Questões de Concurso
Comentadas sobre teorias e práticas para o ensino de história em pedagogia
Foram encontradas 672 questões
A busca de autonomia também exige reconhecimento das bases da epistemologia da História, a saber: a natureza compartilhada do ______ e do ___________ o, o conceito de ________ em seus diferentes ritmos e durações, a concepção de documento como suporte das relações sociais, as várias linguagens por meio das quais o ser humano se apropria do mundo.
Marque a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas:
De acordo com o PCN ao final do terceiro ciclo, depois de terem vivenciado inúmeras situações de aprendizagem, os alunos dominam conteúdos. Para avaliar tais conteúdos, destacam-se de modo amplo os seguintes critérios:
Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Reconhecer relações entre a sociedade, a cultura e a natureza, no presente e no passado.
( ) Dimensionar, em diferentes temporalidades, as relações entre a sociedade, a cultura e a natureza.
( ) Reconhecer a diversidade de documentos históricos.
( ) Reconhecer laços de identidade e/ou diferenças entre relações de trabalho do presente e do passado.
Marque a sequência CORRETA:
As Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias apontam conceitos estruturantes do ensino de História, bem como a articulação entre o conceito e as habilidades decorrentes da prática do conhecimento histórico. Em relação ao conceito cidadania, as habilidades para o trabalho com a história são:
Marque a alternativa que NÃO corresponde há uma dessas habilidades:
Leopold von Ranke autor muitíssimo famoso é um dos "pais fundadores" da historiografia científica, no século 19. Foi um autor prolífero, pois até no leito de morte ainda ditava sua última obra. Foi um dos primeiros professores universitários de história e um dos responsáveis pela profissionalização do ofício de historiógrafo na Alemanha. Ranke é classificado de modo diversificado pelos seus comentadores ou intérpretes.
Na Escola Metódica, Ranke propõem:
Coloque V para verdadeiro e F para falso:
( ) O ensino de História deve se apoiar apenas em fontes escritas, desconsiderando outros tipos de documentos.
( ) Fontes de diferentes naturezas, como música, mobiliário e instrumentos de trabalho, são essenciais para compreender as relações sociais e o tempo-espaço.
( ) Os registros deixados pelos indivíduos podem refletir as formas de produção, consumo e circulação de objetos e saberes.
( ) O objeto histórico deve ser visto como um exercício de memória, focado na preservação do conhecimento fixo e imutável.
( ) O ensino de História deve abordar as permanências e transformações entre diferentes épocas, incentivando a reflexão sobre a história e suas mudanças.
Marque a sequência CORRETA:
I. Os eixos temáticos e subtemas que deles derivam procuram dar conta de duas grandes questões históricas tão clássicas quanto atuais. A primeira refere-se aos contatos culturais, inter-relações e confrontos entre grupos, classes, povos, culturas e nações.
II. As lutas sociais de grupos e de classes, que reivindicam respeito às diferenças e igualdades, e as lutas de culturas e de etnias na defesa de seus territórios e de suas identidades são problemas cruciais do mundo de hoje.
III. A segunda questão refere-se às grandes transformações políticas e tecnológicas atuais, que têm modificado as relações de trabalho, às relações internacionais e marcado profundamente o modo de vida das populações.
IV. Este tema de estudo remete para questões atuais e históricas, favorecendo a percepção de transformações na relação dos homens entre si, com a natureza e com as formas de apreensão da realidade e do tempo.
Marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa que NÃO é um dos objetivos para o ensino de história:
( ) Pela identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente (África, Europa e América, especialmente o Brasil), ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.
( ) Pelo desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos selecionem, compreendam e reflitam sobre os significados da produção, circulação e utilização de documentos.
( ) Pelo reconhecimento e pela interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
II. Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção geográfica.
III. Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de modo crítico, ético e responsável, compreendendo seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
IV. Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
Marque a alternativa CORRETA:
I.Partir dos contextos e das peculiaridades de cada comunidade escolar para que o envolvimento e o significado da aprendizagem sejam mais efetivos.
II.O processo de apreensão do conhecimento deve primar para o desenvolvimento conceitual e para a resolução de situações-problema e não se ater à mera transmissão de informações.
III.Possibilitamos aos estudantes que, a partir de suas vivências, percebam-se constituídos pela relação com o outro, em um tempo e em um lugar.
É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a história e a geografia no ensino fundamental.
I – A organização dos conteúdos deve obedecer o princípio da linearidade.
II – É preciso que os conteúdos sejam analisados e abordados de modo a formarem uma rede de significados.
III - Um desenho curricular pode ser, portanto, composto de uma pluralidade de pontos, ligados entre si por uma pluralidade de ramificações ou caminhos, em que nenhum ponto (ou caminho) é privilegiado em relação a um outro, nem subordinado, de forma única, a qualquer um.