Questões de Concurso Sobre nutrição e doenças gastrointestinais em nutrição

Foram encontradas 289 questões

Q3071259 Nutrição
A terapia nutricional na pancreatite aguda grave é um componente fundamental do tratamento. Analise a afirmação que melhor representa as recomendações atuais baseadas em evidências para o manejo nutricional desses pacientes: 
Alternativas
Q3070372 Nutrição
Em relação ao processo de digestão dos alimentos, sobre a atuação dos hormônios gastrointestinais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada ação ao seu respectivo hormônio causador.
Coluna 1
1. Aumenta o esvaziamento gástrico. 2. É responsável pela hidrólise inicial das proteínas. 3. Promove saciedade e diminui o esvaziamento gástrico. 
Coluna 2
( ) Colecistocinina (CCK). ( ) Gastrina. ( ) GLP-1 (Glucagon-like Peptide-1). ( ) Motilina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3067094 Nutrição
O refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo do estômago faz o caminho inverso e acaba retornando para o esôfago. Especialistas apontam que o problema é mais comum após os 40 anos, mas pode ocorrer em diversas fases da vida. Sobre a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3062795 Nutrição
Doença gastrointestinal de origem alimentar que pode causar dores abdominais, febre e vômitos, além de sangue, pus ou muco nas fezes:
Alternativas
Q3060652 Nutrição
A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença funcional do trato gastrointestinal definida de acordo com o seu padrão de sintomas (dor ou desconforto abdominal recorrente associada a alterações dos hábitos intestinais), a sua natureza crônica e a ausência de doença orgânica detectável. Embora a SII não constitua uma condição com risco de vida, tem uma prevalência elevada e reduz, marcadamente, a qualidade de vida do doente. Estudos indicam que uma dieta pobre em Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols (FODMAP) pode ser efetiva no tratamento de sintomas em pacientes com SII. Sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta o alimento com baixo teor de FODMAP.
Alternativas
Q3056145 Nutrição
Tanto na gastrite quanto na úlcera o ponto central é o desequilíbrio entre os fatores que agridem a mucosa e os que a protegem, resultando em lesão da mucosa. Considerando as recomendações nutricionais para pacientes com gastrite e/ou úlcera, em acompanhamento ambulatorial ou que estejam internados, mas sem intercorrências, analise as afirmativas a seguir.

I. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, pois o álcool é um potente irritante da mucosa gastrointestinal.

II. Café, mesmo que seja do tipo descafeinado, deve ser evitado, pois leva ao aumento da produção ácida gástrica.

III. O pH do estômago é mais ácido do que qualquer fruta; por isso, não seria necessário evitar tal alimento. Porém, deve-se respeitar a tolerância individual.


Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3056144 Nutrição
O refluxo é o retorno para o esôfago do conteúdo ácido péptico gástrico que leva à inflamação da mucosa esofágica, podendo resultar em esofagite. Sobre as recomendações nutricionais no refluxo e/ou esofagite para adultos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A dieta deve ser normolipídica, com até 30% do valor energético total.

( ) Os líquidos devem ser evitados nas refeições principais (almoço e jantar) para diminuir o volume ingerido.

( ) Alimentos como café, mate, chá preto, bebidas alcoólicas e chocolate devem ser evitados, pois diminuem a pressão do esfíncter esofágico inferior.

( ) Alimentos como sucos e frutas ácidas, tomate, temperos e especiarias picantes devem ser excluídos da alimentação, pois estimulam a secreção ácida.


A sequência está correta em
Alternativas
Q3053348 Nutrição
Em relação à síndrome do intestino irritável (SII), assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3023160 Nutrição
A conduta nutricional em pacientes com doenças gastrointestinais é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e recuperação do estado nutricional. Em relação à dieta recomendada para indivíduos com Doença Celíaca, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3012621 Nutrição
Identifique uma indicação para nutrição enteral na fase ativa da doença de Crohn para restaurar e manter o estado nutricional do paciente.
Alternativas
Q2705586 Nutrição
Feijão cozido pode ser uma fonte de contaminação de qual agente biológico? 
Alternativas
Q2547268 Nutrição
A doença do refluxo gastroesofágico se caracteriza pelo retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago. Em relação ao manejo nutricional da DRGE, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q2537959 Nutrição
A toxinfecção alimentar causada pelo Staphylococcus aureus em alimentos como carnes de gado e frango cozidas, presuntos, batata cozidas, leites, queijos e chantili tem um período de incubação de 1 a 6 horas, apresentando um quadro clínico de vômitos e náuseas. Quais são as fontes de contaminação por esse microrganismo?
Alternativas
Q2535288 Nutrição

Pode-se definir a constipação intestinal como um transtorno caracterizado por dificuldade persistente para evacuar ou sensação de evacuação incompleta e/ou movimentos intestinais infrequentes (a cada três a quatro dias ou com menos frequência), na ausência de sintomas de alarme ou causas secundárias.


Na nutrição clinica, temos como melhorar o trânsito intestinal. Qual seria a conduta dietética mais indicada?

Alternativas
Q2535287 Nutrição

As gastroenterites são infecções ou inflamações intestinais transmitidas por bebidas ou alimentos contaminados com vírus, bactérias, parasitas ou substâncias químicas que são prejudiciais à saúde do homem. Analise as assertivas para indicar quais medidas podemos tomar para evitar as gastroenterites.


I- Cozinhar as carnes em altas temperaturas e por tempo suficiente para matar os possíveis agentes causadores da gastroenterite presente nos alimentos.


II- Evitar a demora no congelamento ou refrigeração de alimentos perecíveis, crus ou cozidos.


III- Lavar com água corrente as frutas e legumes antes do seu consumo, podendo ser utilizado sabão neutro e detergente.


IV- Lavar as mãos por, pelo menos, 20 segundos com água quente e sabão, depois de manipular alimentos crus.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q2535286 Nutrição
Diverticulose refere-se à presença de pequenas bolsas (chamadas de divertículos) que se formam em toda a extensão do trato gastrointestinal, porém são mais frequentes no intestino grosso (Cólon). A dietoterapia torna-se parte determinante do tratamento, auxiliando diretamente na terapia medicamentosa. Na conduta nutricional prescrita deveremos oferecer uma dieta rica em: 
Alternativas
Q2526317 Nutrição
Esofagite frequentemente causa dor, dificuldade ao engolir e dores no peito. As Diretrizes de cuidados nutricionais para pacientes com refluxo e esofagite, recomendam:
I) Evitar alimentos gordurosos e frituras pois além de estimularem a produção de ácido clorídrico, provocam relaxamento do esfíncter esofágico inferior pelo estímulo da colecistoquinina;
II) Consumir refeições maiores e menos frequentes ao longo do dia pode ajudar a evitar a pressão excessiva sobre o esfíncter esofágico inferior, reduzindo assim o refluxo;
III) Alimentos ricos em fibras, como legumes crus e grãos integrais, devem ser evitados pois reduzem o tempo de esvaziamento gástrico;
IV) Chá de hortelã e chá mate auxiliam no alívio de sintomas;
V) Optar por alimentos com baixo teor de acidez, como bananas, maçãs, vegetais de folhas verdes e batatas, pode ajudar a diminuir a irritação do esôfago e reduzir os sintomas de refluxo.
Estão corretas:  
Alternativas
Q2526316 Nutrição
A gastrite atrófica, comum em idosos, resulta em perda das células parietais do estômago, com redução na secreção do ácido clorídrico e fator intrínseco, o que deve ser considerado na terapia nutricional, porque pode levar a uma deficiência principalmente de:
Alternativas
Q2517043 Nutrição
Mulher de 30 anos, internada em hospital para investigação diagnóstica de doença inflamatória intestinal (DII) relata dor abdominal e diarreia sanguinolenta. A avaliação nutricional (AN) da paciente apresenta as seguintes informações: peso atual = 50kg, estatura = 1,60m, IMC = 19,5kg/m2 e história de perda ponderal de 8kg em três meses. Com base na AN, é prescrita dieta de 1.500kcal/dia, 75g de proteína/dia, 19% do VET de lipídios, isenta em lactose e rica em fibras solúveis, com o objetivo de: 
Alternativas
Q2517042 Nutrição
A investigação da causa de diarreia é um fator importante do tratamento, mas existem algumas recomendações nutricionais gerais que podem ser seguidas. Com relação ao tratamento dietético da diarreia, é recomendação nutricional: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: A
5: C
6: A
7: B
8: D
9: D
10: D
11: E
12: B
13: A
14: A
15: A
16: E
17: D
18: A
19: B
20: D