Questões de Concurso
Sobre lei orgânica de segurança alimentar e nutricional em nutrição
Foram encontradas 46 questões
1. A partir da aprovação da LOSAN, em 2006, institui-se o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que tem por objetivo formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.
2. A LOSAN cria o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, que tem por objetivo assegurar a segurança alimentar e nutricional por meio da verificação e promoção da adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes, avaliação das condições de funcionamento dos estabelecimentos e identificação dos riscos e danos à saúde da população.
3. A LOSAN reconhece que a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.
4. A segurança alimentar e nutricional consiste na garantia de acesso a alimentos em condições higiênico-sanitárias seguras e em quantidade suficiente.
5. A segurança alimentar e nutricional não se limita, mas abrange a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos; e a produção de conhecimento e o acesso à informação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Proteínas: 24g
Lipídeos: 16g
Carboidratos: 35g
A alternativa que indica adequadamente o valor calórico total da refeição analisada é:
A ______________ consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base: práticas alimentares promotoras de saúde que respeitam a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável.
Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.
Os alimentos são a base para uma vida saudável e segura, quando consumidos de forma correta e ingeridos em quantidade adequada, bem como tê-los disponíveis para as necessidades nutricionais. Para isso dois pilares andam sempre juntos: Segurança Alimentar e Segurança de Alimentos.
“A expressão _______ vem do inglês “Food Safety”, que significa a prática de medidas que permitem o controle de qualquer agente que, em contato com o alimento, promova risco à saúde do consumidor ou coloque em risco a sua integridade física, ou seja, é a garantia de qualidade do produto desde o campo até a mesa do consumidor. Já a _______ vem do inglês “Food Security” e refere-se à implantação de projetos em níveis nacional e internacional que assegurem aos cidadãos acesso a alimentos com qualidade nutricional e quantidade apropriados a uma vida saudável e ativa”.
https://foodsafetybrazil.org/
Marque a opção que completa, na sequência, corretamente as lacunas.
De acordo com o PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL REVISADO 2012/2015. No intuito de articular as demais ações de segurança alimentar e nutricional, foram estabelecidos alguns objetivos na 5ª diretriz de fortalecimento das ações de alimentação e nutrição em todos os níveis de atenção à saúde. Correlacione:
a. Objetivo 1 Controlar e prevenir os agravos e doenças consequentes da insegurança alimentar e nutricional.
b. Objetivo 2 Promover o controle e a regulação de alimentos.
c. Objetivo 3 Estruturar a atenção nutricional na rede de atenção à saúde.
( ) “Equipar 100% das Unidades Básicas de Saúde com balanças e antropômetros”
( ) “Aprimoramento da regulação da publicidade de alimentos ricos em açúcar, gorduras e sódio”
( ) “Elaboração do Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade”
Assinale a alternativa correta:
A Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, também é conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN). A respeito dessa legislação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A LOSAN cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências.
( ) Esta lei estabelece as definições, princípios e diretrizes para a implementação de políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.
( ) O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) deve ser composto por 1/3 de representantes da sociedade civil e 2/3 de representantes governamentais.
( ) Entre as atribuições do CONSEA tem-se a convocação da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com periodicidade não superior a quatro anos, bem como definir seus parâmetros de composição, organização e funcionamento, por meio de regulamento próprio.
A sequência está correta em
(https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/inclusao-produtivarural/direito-a-alimentacao-1>
Sobre o tema Segurança Alimentar e Nutricional, avalie as afirmativas a seguir.
I. As desigualdades de gênero são uma condição social que impacta a questão da segurança alimentar, já que nos domicílios onde uma mulher é a pessoa de referência (ou responsável pela família), a insegurança alimentar é ainda mais evidente.
II. O direito à um nível adequado de vida (incluindo alimentação, vestimenta e moradia) está entre os principais direitos garantidos no PIDESC.
III. O processo de reconhecimento do direito à alimentação tem como marco artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que dispõe que toda a pessoa tem “direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, dentre outros itens.
Está correto o que se afirma em
Quais estão corretas?
Com relação à segurança alimentar e nutricional (SAN), descrita na Lei Orgânica n.º 11.346/2006, e à transição epidemiológica e nutricional no Brasil, que se refere a mudanças significativas nos padrões de saúde e alimentação ao longo do tempo, julgue o próximo item.
A SAN abrange a disponibilidade de alimentos em
quantidade suficiente e desconsidera aspectos como
acessibilidade econômica, utilização sustentável dos recursos
naturais e adequação cultural dos alimentos.
Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) sobre o “Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”, divulgado em julho de 2023, cerca de 70,3 milhões de brasileiros enfrentam algum grau de insegurança alimentar. Sobre os níveis de Insegurança Alimentar e Nutricional (ISAN) em nível domiciliar, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Segurança alimentar: os moradores do domicílio têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.
( ) Insegurança alimentar leve: apresentam modificações nos padrões usuais da alimentação entre os adultos concomitante à restrição na quantidade de alimentos entre os adultos.
( ) Insegurança alimentar moderada: apresentam comprometimento da qualidade da alimentação em detrimento da manutenção da quantidade percebida como adequada.
( ) Insegurança alimentar grave: são caracterizados pela quebra do padrão usual da alimentação com comprometimento da qualidade e redução da quantidade de alimentos de todos os membros da família, inclusive das crianças residentes neste domicílio, podendo ainda incluir a experiência de fome.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A ___________ é comumente usada em ambientes domésticos, em estabelecimentos de saúde, em espaços públicos e em várias outras situações para reduzir a propagação de doenças e manter um nível aceitável de limpeza e segurança. É uma medida importante para a higiene e a saúde pública.
Fonte: https://www.cfn.org.br
“...consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”.
O conceito supracitado refere-se a
(https://www.gov.br/cidadania/pt-br/caisan/educacao-alimentar-enutricional#:~:text=Educa%C3%A7%C3%A3o)
Nessa dimensão, marque o que não se identifica entre seus resultados potenciais.