Questões de Concurso Sobre proteção social aos usuários de álcool e outras drogas em serviço social

Foram encontradas 513 questões

Q3142740 Serviço Social
O Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD) corresponde ao conjunto ordenado de princípios, regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem as políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas. O SISNAD tem a finalidade de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com:
I. A prevenção do uso indevido, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas.
II. A repressão da produção não autorizada e do tráfico ilícito de drogas.
III. A promoção da legalização do uso de drogas.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3073462 Serviço Social
Os profissionais de saúde desempenham um papel importante na identificação e no manejo de situações de drogadição entre adolescentes. Sobre os principais sinais de uso de drogas nessa faixa etária, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3065702 Serviço Social
No campo da saúde mental, a estratégia de “redução de danos” é frequentemente aplicada em casos de: 
Alternativas
Q3065686 Serviço Social
A política de Redução de Danos visa: 
Alternativas
Q3061714 Serviço Social
Sobre as orientações de tratamento, acolhimento, recuperação e reinserção social, conforme o Decreto nº 9.761/2019 – Política Nacional sobre Drogas, tais ações podem ser executadas diretamente pelo Poder Público:
Alternativas
Q3049545 Serviço Social
Na década de 1980, na Holanda, usuários de drogas injetáveis exigiram do governo serviços voltados à diminuição dos riscos de contaminação pelo vírus da hepatite B. Na esteira desse movimento, a preocupação com o risco de contaminação pelo vírus da AIDS impulsionou a implementação das atividades de redução de danos, cujas práticas, surgidas como uma alternativa para as estratégias proibicionistas do tipo “guerra às drogas”, baseiam-se nos seguintes princípios:
Alternativas
Q3035635 Serviço Social
Beatriz trabalha em uma instituição especializada em usuários dependentes de drogas e na redução da dependência de drogas. Ela observou que vem aumentando o número de indivíduos que buscam formas de reinserção profissional.
No que se refere às atividades de atenção e às de reinserção social do usuário e do dependente de drogas e respectivos familiares, as instituições devem observar a seguinte diretriz:
Alternativas
Q3033583 Serviço Social
O Decreto Nº 9761 de 11 de abril de 2019 aprova a Política Nacional sobre Drogas. Essa política indica como um de seus pressupostos que:
Alternativas
Q3021096 Serviço Social
O uso de drogas na atualidade é uma preocupação mundial. Entre 2000 e 2015, houve um crescimento de 60% no número de mortes causadas diretamente pelo uso de drogas,sendo este dado o recorte de apenas uma das consequências do problema. Tal condição extrapola as questões individuais e se constitui como um grave problema de saúde pública, com reflexos nos diversos segmentos da sociedade. Os serviços de segurança pública, educação, saúde, sistema de justiça, assistência social, dentre outros, e os espaços familiares e sociais são repetidamente afetados, direta ou indiretamente, pelos reflexos e pelas consequências do uso das drogas. Independentemente das questões de gênero, idade, espaço geográfico ou classe social, ainda que essas especificidades tenham implicações distintas, o uso de drogas se expandiu consideravelmente nos últimos anos e exige reiteradas ações concretas do Poder Público, por meio da elaboração de estratégias efetivas para dar respostas neste contexto. Tais ações necessitam ser realizadas de forma articulada e cooperada, envolvendo o governo e a sociedade civil, alcançando as esferas de prevenção, tratamento, acolhimento, recuperação, apoio e mútua ajuda, reinserção social, ações de combate ao tráfico e ao crime organizado, e ampliação da segurança pública. Entre as drogas ilícitas, em nível mundial, assinale a alternativa que indica a droga de maior consumo
Alternativas
Q3009460 Serviço Social
A respeito da atuação do assistente social em programas de prevenção e tratamento junto a usuários de álcool e outras drogas no âmbito da empresa, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3009448 Serviço Social
À luz das disposições da lei que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2782427 Serviço Social

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas − CAPS AD III é um serviço especializado para atenção integral, inclusive em momentos de crise, e continua com atividades e terapia, aos usuários de álcool, crack e outras drogas. O acolhimento noturno

Alternativas
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Assistente Social |
Q2674818 Serviço Social

A Política Nacional Sobre Drogas de 2019, diferente da Política Nacional Antidrogas de 2002, exclui a redução de danos e estimula como principal estratégia de cuidado

Alternativas
Q2666256 Serviço Social

As drogas podem ser classificadas de acordo com o ponto de vista legal, assim como por meio dos efeitos produzidos no sistema nervoso central. De acordo com os efeitos produzidos no sistema nervoso central – há uma classificação bastante utilizada pelos profissionais de saúde. Leia atentamente os itens e assinale a opção que corresponde correta e respectivamente cada uma:


I. São tipos de drogas que diminuem a atividade cerebral, causando perda de reflexo, atenção, entre outros.

II. São tipos de drogas que aumentam as atividades cerebrais e o estado de alerta, deixando o indivíduo agitado.

III. São tipos de drogas que afetam o funcionamento do sistema nervoso central de forma a alterar a percepção, causando efeitos como perda dos sentidos e alucinações.

Alternativas
Q2666240 Serviço Social

São objetivos do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas, com exceção de:

Alternativas
Q2657563 Serviço Social
“No âmbito das políticas sociais, a saúde é a que mais avançou na garantia dos direitos dos usuários de psicoativos, reconhecendo a complexidade e as determinações sociais que incidem sobre o fenômeno, a condição de cidadania e os direitos humanos dos consumidores de psicoativos”.
Fonte: CFESS. O estigma do uso de drogas. Série Assistentes Sociais no combate ao preconceito. Caderno 02. Brasília: CFESS, 2016.

Nesse sentido, a Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral à Saúde dos Usuários de Álcool e Outras Drogas (2003) representa:
Alternativas
Q2587696 Serviço Social

A atenção e reinserção social do usuário e / ou dependente de drogas vem se constituindo como um campo de atuação direta do assistente social.


Em relação às políticas públicas sobre drogas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) A internação de dependentes de drogas em unidades de saúde ou hospitais gerais deverá ser obrigatoriamente autorizada por médico devidamente registrado no CRM e será realizada somente em estabelecimentos dotados de equipes multidisciplinares.

( ) O atendimento ao usuário ou dependente de drogas na rede de atenção à saúde dependerá de avaliação prévia por equipe técnica multidisciplinar e multissetorial responsável pela elaboração de um Plano Individual de Atendimento – PIA.

( ) O usuário e o dependente de drogas que, em razão da prática de infração penal, estiver cumprindo pena privativa de liberdade ou submetido a medida de segurança, têm suspenso o atendimento nos serviços de atenção à saúde.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2571361 Serviço Social
Sendo a dependência química uma doença que se caracteriza pelo uso compulsivo e descontrolado de substâncias que alteram o estado mental, é correto afirmar que, EXCETO: 
Alternativas
Q2570492 Serviço Social
O processo de ampliação e redefinição da redução de danos como um novo paradigma ético, clínico e político para a política pública brasileira de saúde de álcool e outras drogas implicou no enfrentamento e em embates com as políticas antidrogas que tiveram suas bases fundadas no período ditatorial. Essas políticas atuais identificam impasses político-institucionais que colocam desafios para a continuidade do movimento que impulsionou a prática de redução de danos que, ao longo dos anos, vem ganhando novos contornos e novas direções.
A redução de danos foi adotada como estratégia de saúde pública pela primeira vez, no Brasil,
Alternativas
Q2561905 Serviço Social
A respeito dos pressupostos, de acordo com o Decreto nº 9.761/2019 — Política Nacional sobre Drogas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Tratar com discriminação as pessoas usuárias ou dependentes de drogas lícitas ou ilícitas.
( ) Conscientizar o usuário e a sociedade de que o uso das drogas ilícitas não financia atividades e organizações criminosas, cuja a principal fonte de recursos financeiros é o abigeato.
( ) Incentivar, orientar e propor o aperfeiçoamento da legislação para garantir a implementação e a fiscalização das ações decorrentes desta política.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: C
5: B
6: A
7: B
8: C
9: A
10: E
11: B
12: B
13: C
14: A
15: E
16: E
17: D
18: D
19: A
20: A