Questões de Concurso
Sobre psicopatologia do trabalho em psicologia
Foram encontradas 343 questões
Esses sintomas conjugados podem ser indicativos de
As pesquisas em Psicopatologia do trabalho têm como desafio para o psicólogo o estabelecimento dos critérios que relacionam os transtornos mentais e os aspectos organizacionais do trabalho.
Nesse contexto, a investigação sobre o padrão de consumo de álcool deve ser incluída na avaliação psicológica sob a justificativa de que
No caso dos transtornos mentais e comportamentais decorrentes do uso de álcool, assinale a opção que apresenta um fator de risco.
Em relação a esse tema, considere os objetivos a seguir.
I- Informar sobre a adoção de práticas e estilos de vida saudáveis.
II- Orientar sobre planejamento financeiro a médio e longo prazo.
III- Oportunizar a reflexão sobre aspectos positivos e negativos da aposentadoria.
É um(são) objetivo(s) importante(s) a ser(em) atendido(s) em um PPA:
Considerem-se os seguintes fatores:
I. modalidades de pagamento e contratação como a terceirização, a pejotização e o trabalho intermitente;
II. aplicação da ergonomia nas condições do ambiente de trabalho, como temperatura, ruído, iluminação, ventilação;
III. relações sociais no trabalho caracterizadas por baixa coesão grupal e deficiência nas formas de comunicação.
São fatores de risco psicossociais:
Lúcio trabalha na seção burocrática de uma organização cujo volume de trabalho é reconhecidamente excessivo e onde há alto nível de exigência com relação à produtividade, ao mesmo tempo em que não há a cultura do diálogo entre funcionários e administração. Lúcio executa tarefas que envolvem unicamente digitação, cálculo e conferência. Há algum tempo, ele apresentou dores nos membros superiores que foram diagnosticados como tendinite e, a seguir, foram diagnosticadas bursite e tenossinovite. Atualmente, queixa-se de dormência nos dedos e dores constantes nas articulações, que chegam a impedir seu trabalho, o que tem resultado em licenças médicas. O médico do trabalho concluiu que está alterado o sistema modulador da dor de Lúcio e que o paciente apresenta apatia, tristeza e desinteresse generalizado.
Considerando essa situação hipotética, verifica-se que Lúcio apresenta
Um funcionário público procurou assistência psicológica por indicação médica, com queixas de dores estomacais, insônia, inapetência e irritabilidade. Ao proceder a formulação do caso, o psicólogo fez a análise funcional das respostas indesejáveis e concluiu que essas respostas eram controladas pelo contexto de trabalho, em que o funcionário avaliava suas tarefas como excessivas em termos de quantidade e de complexidade; recebia críticas severas de seu superior por qualquer tipo de falha; e, com freqüência, era humilhado por ele na frente de terceiros.
Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.
Um funcionário, que vem apresentando baixa produtividade no trabalho foi encaminhado para o psicólogo da empresa. Este percebe que o funcionário apresenta sinais de depressão reativa, relacionada a certas dificuldades na vida familiar e profissional, destacando-se o sentimento de estar sendo muito cobrado no trabalho, sem o devido reconhecimento. O funcionário mostra que o trabalho representa ainda uma forma significativa de apoio num momento de crise pessoal, temendo, acima de tudo, ser demitido. Ao redigir o laudo, o psicólogo apresentou as seguintes possibilidades:
I- destacou os aspectos positivos observados no funcionário nos testes e na entrevista, de modo a justificar a viabilidade da sua permanência na atual função, enfatizando que um maior destaque ao seu desempenho poderia ajudá-lo a superar dificuldades pessoais e melhorar sua produtividade;
II- comunicou de modo confidencial ao superior do funcionário que este se encontrava em situação de estresse e precisava ser encaminhado para um atendimento psicológico;
III- recomendou o afastamento temporário do funcionário para tratamento de saúde.
Assinale a alternativa correta:
Sobre o pensamento do psicanalista francês Christophe Dejours, que vem estudando as relações entre saúde e trabalho há cerca de três décadas, é correto afirmar:
Sobre os fatores estressores no trabalho, avalie as afirmativas a seguir:
I- a galactorréia é um sintoma passível de ocorrer em mulheres submetidas a situações de estresse;
II- a Síndrome Geral de Adaptação de Selye é constituída pelas fases de alarme e esgotamento, a partir de que vão se observar doenças como úlcera péptica ou hipertensão;
III- a tricotilomania é uma doença que aparece em situações de alto estresse, sendo mais comum em indivíduos adultos do sexo masculino;
IV- dentro de uma concepção psicossomática clássica, em situações de estresse, pacientes asmáticos atualizam conflitos originados por um padrão de relação mãe-bebê ausente.
Nos últimos anos, vêm se multiplicando estudos sobre a síndrome de burnout, que atinge muitos profissionais e tem graves conseqüências sobre seu desempenho. A partir do fragmento acima, avalie as afirmativas a seguir:
I- na maioria dos casos, a síndrome de burnout se instala de forma aguda;
II- estudos recentes mostram que a síndrome de burnout é mais comum em profissionais que não têm a possibilidade de contatos interpessoais no trabalho;
III- para Maslach & Jackson, a síndrome de burnout supõe sintomas específicos e compreende dois fatores: a exaustão emocional e sentimento de baixa realização profissional;
IV- o MBI é um instrumento que permite a avaliação da síndrome de burnout em diferentes categorias profissionais.
Assinale a alternativa correta:
Assinale a opção correta, com relação às fontes de estresse profissional responsáveis pelo adoecimento do trabalhador.
C. Dejours reúne em quatro categorias as patologias do trabalho mais preocupantes, atualmente. Assinale a opção correta, com respeito a essas patologias.
Leia atentamente as três proposições abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta.
I - A psicopatologia do trabalho tem como objeto de estudo a observação e a descrição das doenças mentais do trabalho.
II - Condições de trabalho adversas tendem a afetar mais o corpo, enquanto a organização do trabalho afeta mais o funcionamento psíquico.
III - A metododologia da psicopatologia do trabalho exige que a investigação focalize a organização do trabalho prescrita.
A opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), funcionários dependentes de drogas têm três vezes mais chances de tirar licenças médicas e cinco vezes mais probabilidades de sofrer acidentes de trabalho. As autoras da “Série Saúde Mental e Trabalho, sugerem algumas estratégias para combater o uso de drogas no trabalho.
I - Na prevenção primária, oferecem-se atividades psicoterápicas individuais e grupais.
II - Na prevenção secundária, faz-se treinamento de chefias para a detecção precoce de situações de risco e para maior particularização, dentro dos setores, da discussão de temas, como: o que são drogas, seus efeitos, as diferenças entre o uso, abuso e dependência, diferença do ponto de vista farmacológico e legal, as principais substâncias utilizadas e possibilidades de tratamento.
III - Na prevenção terciária, é recomendada a terapia grupal-focal, breve, psicoterapia analítica de grupo, familiar e de casal.
A opção que apresenta a(s) afirmativa (s) correta (s) é