Questões de Concurso
Sobre segurança de dignatários em segurança e transporte
Foram encontradas 164 questões
Nos deslocamentos motorizados de médio risco, o veículo que conduz o dignitário deverá se posicionar à frente do comboio, normalmente composto de mais duas viaturas de escolta, que seguirão logo atrás.
Considere que um dignitário, acompanhado de sua equipe de segurança, esteja em local público e passe a sofrer agressões verbais por parte de um cidadão presente no mesmo ambiente. Nessa situação, conforme o procedimento-padrão, a equipe deverá imobilizar o agressor e retirá-lo do local o mais rápido possível.
O planejamento estratégico nas ações de segurança de dignitários está diretamente condicionado à vontade da autoridade segurada.
Em regra, a equipe de segurança em torno da autoridade em deslocamento é disposta em círculos concêntricos cujo centro é o próprio dignitário, sendo o primeiro círculo composto pela segurança aproximada, o segundo pela equipe velada e o terceiro pela segurança ostensiva.
Nos deslocamentos do dignitário que forem realizados a pé, o efetivo da escolta deverá ser estabelecido de acordo com o grau de risco previamente estabelecido; entretanto, em qualquer formação da equipe de segurança, um dos agentes deverá ser designado como “mosca”, jargão comum na doutrina de segurança de dignitários.
É consenso na doutrina que o nível de segurança (ou grau de risco), especial ou elevado, se aplica aos casos em que o dignatário/autoridade:
É consenso doutrinário que o comboio motorizado será constituído por no mínimo:
Na doutrina, contudo, o conceito de proteção do dignatário ou autoridade é entendido como:
Esse agente tem, dentre outras, as seguintes atribuições:
É consenso na doutrina que o primeiro círculo é denominado:
As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por:
Preenche, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
Mévio é um agente de segurança recém-contratado para integrar a equipe de proteção de um alto dignitário em visitas oficiais. Durante o treinamento, ele recebeu orientações sobre os princípios básicos que devem guiar a atuação de todos os agentes de segurança, especialmente em situações que exigem alto grau de vigilância e resposta rápida. A coordenação do curso de formação enfatizou a importância de aderir estritamente a certos protocolos para garantir a segurança do dignitário. Nesse caso, são protocolos a serem utilizados:
I. estar em alerta permanente;
II. preparar-se para ficar entre o dignitário e a ameaça;
III. não se descuidar da atividade principal de proteger a autoridade; IV. limitar o acesso de dados e informações sobre a autoridade.
Está(ão) correto(s):