Questões de Concurso
Sobre pré, pró e simbióticos em nutrição
Foram encontradas 40 questões
A fermentação bacteriana adquiriu relevância clínica devido aos seus efeitos metabólicos significativos na fisiologia do intestino grosso. Pesquisas indicam que esse processo, ao favorecer a produção de ___________________, influencia a integridade da mucosa intestinal e a função imunológica.
Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
I. Os alimentos funcionais incluem aqueles que fornecem benefícios à saúde além de sua composição nutricional.
II. Os óleos vegetais ricos em ômega-3 são considerados alimentos funcionais.
III. Os prebióticos são compostos bioativos que promovem o crescimento de bactérias benéficas no trato gastrointestinal.
IV. O consumo de alimentos funcionais é contraindicado para pacientes com doenças metabólicas.
Estão corretas:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
( )Alguns exemplos são bifidobactérias com galactooligossacarídeos, bifidobactérias com frutooligossacarídeos e Lactobacillus com lactitol.
( ) São micro-organismos vivos presentes em alimentos como o iogurte e leites fermentados. Atuam na imunomodulação intestinal evitando a translocação bacteriana, favorecendo a recuperação da permeabilidade intestinal, suprimindo algumas cepas bacterianas e a produção de citocinas como o TNF-α, levando ao aumento da imunoglobulina.
( ) São carboidratos não digeríveis que promovem o crescimento de certas bactérias no cólon, proporcionando benefícios à saúde.
( ) Atuam na proliferação de bactérias benéficas, preservação da mucosa intestinal, manutenção de eletrólitos e fluidos intestinais, defesa contra microorganismos patogênicos, estimulação da imunidade e de certas propriedades nutricionais no trato gastrointestinal.
A sequência CORRETA é:
De acordo com SHILS, SHIKE e ROSS, sobre os prebióticos e probióticos, analisar os itens abaixo:
I. Os prebióticos são componentes digeríveis dos alimentos que afetam beneficamente o hospedeiro, estimulando seletivamente o crescimento e/ou a atividade de uma ou de um número limitado de bactérias no cólon, melhorando, assim, a saúde do hospedeiro.
II. Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades suficientes, conferem beneficio à saúde do hospedeiro.
III. As bactérias produtoras de ácido lático, incluindo lactobacilos e bifidobactérias de origem intestinal humana, são os probióticos mais comumente usados na prática clínica.
Está(ão) CORRETO(S):