Questões de Concurso Sobre nutrição e doenças gastrointestinais em nutrição

Foram encontradas 314 questões

Q3297638 Nutrição
Quanto à fisiopatologia e o tratamento das doenças do trato gastrointestinal, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3278544 Nutrição
Analisar a sentença.

Na pediatria, a nutrição enteral sempre teve importância. As fórmulas podem ser classificadas conforme a complexidade de nutrientes: as fórmulas extensamente hidrolisadas compostas de nutrientes pré-digeridos, com proteínas hidrolisadas, dificultando o processo absortivo intestinal (1ª parte). As fórmulas oligoméricas são indicadas para pacientes com absorção de nutrientes comprometida devido a diarreia grave e grandes ressecções intestinais, ou pacientes com constipação (2ª parte). As fórmulas de aminoácidos têm sua principal indicação para alergia alimentar grave, especialmente quando há comprometimento nutricional (3ª parte).

A sentença está:
Alternativas
Q3267181 Nutrição
As enzimas digestivas desempenham um papel fundamental na quebra dos macronutrientes presentes nos alimentos, facilitando sua absorção pelo intestino. O funcionamento adequado dessas enzimas pode ser influenciado por diversos fatores, como o pH do ambiente, a presença de cofatores e inibidores, além das condições fisiológicas do indivíduo, como o estado nutricional e a presença de patologias.
Um paciente com diagnóstico de insuficiência pancreática apresenta uma diminuição na produção de enzimas digestivas essenciais, como a lipase, amilase e tripsina. Ele está apresentando alguns sintomas, como dor abdominal, esteatorreia e má absorção de nutrientes.
Considerando o impacto da deficiência dessas enzimas, assinale a opção que melhor descreve as implicações desse quadro para o processo digestivo e as abordagens terapêuticas em nutrição.
Alternativas
Q3267179 Nutrição
A Gastrite consiste na inflamação da mucosa gástrica e pode ser favorecida por medicamentos, como o ácido acetilsalicílico, ingestão de bebidas alcoólicas, fumo e em situações de estresse (queimaduras graves, politrauma etc.), estando associada ao desequilíbrio entre os fatores que agridem e os que protegem a mucosa.
Considerando as recomendações nutricionais da gastrite, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O fracionamento deve ser de 4 a 5 refeições/dia (evitar longos períodos em jejum).
( ) Café do tipo descafeinado não resulta em irritação da mucosa, podendo ser consumido com moderação.
( ) Pimenta vermelha possui capsaicina, substância irritante gastrintestinal, devendo ser evitada.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Nutricionista |
Q3251714 Nutrição
Sabe-se que as doenças inflamatórias intestinais (DII), predominantemente a colite ulcerativa (CU) e a doença de Crohn (DC) são comuns na sociedade moderna.
Nesse contexto, à luz da Diretriz ESPEN sobre Nutrição Clínica na DII, publicada em 2023, é correto afirmar que
Alternativas
Q3217638 Nutrição
Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma prática recomendada para otimizar a reprodução e o desempenho dos ovinos em sistemas de produção para abate? 
Alternativas
Q3217637 Nutrição
No sistema de manejo e criação de bovinos para abate, a escolha das práticas de manejo afeta diretamente o bem-estar animal e a qualidade da carne. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente uma prática recomendada para melhorar o desempenho e a qualidade da carne desses animais?
Alternativas
Q3197937 Nutrição
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, a doença de Crohn (DC) é uma doença inflamatória intestinal de origem desconhecida, caracterizada pelo acometimento segmentar, assimétrico e transmural de qualquer porção do tubo digestivo, da boca ao ânus. Em relação ao tratamento dietoterápico em períodos de remissão, a recomendação para ingestão de fibras é de:
Alternativas
Q3197936 Nutrição
Sr Antônio, 72 anos de idade, é um paciente hospitalar em estágio avançado de insuficiência renal crônica, submetido a sessões regulares de hemodiálise. A principal recomendação feita pela nutricionista relacionada ao consumo de proteínas para paciente em hemodiálise é de:
Alternativas
Q3161554 Nutrição
Pacientes com doença celíaca devem evitar o consumo de: 
Alternativas
Q3273068 Nutrição
As Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) são afecções crônicas cuja etiologia e multifatorial. Compreendem a Retocolite Ulcerativa (RU), Doença de Crohn (DC) e as colites indeterminadas. Acerca da terapia nutricional nas DII, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: VUNESP Órgão: UNIFESP Prova: VUNESP - 2024 - UNIFESP - Nutricionista |
Q3227004 Nutrição

Uma das medidas comportamentais no tratamento da doença do refluxo gastroesofágico é moderar a ingestão de determinados alimentos, na dependência da correlação com sintomas.

Um exemplo desses alimentos é o

Alternativas
Q3192251 Nutrição
Paciente C.R.S., sexo masculino, 35 anos, realizou cirurgia para ressecação de parte do intestino e íleo terminal. Além de uma dieta adequada para a recuperação do paciente, será necessário suplementação de:
Alternativas
Q3190979 Nutrição
Sobre a dietoterapia na esofagite, analise cada enunciado, assinale a alternativa que possui um erro conceitual. 
Alternativas
Q3190975 Nutrição
Vários elementos diminuem a pressão do esfÌncter esofágico inferior (EEI) ou cárdia, exceto: 
Alternativas
Q3174270 Nutrição
Entre os objetivos da dietoterapia para pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), está o de minimizar e/ou corrigir as deficiências nutricionais. Quais dos micronutrientes abaixo são deficientes nos pacientes com DII? 
Alternativas
Q3174256 Nutrição
O controle dos sintomas pode melhorar o aporte de nutrientes, evitando a desnutrição, melhorando a qualidade de vida do paciente e reduzindo a taxa de complicações e as interrupções dos tratamentos. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os sintomas às condutas nutricionais que auxiliam a minimizar seus efeitos e melhorar a ingestão alimentar do paciente.

Coluna 1
1. Anorexia.
2. Náuseas e vômitos.
3. Mucosite.
4. Xerostomia.

Coluna 2
( ) Evitar alimentos ácidos, picantes, excessivamente condimentados, salgados e doces.
( ) Evitar preparações com temperaturas extremas, mas dar preferência aos alimentos gelados.
( ) Dar preferência a pratos coloridos e diversificados, evitando a monotonia alimentar.
( ) Ingerir líquidos junto com as refeições para facilitar a mastigação e a deglutição.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3174250 Nutrição
Analise a sentença abaixo em relação à DC:

A DC é uma desordem autoimune desencadeada pela ingestão do glúten, em pessoas geneticamente suscetíveis (1ª parte). Caracteriza-se por estado crônico de inflamação da mucosa do intestino delgado proximal, a qual pode prejudicar a digestão e a absorção de macro e micronutrientes, além de resultar no aumento de secreção de água e solutos (2ª parte). O tratamento nutricional consiste na adoção, por parte do paciente, de dieta isenta de glúten permanentemente (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Alternativas
Q3174249 Nutrição
A orientação nutricional para a Doença Celíaca (DC) é a retirada de alimentos que contenham glúten. Entre esses alimentos estão trigo e a aveia (pelo risco de estar contaminada), além de: 
Alternativas
Q3168545 Nutrição
O cuidado nutricional em doenças gastrointestinais requer ajustes dietéticos para melhorar a digestão e absorção de nutrientes. Qual dos seguintes alimentos é indicado para pacientes com doença celíaca?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: B
6: A
7: A
8: C
9: D
10: C
11: B
12: C
13: D
14: C
15: D
16: C
17: D
18: E
19: B
20: D