Questões de Serviço Social - Serviço Social e Saúde do Trabalhador para Concurso

Foram encontradas 163 questões

Q3047330 Serviço Social
As ações de Saúde direcionadas ao trabalhador nas diversas instâncias da rede SUS consideram o fenômeno saúde-doença, na sua relação com o trabalho, em seus aspectos individuais e coletivos, biológicos e sociopolíticos. A Promoção da Saúde, como um dos eixos das ações de Saúde, reconhece o trabalho como promotor de saúde e não apenas produtor de sofrimento, adoecimento e morte. Mais do que mudanças de comportamentos favoráveis à saúde, as ações de promoção da saúde devem buscar o empoderamento e o fortalecimento da autonomia dos trabalhadores na luta por condições dignas de trabalho.

A articulação de políticas e práticas intersetoriais deve ser estimulada, especialmente aquelas com potencial para promover
Alternativas
Q3047318 Serviço Social
A compreensão das diferentes dimensões que envolvem os processos de saúde-doença e trabalho potencializa e amplia o espaço profissional no enfretamento de suas determinações. Para tanto o trabalho do assistente social se materializa na capacidade de trabalhar em equipes com formação interdisciplinar, buscando a intersetorialidade e a interface da saúde do trabalhador com as demais políticas sociais.

Esse trabalho exige uma abordagem interinstitucional de reconhecimento das diferentes instituições e programas que estão relacionados a esse campo, em particular aqueles vinculados à Seguridade Social, contribuindo assim para
Alternativas
Q3047316 Serviço Social
No Brasil, a Seguridade Social contemplada constitucionalmente institui três grandes políticas sociais como constitutivas da proteção social: Saúde, Previdência Social e a Assistência Social. Isto representa avanços importantes; entretanto, este modelo, enseja contradições históricas que não foram superadas, cujos reflexos incidem e se visibilizam na análise que se faz sobre o trabalho e a saúde do trabalhador. Factualmente o que se constata é que as refrações das expressões do trabalho presentes na saúde do trabalhador são respondidas pelo Estado de forma insuficiente.

A Previdência Social, que é um núcleo central e histórico do sistema brasileiro de proteção social, não supera a clivagem entre
Alternativas
Q2575666 Serviço Social
De acordo com as Diretrizes de implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS, definido na Portaria GM/MS nº 3252 de dezembro de 2009, a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) é um componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, que visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos. Assinale a alternativa INCORRETA sobre os princípios da VISAT:
Alternativas
Q2466046 Serviço Social

A respeito da saúde na Constituição Federal de 1988 (CF) e do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item a seguir. 


Inclui-se no campo de atuação do SUS a execução de ações de saúde do trabalhador, entre as quais está abrangida a garantia do direito do sindicato dos trabalhadores requerer ao órgão competente a interdição do ambiente de trabalho quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores. 

Alternativas
Q2443346 Serviço Social
A assistente social Marli começou a trabalhar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e foi-lhe solicitado um projeto que envolvesse a estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica.
Nesse sentido, a sua população-alvo deverá ser:
Alternativas
Q2430155 Serviço Social

A saúde do trabalhador exige o desenvolvimento de ações de atendimento, prevenção e promoção da saúde, de fiscalização do ambiente e condições de trabalho, defesa das condições ambientais, de acesso aos direitos previdenciários e trabalhistas.


Segundo o CFESS (2010), é um campo de atuação privilegiado para o assistente social, porque

Alternativas
Q2430123 Serviço Social

O diretor de uma sociedade empresária de grande porte solicitou da assistente social um projeto para a implantação de benefícios para os funcionários de um determinado setor.


Para tanto, ela deverá realizar as tarefas listadas a seguir.


I. Fazer um prognóstico da situação, em futuro mediato e imediato.

II. Analisar as contingências para o estabelecimento da viabilidade desde a eficácia da intervenção.

III. Realizar grupos focais e visitas domiciliares para determinar as necessidades dos funcionários.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2428608 Serviço Social

Uma das mudanças de rumo na análise do exercício profissional, fruto dos debates que acompanharam o processo de construção das diretrizes curriculares, refere-se à busca de afinar e refinar a tradicional análise da chamada “prática”, que passa a ser tratada como um tipo de trabalho especializado que se realiza no âmbito de processos e relações de trabalho. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2368606 Serviço Social
“A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) define princípios, diretrizes e estratégias nas três esferas de gestão do SUS – Federal, Estadual e Municipal, para o desenvolvimento das ações de atenção integral à saúde do trabalhador. Com base na PNSTT, à direção estadual do SUS compete organizar as ações de promoção, vigilância e assistência à saúde do trabalhador nas regiões de saúde, considerando os diferentes níveis de complexidade, tendo como centro ordenador _________________________, definindo, em conjunto com os municípios, os mecanismos e os fluxos de referência, contrarreferência e de apoio matricial, além de outras medidas, para assegurar o desenvolvimento de ações de promoção, vigilância e assistência em saúde do trabalhador.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2321499 Serviço Social
Os valores do auxílio-reabilitação psicossocial serão pagos diretamente aos beneficiários, salvo na hipótese de incapacidade de exercer pessoalmente atos da vida civil, quando serão pagos ao representante legal do paciente.
Alternativas
Q2321494 Serviço Social
Para o desenvolvimento de atividades relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalhador, o Serviço Social do INSS busca contribuir para o aperfeiçoamento do processo de reconhecimento do direito aos benefícios por incapacidade e favorecer a prevenção, promoção e proteção da saúde e segurança do trabalhador. Esta linha busca conhecer o espaço sócio-ocupacional dos trabalhadores, suas condições de trabalho e os motivos geradores do adoecimento.
Alternativas
Q2306995 Serviço Social
A saúde do trabalhador também visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:
Alternativas
Q2301607 Serviço Social
Analisar a saúde do trabalhador exige, na contemporaneidade, a compreensão do impacto do regime de acumulação flexível como resposta do capital e do capitalismo, seus rebatimentos nas relações de trabalho, bem como a compreensão das respostas articuladas pelo Estado, valendo-se de reformas neoliberais.
(ABRAMIDES, M. B. C; CABRAL, M. S. R, 2003.)

Sobre o serviço social e a saúde do trabalhador diante das mudanças na produção, organização e gestão do trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2299811 Serviço Social
O projeto de Reforma Sanitária Brasileira (RSB) contestou o modelo biomédico e a organização dos serviços de saúde, contribuindo para mudanças na redefinição do trabalho dos profissionais sanitários. Este projeto apresenta como demanda para o assistente social uma atuação que visa à 
Alternativas
Q2250896 Serviço Social
A Lei Orgânica da Saúde, Lei Federal nº 8.080/90, regulamentou os dispositivos constitucionais sobre a Saúde do Trabalhador. Estes dispositivos abrangem a
Alternativas
Q2245569 Serviço Social
         Estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP, 1993) aponta que 10% a 15% dos trabalhadores brasileiros apresentam dependência ou problemas de abuso do álcool, situação que leva a muitas licenças médicas (três vezes mais que as concedidas a outras doenças) e faltas ao trabalho (metade das quais de trabalhadores nessa situação). Estes dados sugerem a necessidade de algum tipo de intervenção no ambiente de trabalho.

Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte. Redução de danos no ambiente de trabalho. In: Álcool e redução de danos. Ministério da Saúde, 2004 (com adaptações).

Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue o item a seguir.


A redução de danos é inviável na abordagem das questões ligadas ao consumo de álcool entre os servidores de uma instituição pública em que há estabilidade no emprego.

Alternativas
Q2245568 Serviço Social
         Estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP, 1993) aponta que 10% a 15% dos trabalhadores brasileiros apresentam dependência ou problemas de abuso do álcool, situação que leva a muitas licenças médicas (três vezes mais que as concedidas a outras doenças) e faltas ao trabalho (metade das quais de trabalhadores nessa situação). Estes dados sugerem a necessidade de algum tipo de intervenção no ambiente de trabalho.

Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte. Redução de danos no ambiente de trabalho. In: Álcool e redução de danos. Ministério da Saúde, 2004 (com adaptações).

Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue o item a seguir.


Em geral, as ações de redução de danos em ambientes de trabalho são atividades isoladas, realizadas em parceria com programas de governo e quase todas voltadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Alternativas
Q2245567 Serviço Social
         Estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP, 1993) aponta que 10% a 15% dos trabalhadores brasileiros apresentam dependência ou problemas de abuso do álcool, situação que leva a muitas licenças médicas (três vezes mais que as concedidas a outras doenças) e faltas ao trabalho (metade das quais de trabalhadores nessa situação). Estes dados sugerem a necessidade de algum tipo de intervenção no ambiente de trabalho.

Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte. Redução de danos no ambiente de trabalho. In: Álcool e redução de danos. Ministério da Saúde, 2004 (com adaptações).

Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue o item a seguir.


O paradigma de que a abstinência é a única alternativa de melhora está sedimentado na cultura organizacional e na prática dos profissionais de saúde ocupacional e recursos humanos das organizações.

Alternativas
Q2245566 Serviço Social
         Estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP, 1993) aponta que 10% a 15% dos trabalhadores brasileiros apresentam dependência ou problemas de abuso do álcool, situação que leva a muitas licenças médicas (três vezes mais que as concedidas a outras doenças) e faltas ao trabalho (metade das quais de trabalhadores nessa situação). Estes dados sugerem a necessidade de algum tipo de intervenção no ambiente de trabalho.

Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte. Redução de danos no ambiente de trabalho. In: Álcool e redução de danos. Ministério da Saúde, 2004 (com adaptações).

Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue o item a seguir.


A redução de danos não consegue se impor como alternativa plausível e praticável no ambiente das empresas na medida em que a sua prática está associada a uma certa liberalidade de comportamento e de consumo de álcool.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: C
5: C
6: C
7: E
8: C
9: A
10: B
11: C
12: C
13: C
14: B
15: B
16: A
17: E
18: C
19: C
20: E