Questões de Concurso
Sobre o ensino e a participação discente no contexto universitário em pedagogia
Foram encontradas 56 questões
I Garantir que os componentes dos pequenos grupos conheçam a estrutura da atividade que será realizada pelo grupo e a posição ocupada por eles nessa atividade.
II Verificar se os intercâmbios necessários entre os membros do grupo são realizados no seio da equipe, evitando rotação de função na resolução de diferentes atividades dentro do grupo.
III Disponibilizar, para os grupos, instrumentos auxiliares para a atividade e evitar fornecer critérios de qualidade desejada dos produtos da atividade a ser realizada, por ser ela não intencional.
IV Responder, preferentemente, aos pedidos originados em uma decisão do grupo, desde que neste não tenham sido resolvidos de forma racional.
As propostas da professora coerentes com suas funções, nas atividades colaborativas dos estudantes, na sala de aula, estão nos itens
I A metacognição se desenvolve quando o estudante, de forma consciente, consegue regular os processos pelos quais aprende os conteúdos da atividade profissional.
II Ser capaz de argumentar ou justificar, de forma escrita ou oral, nos processos de solução das tarefas de aprendizagem da futura profissão, a partir do conhecimento de um modelo da atividade, contribui para a metacognição dos estudantes.
III Para desenvolver a atitude crítica dos estudantes, é necessário que eles participem de atividades capazes de promover a mudança dos modos de pensar, geralmente fundamentados em conhecimentos e procedimentos conhecidos.
IV Quando os estudantes elaboram conhecimentos científicos baseados no pensamento racional convergente e coerente ao da lógica formal, sua criatividade é favorecida.
Das afirmações, estão corretas
Uma professora da UFRN se propõe a desenvolver atividades baseadas na metodologia da sala de Aula Invertida. Para tal, apresenta quatro ideias que avalia serem necessárias considerar nesse processo, explicitadas nos itens abaixo.
I O acesso à teoria/conteúdo é oferecido ao estudante fora da sala de aula e, posteriormente, no espaço da turma, quando são realizadas atividades de ordem prática para a consolidação do conhecimento, por meio da execução de atividades, como: resolução de problemas, desenvolvimento de projetos, discussão em grupos, experiências em laboratórios, dentre outras ações.
II A estratégia tem como princípio uma educação personalizada, em que estudantes aprendem no espaço e tempo de sua escolha, podendo rever o conteúdo quantas vezes lhe for conveniente, aproveitando, dessa forma, o tempo de aula com o objetivo de potencializar o aprendizado.
III Na sala de aula invertida, os conteúdos teóricos são aprendidos por tentativa e erro na solução de situações-problema próprias da atividade profissional.
IV Na sala de aula invertida, a avaliação da aprendizagem objetiva determinar os níveis de domínio procedimental de uma habilidade desenvolvida ao final da aula.
As ideias da professora, coerentes com a metodologia da Sala de Aula Invertida, estão nos itens
Na Educação Superior, o processo de ensino e aprendizagem deve ser compreendido como uma prática (1) que valoriza a interação entre docentes e discentes, promovendo o desenvolvimento de competências que vão além da mera memorização de conteúdos.
A formação profissional na Educação Superior requer o desenvolvimento de habilidades (2), como pensamento crítico e autonomia intelectual, que são fundamentais para a atuação no mercado de trabalho.
Além disso, o ensino superior deve buscar a integração (3) dos conhecimentos, incentivando uma formação que contemple aspectos éticos, culturais e sociais, a fim de formar profissionais (4) à realidade contemporânea e às demandas da sociedade.
A sequência está CORRETA em:
I. O insucesso acadêmico é um fenômeno multivariável, determinado pelas condições econômicas dos estudantes e por seus hábitos de estudo.
II. A adaptação dos estudantes à cultura universitária, durante o primeiro ano, é um fator que influencia fortemente no insucesso acadêmico deles.
III. O sucesso acadêmico é uma condição objetiva da vida dos estudantes, determinada pelo desempenho acadêmico.
IV. A organização da instituição é um fator que influencia no sucesso acadêmico dos estudantes.
Das afirmações, estão corretas
Com base nessa premissa, qual dos princípios norteadores a seguir NÃO deve ser levado em consideração pelo professor do Ensino Superior no planejamento e execução de suas aulas?
I. O estágio docência realizado pelos estudantes de pós-graduação stricto sensu que são bolsistas da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem como objetivo prepará-los para a profissão.
II. A preparação para o exercício do magistério superior, de acordo com a legislação em vigor, se dá em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.
III. Conforme o Conselho Nacional de Educação, os cursos destinados à qualificação de docentes para o magistério superior do Sistema Federal de Ensino devem privilegiar, em sua carga horária, o enfoque pedagógico em detrimento dos conteúdos específicos da área dos cursos.
A respeito da formação de professores para o ensino superior, estão corretas as afirmativas
Observe os itens a seguir, relacionados à Gestão Pedagógica no Ensino Superior:
I. As transformações vividas no mundo econômico nas últimas décadas trazem à tona a importância do debate em torno da gestão didático-pedagógica, pois o papel fundamental da academia é formar mão de obra especializada para acompanhar a evolução dos setores produtivos e ajudar a alavancar a economia de mercado;
lI. Apesar de não ser o seu objetivo principal, a universidade vem, através dos tempos, enfrentando a necessidade de adequar-se para responder aos desafios das diferentes épocas, valorizando, em cada momento, determinadas áreas do conhecimento e modos de conhecer;
IlI. Mesmo com os desafios que se colocam à frente do processo de gestão didático-pedagógica, é notório, entre os docentes e pessoal técnico administrativo, o clima de satisfação, segurança e motivação, estado conhecido como bem estar docente.
Está INCORRETO o que se afirma em:
Considere as afirmativas relacionadas ao Planejamento Participativo apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) O saber deixa de ser encarado como propriedade de especialista, passando a valorizar o poder coletivo local.
(__) A participação deve ser enfocada em três níveis: institucional, que remete à elaboração do planejamento; a individual que se dirige ao grau de envolvimento da pessoa, possibilitando o resgate da condição de sujeito por parte do educador; e a coletiva, relativa à organização dos sujeitos que pode favorecer um conjunto de forças que atue na mesma direção.
(__) O sujeito da reflexão não é o sujeito da decisão, mas da ação e do usufruto.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
(Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/. Adaptado.)
Acerca do exposto, o ensino será ministrado em conformidade com Art. 206 da CF, com base nos seguintes princípios, EXCETO:
I. tradicional ou prático artesanal
II. técnico ou academicista
III. hermenêutica ou reflexiva
( ) Nesse enfoque, o professor é treinado para adquirir habilidades comportamentais e técnicas, não necessariamente conhecimento científico profundo. O foco é nas rotinas práticas derivadas do conhecimento, com investimento na formação técnica. Esse contexto levou ao desenvolvimento do saber didático, que envolve o domínio de técnicas, recursos e estratégias para implementar o ensino.
( ) O ensino é uma atividade complexa contextualizada, com resultados imprevisíveis e conflituosa o que requer opções éticas e políticas. O professor deve ser um intelectual criativo, combinando saberes e experiência para enfrentar ambiguidades nas aulas e no ambiente complexo. O conhecimento do professor inclui experiência sensível e investigação teórica, emergindo da prática reflexiva e legitimando-se em projetos experimentais e democráticos na construção institucional.
( ) O ensino tem como propósito transmitir conhecimentos ligados a habilidades práticas, costumes e valores. O "modelo professor artesão" enfatiza a transmissão geracional de práticas, valorizando a formação na prática institucional. Considera a docência como inata um dom.
Alternativas: