Questões de Concurso Sobre diabetes em nutrição

Foram encontradas 355 questões

Q3159405 Nutrição

        Paciente do sexo feminino, com 56 anos de idade e 1,65 m de altura, pesando 67 kg e com pressão arterial aferida de 13 mmHg  9 mmHg, queixa-se de dor abdominal e cólica nas últimas 48 horas. Também alega apresentar alergia a castanhas em geral, mas nega ter consumido diretamente esses alimentos. Relata ter o hábito de alimentar-se fora do lar diariamente. Menciona que, para evitar aumento de peso, induz vômito quando consome uma grande quantidade de alimentos. Em exame clínico, foi evidenciada língua saburrosa. Em exames laboratoriais em jejum, a paciente apresentou os seguintes resultados: glicose 81, hemoglobina glicada 5,9, colesterol total 182, triglicerídeos 84, colesterol HDL 58, colesterol LDL 101, colesterol não HDL 124.

A partir do caso clínico hipotético apresentado, julgue o item a seguir.


A paciente em apreço apresenta baixo risco para desenvolver diabetes melito tipo II. 

Alternativas
Q3156195 Nutrição
No manejo dietético do diabetes mellitus tipo 2, as diretrizes atuais recomendam: 
Alternativas
Q3144553 Nutrição
O controle glicêmico é essencial para a prevenção de complicações micro e macrovasculares relacionadas ao diabete. Grandes ensaios clínicos randomizados (UKPDS, ADVANCE) mostraram a eficácia da redução sustentada da hemoglobina glicada (HbA1c) para abaixo de 7% em desfechos microvasculares. A redução de complicações macrovasculares, por sua vez, ocorre a longo prazo e é mais evidente quando o controle glicêmico é iniciado mais precocemente, ainda no primeiro ano após o diagnóstico. Quais desfechos abaixo são microvasculares?
Alternativas
Q3144551 Nutrição
A atual Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (2024) recomenda utilizar como critérios de diagnóstico de DM a glicemia de jejum, a HbA1c maior ou igual a 6,5%, a glicemia no TTGO-1h maior ou igual a 209 mg/dl ou a glicemia no TTGO-2h maior ou igual a 200 mg/dl. Para ser considerado no critério de diagnóstico de DM, o valor da glicemia de jejum deve ser maior ou igual a:
Alternativas
Q3144550 Nutrição
O diagnóstico de diabete melito (DM) deve ser estabelecido pela identificação de hiperglicemia. Para isso, podem ser usados a glicemia plasmática de jejum (GJ), o teste de tolerância à glicose por via oral (TTGO) e a hemoglobina glicada (HbA1c). O TTGO consiste em uma glicemia realizada após uma hora (TTGO-1h) ou duas horas (TTGO-2h) de uma sobrecarga de quantas gramas de glicose por via oral?
Alternativas
Q3134008 Nutrição
A nutrição é uma parte essencial para a manutenção da saúde ao longo de todas as fases da vida. Cada etapa do ciclo de vida – infância, adolescência, idade adulta e velhice – apresenta demandas nutricionais específicas que são cruciais para o desenvolvimento, manutenção e prevenção de doenças. Sobre nutrição na adolescência é correto afirmar:  
Alternativas
Q3132915 Nutrição

A Diabetes mellitus gestacional (DMG) é uma doença metabólica caracterizada pela intolerância à glicose que se inicia durante a gestação, afetando aproximadamente 4% das gestantes. Inúmeros fatores de risco estão associados à maior incidência da diabetes melito gestacional, entre eles, encontram-se:


I. Histórico familiar de diabetes.


II. Idade materna avançada.


III. Ganho excessivo de peso durante a gravidez.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3107938 Nutrição
“A diabetes mellitus tipo 2 (DM 2) ainda é uma doença de alta prevalência no Brasil. Seus mecanismos fisiopatológicos envolvem a resistência à ação da insulina associada à disfunção das células beta-pancreáticas, levando a deficiência relativa ou absoluta da secreção desse hormônio”.
Disponível em: https://www.medicinatual.com.br/diabetesmellitus-tipo2#:~:text=2%2D%20Qual%20a%20fisiopatologia%20do,ab soluta%2C%20da%20secre%C3%A7%C3%A3o%20deste %20horm%C3%B4nio. Acesso em: 08 de nov. 2024.

Em relação à terapia nutricional aplicada em pacientes diagnosticados com DM 2, aponte a alternativa CORRETA, no que se refere ingestão de carboidratos.
Alternativas
Q3103351 Nutrição
Qual a recomendação para o consumo mínimo de fibras alimentares, entre pessoas com Diabetes tipo 1, por melhorar o risco cardiovascular e controle glicêmico? 
Alternativas
Q3101023 Nutrição
A terapia nutricional é uma das partes mais desafiadoras do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), com impacto decisivo na obtenção e na manutenção do controle glicêmico. Independente do tempo de diagnóstico da doença, a terapia nutricional deve fazer parte do tratamento do diabetes em todas as suas fases de tratamento. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Q3097630 Nutrição
A terapia nutricional é uma das partes mais desafiadoras do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), com impacto decisivo na obtenção e na manutenção do controle glicêmico. Independente do tempo de diagnóstico da doença, a terapia nutricional deve fazer parte do tratamento do diabetes em todas as suas fases de tratamento. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Q3095268 Nutrição
Na Atenção Primária, uma das principais estratégias preconizadas pelo Ministério da Saúde para o controle do Diabete Melito (DM), segundo os cadernos de atenção básica e o Protocolo de uso do Guia Alimentar, inclui:
Alternativas
Q3095040 Nutrição
A terapia nutricional é uma das partes mais desafiadoras do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), com impacto decisivo na obtenção e na manutenção do controle glicêmico. Independente do tempo de diagnóstico da doença, a terapia nutricional deve fazer parte do tratamento do diabetes em todas as suas fases de tratamento. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA
Alternativas
Q3089491 Nutrição
Um paciente de 50 anos, recentemente diagnosticado com diabetes mellitus tipo 2, procura orientação nutricional para melhorar seu controle glicêmico. Ele apresenta sobrepeso, resistência à insulina e uma dieta rica em carboidratos simples, com consumo frequente de bebidas açucaradas e alimentos industrializados. Os exames laboratoriais revelam níveis elevados de glicose em jejum, hemoglobina glicada (HbA1c) de 8,5% e triglicerídeos elevados. O paciente relata cansaço constante, sede excessiva e perda de peso involuntária nos últimos meses. Ele não tem histórico familiar significativo de diabetes, mas menciona um estilo de vida sedentário.Com base na fisiopatologia do diabetes mellitus tipo 2 e nas necessidades nutricionais do paciente, qual seria a abordagem nutricional para o controle glicêmico e melhoria do estado metabólico?
Alternativas
Q3089490 Nutrição
A glicemia pós-prandial é aquela medida após as refeições, geralmente com o intervalo de duas horas. Já a em jejum é o valor colhido após 8 horas ou mais sem comer. Os valores alterados que indicam diabetes na glicemia em jejum são:
Alternativas
Q3089486 Nutrição
A glicemia alta está normalmente relacionada ao diabetes, mas pode estar relacionada a outros problemas de saúde como:
Alternativas
Q3077480 Nutrição
Uma paciente diabética tipo 2 foi admitida no hospital com níveis elevados de glicemia e necessita de um plano dietético adequado para estabilizar sua condição. A modificação dietética mais adequada inclui: 
Alternativas
Q3069935 Nutrição

A Síndrome Metabólica (SM) refere-se a um grupo de anormalidades metabólicas estreitamente relacionadas com a obesidade abdominal e a resistência à insulina (RI).

Levando em consideração os achados clínicos presentes na síndrome metabólica, assinale a alternativa que corresponde aos pontos de corte para o colesterol ligado à lipoproteína de alta densidade (HDL-c) reduzido.

Alternativas
Q3069934 Nutrição
A terapia nutricional é essencial para a obtenção do bom controle glicêmico e é decisiva para o sucesso da terapia farmacológica do Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2). Levando em consideração a terapia nutricional para esse tipo de diabetes, assinale a alternativa que corresponde à recomendação do consumo de proteínas para pessoas com DM2 e com função renal preservada.
Alternativas
Q3067093 Nutrição
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a glicemia elevada seja o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura, superada apenas por pressão arterial aumentada e uso de tabaco. Infelizmente, muitos governos, sistemas de saúde pública e profissionais de saúde ainda não se conscientizaram da atual relevância do diabetes e de suas complicações. Sobre esse assunto, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA:  
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D
5: C
6: D
7: C
8: B
9: B
10: E
11: E
12: B
13: E
14: B
15: A
16: D
17: C
18: A
19: D
20: E