Questões de Pedagogia - O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira: Desafios e Avanços para Concurso
Foram encontradas 113 questões
[...]
A década de 1980 foi de crise econômica e de transição política que culminou com uma nova Constituição em 1988 e, logo no início da década seguinte, a eleição direta para presidente. No período, tanto o setor público quanto o privado foram atingidos pela estagnação no ensino superior, porém, os reflexos da crise econômica causaram maior efeito no setor privado.
[...]
SANTOS, A. P.; CERQUEIRA, E. A. Ensino superior: trajetória histórica e políticas recentes. IX
Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 25-27 nov. 2009.
p.6. Disponível em:
<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/35836/Ensino%20Superior%20trajetoria%20hi
storica%20e%20politicas%20recentes.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 set. 2016.
Na década de 80, uma das principais mudanças no ensino superior foi a
A Lei Brasileira de Inclusão (Lei Federal nº 13.146/2015) sintetizou na legislação brasileira o denominado modelo social de deficiência, confirmando os princípios já elencados na legislação nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Considerando o que dispõe esta legislação no concernente ao acesso à Educação Superior, devem ser adotadas as seguintes medidas:
1. Adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.
2. Dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, mediante prévia solicitação e comprovação da necessidade.
3. Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES).
4. Atendimento exclusivo, em espaço físico adaptado e separado, para garantir o respeito às necessidades específicas do candidato com deficiência.
Estão corretos os itens:
Sobre a Lei Federal nº 12.711/2012, que regulamenta as cotas na Educação Superior pública, é correto afirmar:
Segundo Viana e Silva (2017), “[...] A educação superior no Brasil conta ainda hoje com um número significativo de profissionais que não cursaram licenciatura e nos cursos de pós-graduação cursaram, às vezes, apenas uma disciplina de Didática do Ensino Superior ou outra equivalente como Metodologia ou Docência do Ensino Superior” (p. 72). Por outro lado, é importante ressaltar, que o processo de formação não está restrito à titulação de mestre ou doutor.
Nesse sentido, percebe-se que a formação do professor universitário:
Segundo o Documento Orientador do Programa INCLUIR (SECADI/SESu–2013), “a educação brasileira vive um intenso processo de transformação, motivado pela concepção da educação inclusiva, compreendido, muito além do acesso efetivado por meio da matrícula”. Desta forma, dentre os recursos e serviços de acessibilidade disponibilizados pelas IES, destacam-se: