Questões de Concurso
Sobre funções da avaliação escolar e a análise dos resultados em pedagogia
Foram encontradas 477 questões
[ ] A avaliação, vista por meio da sua função classificatória, apresenta-se como um instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
[ ] A avaliação, vista por meio da sua função diagnóstica, constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para a autonomia, do crescimento para a competência etc.
[ ] Na prática pedagógica, a transformação da função da avaliação de diagnóstica em classificatória trouxe apenas desvantagens.
[ ] A função classificatória sobrepõe da prática da avaliação aquilo que lhe é constitutivo: a obrigatoriedade da tomada de decisão quanto à ação, quando ela está avaliando uma ação.
(__)A validade refere-se à capacidade da avaliação de medir aquilo a que se propõe, garantindo resultados consistentes.
(__)A equidade na avaliação assegura que os alunos com maiores dificuldades recebam notas ajustadas para evitar desigualdades.
(__)A confiabilidade na avaliação está relacionada à clareza dos critérios e procedimentos adotados.
(__)A transparência na avaliação implica que os critérios utilizados sejam claros e acessíveis aos avaliados.
A sequência está correta em:
A avaliação é parte integrante do currículo nos anos iniciais, sendo fundamental para acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens e ajustar as práticas pedagógicas. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) A avaliação nos anos iniciais deve ser contínua e formativa, priorizando o desenvolvimento integral do aluno.
(__) O currículo deve prever instrumentos avaliativos que considerem apenas o desempenho acadêmico nas disciplinas escolares.
(__) A BNCC estabelece que a avaliação deve ser diagnóstica, formativa e somativa, contribuindo para o processo de aprendizagem.
(__) A avaliação deve ser usada como uma ferramenta punitiva para corrigir comportamentos inadequados dos alunos.
A sequência está correta em:
( ) Avaliações para diagnóstico, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos ajudam a coletar informações para a definição de “ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias”.
( ) Avaliações realizadas pelo Ministério da Educação identificam o nível de proficiência dos estudantes especificamente em interpretação e produção de textos em língua portuguesa e na resolução de problemas de ciências e de matemática.
( ) No caso brasileiro, a avaliação sistêmica tem o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.
( ) Avaliações elaboradas pelos próprios professores da escola para turmas diferentes verificam se o seu trabalho está sendo desenvolvido de acordo com o previsto no projeto pedagógico da escola e garantem a manutenção do padrão de qualidade do ensino exigido pela sociedade e mercado de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta somente a sequência correta de cima para baixo.
I - Com o crescimento da autonomia escolar, vai ganhando importância cada vez maior a avaliação da escola no seu conjunto, feita por ela mesma, na medida em que está buscando se aperfeiçoar; trata-se de uma espécie de autoavaliação da escola.
II – No passado, a avaliação da escola era menos formal e burocrática.
III – O diagnóstico do Projeto Político-Pedagógico corresponde à avaliação institucional.
IV – A avaliação da escola, dentro de um contexto mais recente, apresenta maior efeito formativo do que a implementada no passado.
I - É necessário que os alunos conheçam e se apropriem dos critérios e dos instrumentos que os professores utilizam para avaliá-los. Que possam conhecer desde o princípio o que se quer deles, que sentido tem este objetivo, de que meios de ajuda disporão, que pautas e instrumentos são utilizados para conhecer suas aprendizagens e que critérios avaliativos serão aplicados.
II - Nesse sentido, ganha uma importância crucial a integração de atividades que promovam a autoavaliação dos alunos. É preciso recusar fórmulas em que o controle e a avaliação recaem exclusivamente nos professores, sobretudo em situações e momentos alheios aos processos individuais de aprendizagem.
Nas diretrizes para a organização do trabalho pedagógico do novo ensino médio, identifica-se a necessidade de uma reorganização pedagógica da escola. Acerca dessas diretrizes e da organização semestral do ensino médio em Santa Catarina, julgue o próximo item.
A avaliação dos estudantes no ensino médio deverá ser realizada com foco nos conteúdos aprendidos em cada componente curricular, sendo, portanto, uma avaliação conteudista.
I. A recuperação de estudos deve ser organizada de forma permanente e concomitante ao processo de ensino-aprendizagem, sendo obrigatória para todos os estudantes, independentemente de estarem com rendimento acima ou abaixo da média.
II. A recuperação consiste na aplicação de uma nova avaliação, sendo facultativa a retomada dos conteúdos previamente trabalhados.
III. A reavaliação na recuperação de estudos deve substituir a nota anteriormente obtida, sempre considerando o maior valor, pois reflete o melhor momento do estudante em relação à aprendizagem.
IV. É vedada a realização da recuperação de estudos exclusivamente por meio da recuperação de provas escritas, exigindo-se o uso de procedimentos metodológicos diversificados e alinhados às necessidades do estudante.
Está correto o que se afirma apenas em
Tabela hipotética: distribuição do rendimento escolar por série (9º ano do Ensino Fundamental)
Com base nos dados apresentados e, ainda, considerando os objetivos do replanejamento pedagógico apoiado pelo BI Aprendizagem, analise as afirmativas a seguir.
I. O aumento no percentual de aprovados de 2022 para 2023 demonstra que as estratégias pedagógicas foram eficazes e que não há necessidade de novas intervenções, apesar do aumento do abandono escolar.
II. A redução nas taxas de reprovação sugere avanços no acompanhamento pedagógico, mas o aumento no abandono escolar aponta para a necessidade de ações complementares voltadas ao engajamento e à permanência dos estudantes.
III. O abandono escolar em 2023 evidencia que o principal fator de dificuldade no rendimento é a falta de replanejamento focado em recuperação paralela e reforço escolar.
IV. Apesar do aumento na taxa de aprovação, a elevação do abandono escolar indica um desafio em garantir não apenas a permanência dos alunos, mas também estratégias de recuperação e acolhimento para evitar que dificuldades de aprendizagem resultem em evasão.
V. O BI Aprendizagem deve ser utilizado prioritariamente para reavaliar os critérios de avaliação e reprovação, pois as altas taxas de reprovação são o principal motivo do abandono escolar.
Está correto o que se afirma em
I. ao avaliar diferentes etapas do ensino fundamental, permite um acompanhamento longitudinal do desenvolvimento dos estudantes, fornecendo dados para a tomada de decisões mais precisas, alinhadas com os descritores de desempenho da BNCC.
II. contribui para a formação de leitores críticos e autônomos, em consonância com as competências gerais da BNCC, com a inclusão de itens de resposta construída na avaliação de língua portuguesa para o 2º ano, além de avaliar habilidades mais complexas.
III. potencializa a possibilidade de monitorar o avanço da alfabetização no estado, com a adesão do Paraná ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, identificando as áreas que necessitam de maior apoio e informando a elaboração de políticas públicas mais eficazes, como aquelas que promovem a formação continuada de professores.
IV. embora seja uma ferramenta importante para a avaliação da aprendizagem, sua concentração em língua portuguesa e matemática limita a compreensão sobre o desenvolvimento integral dos estudantes, uma vez que a BNCC preconiza o desenvolvimento de competências em todas as áreas do conhecimento.
Está correto o que se afirma em
![Captura_de tela 2025-01-02 141120.png (537×166)](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/125176/Captura_de%20tela%202025-01-02%20141120.png)
I. Os dados do IDEB de Anos Iniciais do Ensino Fundamental mostram que, em 2023, o Brasil voltou ao resultado atingido em 2019, de 5,7. Este resultado estável é decorrente de um avanço no indicador de rendimento, de 0,94 para 0,97, e uma queda no indicador de fluxo, de 6,02 para 5,91.
II. A análise da tabela revela que, apesar dos desafios enfrentados, o sistema educacional brasileiro e paranaense tem apresentado avanços no que diz respeito ao fluxo escolar. No entanto, a queda no componente de aprendizagem é um sinal de alerta e exige a implementação de medidas para melhorar o desempenho dos estudantes nas avaliações.
III. O componente de aprendizagem, que mede o desempenho dos estudantes nas avaliações do SAEB, apresentou uma leve queda tanto no Brasil quanto no Paraná entre 2019 e 2023. Essa redução pode indicar um desafio em manter os avanços obtidos em anos anteriores ou a influência de fatores externos, como a pandemia da COVID-19, que impactou o processo de ensino e aprendizagem.
IV. O componente de fluxo, que mede as taxas de aprovação, apresentou uma leve melhora tanto no Brasil quanto no Paraná. Isso sugere que houve um aumento na retenção dos estudantes e na progressão regular ao longo das séries.
V. O IDEB, que combina os componentes de aprendizagem e fluxo, manteve-se praticamente estável tanto no Brasil quanto no Paraná entre 2019 e 2023. Essa estabilidade indica que os avanços no fluxo escolar compensaram a leve queda no desempenho nas avaliações.
Está correto o que se afirma em
(Cadernos de Formação em Ação, Anexo 2 – SEED/Paraná, s/d.)
Assinale a afirmativa correta sobre o sentido e a finalidade da avaliação formativa de acordo com a SEED/Paraná.
Acerca dos níveis de avaliação de ações de capacitação, julgue o próximo item.
A avaliação somativa tem capacidade de informar, situar e classificar os estudantes, e coloca em evidência a perspectiva de conclusão, uma vez que ocorre no final de um processo educativo.