Questões de Serviço Social - Serviço Social na América Latina para Concurso
Foram encontradas 88 questões
(BATISTONI, 2019, p. 540.)
O método BH, como ficou conhecido, é um marco importantíssimo para o Serviço Social na sua terceira vertente. Ele tinha como objetivo buscar uma teoria que pudesse nascer da raiz da sua própria prática social. A respeito desse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O método apresenta características da dialética marxista na medida em que propõe a elaboração de um conhecimento teórico a partir da prática.
( ) O método reconhece o homem estático, imutável a sua própria realidade.
( ) Há indicativo da construção de uma prática teórica a partir do conhecimento da realidade social.
( ) Não possibilita definir novos elementos de atuação e intervenção nessa realidade.
A sequência está correta em
Nessa perspectiva, Bezerra et al. (2019) afirmam que se devem articular à formação social do Brasil vários desafios, tais como o(a):
No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: ________________________, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no Continente que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos Movimentos Estudantis, com nítidas particularidades nacionais. Recusa a importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na crítica aos fundamentos das abordagens de Serviço Social de caso, de grupo e de comunidade. De base teórica e metodológica eclética, esse movimento foi, inicialmente, polarizado pelas teorias desenvolvimentistas, e no início da década de 1970 ocorrem as primeiras aproximações do Serviço Social à tradição marxista, a partir de manuais de divulgação.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
Acerca desse assunto, julgue as assertivas abaixo em (V) verdadeiras e (F) falsas.
( ) O Serviço Social latino americano, assim como na Europa, teve forte ligação com a Igreja Católica, o que resultou em práticas profissionais de caráter caritativo e assistencial.
( ) Na América Latina, a Igreja Católica se ausentou do processo de fundação das primeiras escolas de Serviço Social, tanto que a primeira Escola de Serviço Social da América Latina foi fundada pelo médico Alejandro Del Rio, no território chileno.
( ) A primeira escola de Serviço Social na América Latina foi fundada no Chile, em um momento em que esse país enfrentava: miséria, crescimento urbano desordenado e desemprego.
( ) A primeira escola de Serviço Social da América Latina, a escola Elvira Matte de Cruchaga, se caracteriza pela sua laicidade, portanto não pertencia a nenhuma ordem religiosa, ligada à ação do Estado.
As afirmativas são, respectivamente,
I. O Serviço Social na Europa atuou no enfrentamento da questão social enquanto uma exteriorização de problemas individuais, que poderiam ser controladas por meio de uma prática social reformadora de caráter, que ficou conhecida como Serviço Social de Caso.
II. O Serviço Social nos Estados Unidos ficou conhecido como Serviço Social de Grupo.
III. O Serviço Social europeu foi influenciado pelo positivismo de Augusto Comte, pela Física Social de Fréderic Le Play e pela Sociologia de Émile Durkheim; na busca pelo controle social para o progresso, a profissão associou esse pensamento ao conservadorismo da Igreja Católica, o que atendeu aos interesses da burguesia, que procurava frear o movimento do proletariado.
IV. O Serviço Social norte-americano foi influenciado pelos ensinamentos de Florence Nightingale e Mary Richmond, atribuindo grande importância as visitas domiciliares.
É correto o que se afirma em
Situar o Serviço Social nos marcos da modernidade e da pósmodernidade implica resgatar (...) o conjunto de saberes presentes na sua trajetória histórica, especialmente na realidade brasileira. (SIMIONATTO, 2009, p. 14).
Analise as assertivas abaixo no que tange à trajetória da profissão de Serviço Social no Brasil e as matrizes teóricas que fundamentaram a prática profissional:
I. As protoformas do Serviço Social brasileiro tiveram como suporte teórico-metodológico os pressupostos conservadores da doutrina da Igreja Católica expressos no pósestruturalismo.
II. Na década de 1950, o profissional de Serviço Social fundamentou sua prática profissional no positivismo e funcionalismo, ambos ancorados na razão fenomênica ou instrumental de racionalidade formal-abstrata.
III. Na década de 1970, o Serviço Social amplia sua interlocução com as Ciências Sociais e aproxima-se da teoria social crítica de Marx.
IV. A década de 1990 expressa um amadurecimento teórico e acadêmico da profissão, por meio da aprovação do Código de Ética de 1993 e da Lei de Regulamentação da Profissão, resultantes da aproximação com as teorias pós-modernas.
É correto o que se afirma em
No que se refere ao pensamento marxista e à profissão de Serviço Social, analise as assertivas abaixo:
I. Marxismo sem Marx refere-se à aproximação superficial que ocorreu, inicialmente, entre a profissão de Serviço Social e o pensamento marxista.
II. Marxista é um minucioso e rigoroso estudo inerente ao pensamento de Karl Marx. III. Marxiano corresponde aos estudos que foram construídos a partir da literatura de Karl Marx.
IV. A Teoria Social Crítica de Marx fundamenta a prática do assistente social na atualidade.
V. Prática do desenvolvimento de comunidade heterodoxo, que contava com profissionais bem próximos à teoria marxista.
É correto o que se afirma em
I. A escola de Serviço Social de São Paulo recebeu grandes influências da doutrina social da Igreja Católica.
II. Há um rompimento com a doutrina social da Igreja Católica quando a primeira escola de Serviço Social foi criada em São Paulo.
III. A escola de São Paulo rompeu com a influência e a tradição de intervenção vinculada ao CEAS.
IV. Junto às primeiras escolas de Serviço Social no Brasil estavam jovens vinculadas à Igreja Católica.
V. As escolas de Serviço Social criadas no Brasil não incorporam jovens católicas em seu alunado.
Estão corretas as afirmativas:
( ) O serviço social surge como subprofissão subordinada à profissão médica.
( ) As encíclicas Communium rerum do Papa Leão XIII (1930) e a Rerum ecclesiae, de Pio XI (1935), influenciaram a ação social da igreja para manter o equilíbrio nas relações entre patrões e empregados e restauração e aperfeiçoamento da ordem social.
( ) O serviço social profissional nasce na América Latina em 1920, quando se cria a primeira escola no continente (Sucre/Bolívia).
( ) No Brasil, o surgimento das escolas de serviço social se dá a partir dos anos de 1946. A sociedade passa por transformações significativas, advindas do processo instauração da Constituição Federal de 1945.
A sequência está correta em