Questões de Concurso
Sobre políticas sociais pós constituição federal de 1988 e no contexto neoliberal em serviço social
Foram encontradas 1.724 questões
(__) Essas políticas visam superar barreiras econômicas, sociais, culturais e políticas que contribuem para a exclusão de determinados grupos ou indivíduos.
(__) A eficácia dessas políticas está diretamente relacionada a capacidade da gestão pública em planejar, implementar e monitorar ações que alcancem os objetivos desejados.
(__) O sucesso dessas políticas depende de uma abordagem holística, da cooperação entre diversos setores da sociedade e de um compromisso contínuo com a equidade e a justiça social. Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Com relação às políticas públicas ligadas à habitação, analise as afirmativas abaixo:
I. As políticas públicas para provisão de moradia devem estar adaptadas com as necessidades de cada indivíduo, devendo considerar as experiências, vivências e conexões que cada pessoa já tem com o local onde vive.
II. As políticas públicas para habitação têm como finalidade garantir o direito à moradia digna para as pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.
III. A participação da comunidade é fundamental na formulação de políticas habitacionais, pois permite que as necessidades e realidades locais sejam consideradas.
É CORRETO o que se afirma em:
A seguridade social deve ser organizada em caráter descentralizado e gestão quadripartite, com participação dos aposentados, dos trabalhadores, dos empregadores e do governo nos órgãos colegiados.
As ações e os serviços de saúde fazem parte de uma rede hierarquizada, com direção única da gestão federal e regionalização de atividades assistenciais e preventivas.
A organização da seguridade social tem por objetivos, entre outros, a universalidade da cobertura e a irredutibilidade do valor dos benefícios.
A assistência social tem como objetivos, entre outros, a promoção da integração ao mercado de trabalho e o amparo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.