Questões de Concurso
Comentadas sobre nutrição e câncer em nutrição
Foram encontradas 140 questões
( ) Estratégias como a reformulação de alimentos e bebidas industrializados, com aumento no tamanho das porções, além de estímulo às propagandas de produtos saudáveis, como as fórmulas infantis, com incentivo ao desmame precoce podem apresentar evidências promissoras na prevenção do câncer.
( ) Defender as culturas e modos de vida tradicionais quando estes propiciam padrões alimentares saudáveis, diversificados, sustentáveis, e a prática de atividade física regular é uma recomendação para as organizações da sociedade civil que pode prevenir o câncer no Brasil.
( ) Recomenda-se excluir os temas: alimentação, nutrição, atividade física e prevenção do câncer no cerne do treinamento e desenvolvimento continuados dos profissionais e graduandos da área de saúde, como um mecanismo para promover a saúde da população brasileira.
As afirmativas acima são, respectivamente,
A cirurgia é o principal tratamento para os diversos estágios do câncer de estômago, sempre que puder ser realizada. Se um paciente se encontra em estágio 0, I, II ou III e com condições físicas suficientes, a cirurgia, muitas vezes, junto com outros tratamentos, oferece a única chance real de cura. Na gastrectomia total, é removido todo o estômago, linfonodos próximos e o omento, podendo incluir, ainda, a remoção do baço e partes do esôfago, intestino, pâncreas e outros órgãos adjacentes. A extremidade do esôfago é então ligada a uma parte do intestino delgado, criando um espaço para o alimento ser armazenado antes de descer para o trato intestinal. Os sintomas de desconforto pós-prandial decorrentes do rápido esvaziamento gástrico, que conduz uma massa hiperosmolar de alimentos para o interior do duodeno ou jejuno, após gastrectomia parcial ou total, caracterizam a síndrome:
Julgue o item que se segue.
A administração de suplementos nutricionais é uma
estratégia eficaz para melhorar a ingestão calórica em
pacientes com câncer em estágio avançado.
I. As consequências da desnutrição no câncer são as mesmas do que as para pacientes sem câncer, mas há uma particularidade: a desnutrição no câncer pode prejudicar o resultado de medidas terapêuticas, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
II. A terapia nutricional é frequentemente instituída nos pacientes com câncer, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento da caquexia, durante o pré, o pós ou o perioperatório, e períodos de terapia antineoplásica agressiva. Muitas vezes, a terapia nutricional não consegue restabelecer o processo de perda tecidual nem o equilíbrio energético do organismo de pacientes com caquexia, em virtude das alterações no metabolismo de nutrientes derivados do próprio tumor.
Dados antropométricos: Peso usual: 62 kg, Peso atual: 47 kg Altura: 1,66 m
O trato gastrointestinal foi considerado como funcionante e pode ser utilizado, conforme informações da equipe médica. Marque a alternativa correta, de acordo com a dietoterapia específica para o caso clínico apresentado.
Paciente A. B. C, sexo masculino, 50 anos, diagnosticado com câncer de intestino, com peso habitual relatado de 70Kg, perdeu 10Kg nos últimos 3 meses.
Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que corresponde a porcentagem e classificação da perda de peso do paciente.
Assim, uma recomendação geral do Relatório sobre Alimentação e Câncer do WCRF/AICR publicado em 2007 é:
(__)Em casos de disfagia e/ou odinofagia, recomenda-se que os alimentos sejam preparados na consistência que for mais bem tolerada e que ofereça menos dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa e líquida.
(__)Em casos de xerostomia, recomenda-se evitar o consumo de alimentos secos.
(__)Em casos de constipação intestinal, recomenda-se restringir o consumo de alimentos com ação laxativa.
Fonte: CUPPARI, L.; Nutrição: Clínica no Adulto. 3 ed. São Paulo: Manole, 2014. FERRETTI, R.L.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
De acordo com o consenso nacional de nutrição oncológica, a oferta calórica e proteica para esse paciente deverá ser, respectivamente, de
J. K. F., sexo masculino, 76 anos, reside em casa de alvenaria, com uma filha, no Município de Marechal Deodoro – AL. Há, aproximadamente, dois meses foi diagnosticado com carcinoma colorretal. Segundo relato da sua filha e cuidadora, o idoso vem apresentando perda de peso não intencional nos últimos seis meses. Nesse período, foram observados apatia, cansaço e redução da sua capacidade funcional. Hipertenso há cerca de quatro anos, refere constipação com frequência de dejeções de, aproximadamente, duas vezes por semana e, algumas vezes, com ajuda de laxativos. Nega etilismo e tabagismo, e não pratica atividade física.
Dados antropométricos: peso atual: 52 kg; peso habitual: 78 kg; altura: 1,76 m; e circunferência da panturrilha: 25 cm. Segundo a última diretriz de terapia nutricional para o paciente com câncer da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (2019), para esse paciente, considera-se uma oferta energética de