Questões de Concurso Sobre psicopatologia do trabalho em psicologia

Foram encontradas 343 questões

Q3106256 Psicologia
Uma professora universitária relata sentir-se constantemente desmotivada em seu ambiente de trabalho, o que acaba atrapalhando suas atividades laborativas, refere também dificuldades para pegar no sono, com agitação ao deitar-se e conflitos familiares frequentes. Qual das seguintes alternativas melhor descreve a evolução dos sintomas da Síndrome de Burnout? 
Alternativas
Q3104860 Psicologia
No setor público, em que o objetivo é atender às necessidades da sociedade, é fundamental contar com servidores públicos motivados e satisfeitos, que demonstrem comprometimento e engajamento no trabalho. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir. 
O construto relativo às avaliações autorreferentes mede os níveis de satisfação e desempenho do indivíduo no trabalho e é composto por traços como autoeficácia generalizada, autoestima, neuroticismo e lócus de controle. 
Alternativas
Q3055827 Psicologia
Ana Maria trabalha há 10 anos como chefe de departamento da empresa X. Há aproximadamente dez meses vem acumulando tarefas diante da redução de sua equipe de trabalho. Recentemente, ela passou a apresentar sintomas físicos e emocionais, como cansaço físico e mental constante, enxaqueca, alterações de humor, pessimismo e apatia.
Esses sintomas conjugados podem ser indicativos de
Alternativas
Q3054336 Psicologia
Sobre saúde mental no trabalho, assinale o item correto. 
Alternativas
Q3052306 Psicologia

As pesquisas em Psicopatologia do trabalho têm como desafio para o psicólogo o estabelecimento dos critérios que relacionam os transtornos mentais e os aspectos organizacionais do trabalho.


Nesse contexto, a investigação sobre o padrão de consumo de álcool deve ser incluída na avaliação psicológica sob a justificativa de que

Alternativas
Q3047824 Psicologia
A portaria do Ministério da Saúde que atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho, reconhece agentes e fatores de risco psicossociais que respondem por doenças relacionadas ao trabalho.
No caso dos transtornos mentais e comportamentais decorrentes do uso de álcool, assinale a opção que apresenta um fator de risco.
Alternativas
Q3035221 Psicologia
Entendendo que a chegada da aposentadoria possa se revelar um momento gerador de ansiedade, várias empresas estão desenvolvendo Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPA).
Em relação a esse tema, considere os objetivos a seguir.

I- Informar sobre a adoção de práticas e estilos de vida saudáveis.
II- Orientar sobre planejamento financeiro a médio e longo prazo.
III- Oportunizar a reflexão sobre aspectos positivos e negativos da aposentadoria.


É um(são) objetivo(s) importante(s) a ser(em) atendido(s) em um PPA:
Alternativas
Q3035202 Psicologia
No final de 2023, entrou em vigor a portaria do Ministério da Saúde que atualiza a lista de doenças relacionadas ao trabalho no país, publicada originalmente em 1999. A portaria reconhece agentes e fatores de risco psicossociais no trabalho que respondem por doenças relacionadas ao trabalho.
Considerem-se os seguintes fatores:

I. modalidades de pagamento e contratação como a terceirização, a pejotização e o trabalho intermitente;

II. aplicação da ergonomia nas condições do ambiente de trabalho, como temperatura, ruído, iluminação, ventilação;

III. relações sociais no trabalho caracterizadas por baixa coesão grupal e deficiência nas formas de comunicação.


São fatores de risco psicossociais: 
Alternativas
Q2933199 Psicologia

Lúcio trabalha na seção burocrática de uma organização cujo volume de trabalho é reconhecidamente excessivo e onde há alto nível de exigência com relação à produtividade, ao mesmo tempo em que não há a cultura do diálogo entre funcionários e administração. Lúcio executa tarefas que envolvem unicamente digitação, cálculo e conferência. Há algum tempo, ele apresentou dores nos membros superiores que foram diagnosticados como tendinite e, a seguir, foram diagnosticadas bursite e tenossinovite. Atualmente, queixa-se de dormência nos dedos e dores constantes nas articulações, que chegam a impedir seu trabalho, o que tem resultado em licenças médicas. O médico do trabalho concluiu que está alterado o sistema modulador da dor de Lúcio e que o paciente apresenta apatia, tristeza e desinteresse generalizado.

Considerando essa situação hipotética, verifica-se que Lúcio apresenta

Alternativas
Q2933191 Psicologia

Um funcionário público procurou assistência psicológica por indicação médica, com queixas de dores estomacais, insônia, inapetência e irritabilidade. Ao proceder a formulação do caso, o psicólogo fez a análise funcional das respostas indesejáveis e concluiu que essas respostas eram controladas pelo contexto de trabalho, em que o funcionário avaliava suas tarefas como excessivas em termos de quantidade e de complexidade; recebia críticas severas de seu superior por qualquer tipo de falha; e, com freqüência, era humilhado por ele na frente de terceiros.

Com relação a esse caso, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Q2931319 Psicologia

Um funcionário, que vem apresentando baixa produtividade no trabalho foi encaminhado para o psicólogo da empresa. Este percebe que o funcionário apresenta sinais de depressão reativa, relacionada a certas dificuldades na vida familiar e profissional, destacando-se o sentimento de estar sendo muito cobrado no trabalho, sem o devido reconhecimento. O funcionário mostra que o trabalho representa ainda uma forma significativa de apoio num momento de crise pessoal, temendo, acima de tudo, ser demitido. Ao redigir o laudo, o psicólogo apresentou as seguintes possibilidades:

I- destacou os aspectos positivos observados no funcionário nos testes e na entrevista, de modo a justificar a viabilidade da sua permanência na atual função, enfatizando que um maior destaque ao seu desempenho poderia ajudá-lo a superar dificuldades pessoais e melhorar sua produtividade;
II- comunicou de modo confidencial ao superior do funcionário que este se encontrava em situação de estresse e precisava ser encaminhado para um atendimento psicológico;
III- recomendou o afastamento temporário do funcionário para tratamento de saúde.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2931317 Psicologia

Sobre o pensamento do psicanalista francês Christophe Dejours, que vem estudando as relações entre saúde e trabalho há cerca de três décadas, é correto afirmar:

Alternativas
Q2931303 Psicologia

Sobre os fatores estressores no trabalho, avalie as afirmativas a seguir:

I- a galactorréia é um sintoma passível de ocorrer em mulheres submetidas a situações de estresse;
II- a Síndrome Geral de Adaptação de Selye é constituída pelas fases de alarme e esgotamento, a partir de que vão se observar doenças como úlcera péptica ou hipertensão;
III- a tricotilomania é uma doença que aparece em situações de alto estresse, sendo mais comum em indivíduos adultos do sexo masculino;
IV- dentro de uma concepção psicossomática clássica, em situações de estresse, pacientes asmáticos atualizam conflitos originados por um padrão de relação mãe-bebê ausente.

Alternativas
Q2931241 Psicologia

Nos últimos anos, vêm se multiplicando estudos sobre a síndrome de burnout, que atinge muitos profissionais e tem graves conseqüências sobre seu desempenho. A partir do fragmento acima, avalie as afirmativas a seguir:

I- na maioria dos casos, a síndrome de burnout se instala de forma aguda;
II- estudos recentes mostram que a síndrome de burnout é mais comum em profissionais que não têm a possibilidade de contatos interpessoais no trabalho;
III- para Maslach & Jackson, a síndrome de burnout supõe sintomas específicos e compreende dois fatores: a exaustão emocional e sentimento de baixa realização profissional;
IV- o MBI é um instrumento que permite a avaliação da síndrome de burnout em diferentes categorias profissionais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2928165 Psicologia

Assinale a opção correta, com relação às fontes de estresse profissional responsáveis pelo adoecimento do trabalhador.

Alternativas
Q2928160 Psicologia

C. Dejours reúne em quatro categorias as patologias do trabalho mais preocupantes, atualmente. Assinale a opção correta, com respeito a essas patologias.

Alternativas
Ano: 2008 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2008 - UFRRJ - Psicólogo |
Q2923338 Psicologia

Leia atentamente as três proposições abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta.

I - A psicopatologia do trabalho tem como objeto de estudo a observação e a descrição das doenças mentais do trabalho.

II - Condições de trabalho adversas tendem a afetar mais o corpo, enquanto a organização do trabalho afeta mais o funcionamento psíquico.

III - A metododologia da psicopatologia do trabalho exige que a investigação focalize a organização do trabalho prescrita.

A opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s) é

Alternativas
Ano: 2008 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2008 - UFRRJ - Psicólogo |
Q2923320 Psicologia

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), funcionários dependentes de drogas têm três vezes mais chances de tirar licenças médicas e cinco vezes mais probabilidades de sofrer acidentes de trabalho. As autoras da “Série Saúde Mental e Trabalho, sugerem algumas estratégias para combater o uso de drogas no trabalho.

I - Na prevenção primária, oferecem-se atividades psicoterápicas individuais e grupais.

II - Na prevenção secundária, faz-se treinamento de chefias para a detecção precoce de situações de risco e para maior particularização, dentro dos setores, da discussão de temas, como: o que são drogas, seus efeitos, as diferenças entre o uso, abuso e dependência, diferença do ponto de vista farmacológico e legal, as principais substâncias utilizadas e possibilidades de tratamento.

III - Na prevenção terciária, é recomendada a terapia grupal-focal, breve, psicoterapia analítica de grupo, familiar e de casal.

A opção que apresenta a(s) afirmativa (s) correta (s) é

Alternativas
Q2885326 Psicologia
Para Idalberto Chiavenato, um programa de saúde ocupacional requer as seguintes etapas: estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças; desenvolvimento de sistemas de relatórios médicos; recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de saúde ocupacional e desenvolvimento de
Alternativas
Q2876035 Psicologia

No campo organizacional, assim como em outras áreas, não se pode deixar de lado a existência de sofrimento emocional, muitas vezes causador de todo tipo de patologias. O sofrimento mental pode evoluir de um simples mal-estar até um grave quadro psiquiátrico. Segundo Dejours, o sofrimento mental deve ser entendido como

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: B
6: E
7: E
8: B
9: E
10: D
11: C
12: D
13: A
14: E
15: A
16: A
17: A
18: C
19: B
20: D