Questões de Concurso
Sobre processo histórico de construção do sistema único de saúde - sus em saúde pública
Foram encontradas 237 questões
Sobre os modelos explicativos do processo de saúde, doença e cuidado, presentes desde a antiguidade, analise os itens a seguir:
I. Modelo mágico-religioso ou xamanístico- A visão mágico-religiosa sobre a saúde e a doença e sobre como cuidar era a predominante na Antiguidade. Os povos da época concebiam as causas das doenças como derivadas tanto de elementos naturais como de espíritos sobrenaturais.
II. Modelo holístico - As medicinas hindu e chinesa,
também na Antiguidade, traziam uma nova forma de
compreensão da doença. A noção de equilíbrio é que
vai dar origem à medicina holística. Esta noção
associa a ideia de “proporção justa ou adequada”
com a saúde e a doença. A saúde era entendida como
o equilíbrio entre os elementos e humores que
compõem o organismo humano. Um desequilíbrio
desses elementos permitiria o aparecimento da
doença.
III. Modelo empírico-racional (hipocrático) - A
explicação empírico-racional tem seus primórdios no
Egito (3000 a.C.). A tentativa dos primeiros filósofos
(século VI a.C.) era encontrar explicações não
sobrenaturais para as origens do universo e da vida,
bem como para a saúde e a doença. Saúde, na
concepção hipocrática, é fruto do equilíbrio dos
humores; a doença é resultante do desequilíbrio
deles, e o cuidado depende de uma compreensão
desses desequilíbrios para buscar atingir o equilíbrio.
IV. Modelo de medicina científica ocidental (biomédico)
- O modelo de medicina científica ocidental ou
biomédica, predominante na atualidade, tem suas
raízes vinculadas ao contexto do Renascimento e de
toda a Revolução Artístico-Cultural, que ocorreram
a partir do século XVI.
V. Modelo da História Natural das Doenças (modelo
processual) - O modelo da HND visa ao
acompanhamento do processo saúde-doença em sua
regularidade, compreendendo as inter-relações do agente causador da doença, do hospedeiro da doença
e do meio ambiente e o processo de desenvolvimento
de uma doença. Esta forma de sistematização ajuda
a compreender os diferentes métodos de prevenção e
controle das doenças.
Estão CORRETOS:
O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza uma política pública que acaba de completar uma década e meia de existência. Nesses poucos anos, foi construído no Brasil um sólido sistema de saúde que presta bons serviços à população brasileira, e que ao longo de sua história teve muitos avanços e também desafios permanentes a superar.
A partir desse contexto assinale a alternativa correta.
A criação do SUS se deu através da:
A efetivação do SUS, conforme seu acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde, com controle social, se deu na:
No Brasil, o Movimento da Reforma Sanitária, foi determinante para o surgimento de iniciativas de práticas de atenção primária à saúde e teve seu apogeu quando conseguiu que a saúde fosse declarada, na Constituição Federal de 1988, como um direito do cidadão e um dever do Estado. Tal conquista e as lutas do Movimento pela Reforma Sanitária convergem na implantação do Sistema Unico de Saúde (SUS), no início dos anos de 1990, por meio da criação
Sobre os aspectos históricos do Sistema de Saúde no Brasil, assinale a alternativa que apresenta o marco jurídico-institucional mais recente para o desenvolvimento do SUS, com ênfase na elaboração e implementação de políticas e práticas da Atenção Primária à Saúde.
Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Lei Orgânica da Saúde
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é regido por princípios como universalidade, integralidade, e equidade, conforme estabelecido pela Lei Orgânica da Saúde. Estes princípios asseguram que todo cidadão brasileiro tenha acesso a serviços de saúde sem discriminação e em sua totalidade, incluindo a prevenção de doenças, tratamentos e reabilitação. Este modelo busca não só tratar doenças, mas também promover a saúde e prevenir enfermidades através de uma abordagem integrada que inclui, por exemplo, campanhas de vacinação e medidas de controle de endemias. Avalie as seguintes afirmações:
As campanhas de combate às endemias são cruciais para a mitigação de doenças em áreas endêmicas. Avalie as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.
1. As campanhas de combate ao Aedes aegypti, vetor responsável pela dengue, leishmaniose, Zika e chikungunya, envolvem a eliminação de criadouros, aplicação de larvicidas e ações educativas sobre a importância de evitar água parada (Ministério da Saúde, 2022).
2. As campanhas de vacinação contra febre amarela são direcionadas a áreas de risco, com a imunização de indivíduos a partir dos nove meses de idade, visando prevenir surtos (Ministério da Saúde, 2021).
3. A hanseníase é alvo de campanhas que incluem busca ativa de casos, tratamento supervisionado e educação comunitária para reduzir o estigma e a discriminação (Ministério da Saúde, 2020).
4. A prevenção ao Zika vírus inclui campanhas educativas sobre o uso de repelentes e inseticidas em larga escala para eliminação de focos do mosquito e monitoramento de gestantes para evitar complicações (Ministério da Saúde, 2023).
Alternativas:
(Palma, Alexandre; de Paiva, Giovana Barbosa; Araújo, Mariane Ferreira dos Santos. Vidas precárias, Saúde e Educação Física: reflexões sobre a determinação social da atividade física. In: Educação física, soberania popular, ciência e vida / Rosa Malena de Araújo Carvalho, Alexandre Palma, André dos Santos Souza Cavalcanti (organizadores). Niterói: Intertexto, 2022.)
Com base em estudos que consideram a epidemiologia social na interpretação dos seus resultados, é correto afirmar: