fator de cocção.
I - Restos de comida significativos indicam uma adequada integração com os hábitos alimentares da clientela e uma boa preparação dos alimentos.
II - Uma baixa porcentagem de sobras indica uma má eficiência do planejamento, no que diz respeito ao número de refeições a serem servidas, sugerindo falhas no porcionamento e na adequação das preparações ao padrão do cliente.
III - O Fator de Correção é calculado dividindo-se o Peso Líquido (PL) pelo Peso Bruto (PB), e um valor alto indica que há uma grande perda devido à remoção de partes não comestíveis dos alimentos.
É CORRETO o que se afirma em:
Assinale a alternativa CORRETA que descreve a importância de controlar o tamanho das porções.
I.Criar receitas que aproveitem integralmente os ingredientes.
II.Realizar controle de estoque adequado.
III.Promover campanhas de conscientização sobre a importância da redução do desperdício de alimentos entre funcionários e consumidores.
É CORRETO o que se afirma em:
Sopa de frango:
Peso da refeição distribuída = 10 Kg.
Peso dos restos nos pratos = 1550 g.
Marque a alternativa correta que apresenta, respectivamente, o %rejeição e %aceitação da sopa de frango servida:
I. A prática de utilizar ossos de animais em caldos e sopas é considerada uma estratégia eficaz para o aproveitamento de sobras e partes não convencionais dos alimentos.
II. É importante implementar ações educativas que incentivem o aumento da produção de resíduos sólidos como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
III. O uso de partes não convencionais dos alimentos pode contribuir para reduzir o desperdício alimentar e aumentar a ingestão de nutrientes.
IV. Promover o descarte adequado de resíduos alimentares, considerando o potencial de compostagem ou reaproveitamento, alinhando-se com os princípios dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.
Assinale a alternativa correta:
Visando reduzir as perdas e desperdícios de frutas no Brasil por meio do aproveitamento integral, técnicas são desenvolvidas. Entretanto, apesar de as frutas serem ricas em nutrientes, algumas delas apresentam compostos antinutricionais (substâncias que podem agir no organismo interferindo na digestibilidade e absorção de outros nutrientes).
Assinale a alternativa que apresenta a substância que NÃO é considerada um composto antinutricional.
Estudos relacionados à redução do desperdício de alimentos e desenvolvimentos de novas tecnologias estão focados no reaproveitamento de resíduos/subprodutos que apresentam resultados relevantes e proporcionam economia nos gastos com alimentação, além de agregar valor e diversificar nutrientes.
Assinale, dentre os itens que seguem abaixo, a alternativa CORRETA a respeito do reaproveitamento de alimentos.
Acerca do tema, assinale a alternativa correta: