Questões de Concurso
Sobre o ensino superior na contemporaneidade brasileira: desafios e avanços em pedagogia
Foram encontradas 120 questões
A pesquisa de Silva et al. (2022) sugere que a evasão no ensino superior público está ligada a fatores socioeconômicos, como a insuficiência de recursos financeiros, e também a questões relacionadas ao apoio institucional, como a falta de acompanhamento adequado aos estudantes em dificuldades. A pesquisa aponta que políticas de permanência, como bolsas de estudo e acompanhamento psicológico, são fundamentais para reduzir a evasão.
Com base nas informações acima, assinale a alternativa que melhor descreve as conclusões da pesquisa.
Com relação à avaliação dos cursos de graduação, julgue o próximo item.
O respeito à diversidade e à especificidade das diferentes organizações acadêmicas deve ser garantido na avaliação das instituições de educação superior (IES), a qual deve contemplar, ainda, no caso das universidades, pontuação específica pela existência de programas de pós-graduação atribuída pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Com relação à avaliação dos cursos de graduação, julgue o próximo item.
Como resultado da avaliação dos cursos de graduação, são atribuídos conceitos ordenados em uma escala com 7 níveis, considerando-se apenas o conjunto das dimensões avaliadas.
À luz da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue os itens seguintes.
Além dos cursos e programas de extensão, de pós-graduação e de graduação, a educação superior também abrange cursos sequenciais por campo de saber, os quais se destinam àqueles que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
À luz da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), julgue os itens seguintes.
Uma das finalidades da educação superior é sua aproximação com a educação básica, e, para isso, a educação superior deve atuar na formação e capacitação de profissionais, na realização de pesquisas pedagógicas e no desenvolvimento de atividades de extensão, buscando-se, com isso, contribuir com a universalização e o aprimoramento da educação básica.
I. O histórico da assistência estudantil vincula-se à história da assistência social e ao reconhecimento desta como parte da política social, o que ocorreu somente com a promulgação da Constituição de 1988. II. Esse reconhecimento se opôs à concepção de que os que são atendidos pela assistência social seriam marginais ou carentes, passando a assumir que suas dificuldades são resultado da estrutura social e não de características pessoais. III. Entende-se, com base no texto Constitucional, que a Educação e a assistência social são direitos, buscando romper com a visão assistencialista e clientelista vigente.
Assinale
Leia o texto a seguir.
O estágio supervisionado é entendido como um período em que o aluno/estagiário irá aprender elementos constitutivos de uma determinada profissão, observando que nos cursos de formação de professores, essa prática profissional deveria proporcionar conhecimentos para a atuação na educação básica. (...) Embora tenha havido esforços para favorecer uma maior articulação entre universidade e escola, visando uma parceria efetiva, os trabalhos concretizados são bastante escassos. Ainda que a produção das pesquisas sobre o assunto seja numerosa e bastante significativa, o que tem sido constatado na prática, com algumas exceções, é um distanciamento entre a formação de professores e a escola.
VENDOVATTO, D.; BORGES, C. A parceria entre universidade e escola no estágio supervisionado: a experiência em Quebec. In: Rev. Educação: teoria e prática, v. 31, n. 64, São Paulo, SP, 2021, p. 06.
Nos resultados da pesquisa acima, constata-se que o distanciamento entre escola e instituições formadoras de professores, no Brasil, se produz principalmente
(Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/. Adaptado.)
Acerca do exposto, o ensino será ministrado em conformidade com Art. 206 da CF, com base nos seguintes princípios, EXCETO:
I A transição do ensino médio para a universidade é um processo de continuidade de identidades, sendo a experiência de adaptação a esse nível anterior uma variável significativa nos estudos sobre sucesso acadêmico universitário.
II O sucesso acadêmico não deve ser medido apenas pelas classificações ou notas do rendimento escolar do estudante, mas, sobretudo, pelo desenvolvimento de capacidades e habilidades cognitivas que mostram o desempenho destes na instituição.
III O sucesso acadêmico não é apenas o sucesso escolar ou educativo, mas também o sucesso pessoal, social e comunitário que o estudante universitário deverá atingir durante sua vida no interior da academia.
IV A transição do ensino médio para a universidade é um processo de reconfiguração de identidades, sendo uma variável significativa nos estudos sobre sucesso acadêmico universitário.
Das afirmações, estão corretas
I As disciplinas a distância seguem uma caracterização diferenciada das disciplinas presenciais, exceto quanto às exigências de horário fixo e de presença obrigatória do professor e dos estudantes às aulas.
II Quando a oferta de uma disciplina presencial se utilizar das modalidades presencial e a distância, até o máximo de 25% da carga horária pode ser ministrada e contabilizada por meio de atividades a distância ou outras formas não presenciais de ensino.
III A criação de uma disciplina é proposta a um departamento ou unidade acadêmica especializada, por solicitação do colegiado do curso.
IV Só podem ser cadastrados como disciplinas presenciais os componentes curriculares em que sejam oferecidas aulas semanais em horário fixo, ao longo de todo o período letivo e em local pré-determinado, com presença obrigatória do professor e dos estudantes às aulas
As afirmações NÃO coerentes com o regulamento dos cursos de graduação estão nos itens
As discussões sobre tais cursos tinham como um dos seus temas centrais as relações entre ensino e pesquisa na formação e na prática de professores. Dessas discussões, emergiram nos anos 1990 diversas ações voltadas para os professores.
Assinale a opção que apresenta as expressões empregadas nas discussões e nas ações para nomear o tipo de professor que se pretendia formar.
I. As universidades têm como função o ensino, a pesquisa e a extensão e devem ter um terço dos professores com título de mestre ou doutor e um terço trabalhando em dedicação exclusiva.
II. Os centros universitários se caracterizam pela oferta qualificada do ensino, não precisando manter atividades de pesquisa e gozando de autonomia para criar cursos ou vagas.
III. As IES não universitárias compreendem as faculdades e os centros e institutos tecnológicos, voltadas basicamente às atividades de ensino, não gozando de autonomia, e dependem do Conselho Nacional de Educação (CNE) para aprovação de novos cursos e novas vagas.
verifica-se que está/ão correta/s
(Haddad;DI Pierro, 2000)
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna é: