Questões de Concurso Público Prefeitura de Guaraciaba - SC 2018 para Médico

Foram encontradas 20 questões

Q1747143 Medicina

Sobre a fibrilação arterial (FA) e o flutter, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta: (__) A FA ocorre em 1% a 2% da população em geral. (__) A prevalência dessas arritmias com a idade diminui, ocorre em cerca de 5% dos pacientes acima dos 80 anos. (__) A FA e o flutter aumentam em 5 vezes o risco de insuficiência venosa e insuficiência renal.
Alternativas
Q1747144 Medicina

Para diferenciar flutter de taquicardia atrial, deve-se levar em conta a frequência atrial, que, no flutter está entre 240 a:

Alternativas
Q1747145 Medicina

A cardiopatia hipertrófica obstrutiva é uma doença geneticamente transmitida. A hipertrofia septal assimétrica provoca gradiente de pressão no trato de saída do:

Alternativas
Q1747146 Medicina

Insuficiência cardíaca congestiva com tratamento medicamentoso não otimizado ou com boa resposta terapêutica, a ele é indicado implante de ressincronizador de:

Alternativas
Q1747147 Medicina

São drogas efetivas no controle da dor e tolerância ao esforço nos pacientes com angina estável (AE). Reduzem o risco de infarto agudo do miocário e são recomendados a todos os pacientes com AE que apresentem síndrome coronariana aguda ou disfunção ventricular, salvo contraindicações. Trata-se dos:

Alternativas
Q1747148 Medicina

É o marcador cardíaco útil para descartar infarto nos pacientes que chagam ao pronto socorro poucas horas após o início da sintomatologia. A acurácia do teste chega a mais de 90%, mesmo em pacientes com dor torácica iniciada a menos de 3 horas. Trata-se do marcador:

Alternativas
Q1747149 Medicina

“Nesta fase, embora os sinais e sintomas da uremia possam estar presentes de maneira discreta, o paciente mantém-se clinicamente bem. Na maioria das vezes, apresenta somente sinais e sintomas ligados à causa básica (lupus, hipertensão arterial, diabetes mellitus, infecções urinárias).” Sobre o estadiamento da doença renal crônica, o trecho acima discorre sobre a fase de:
Alternativas
Q1747150 Medicina

É fator de risco elevado para doença renal crônica (DRC), exceto:

Alternativas
Q1747151 Medicina

Todo paciente pertencente ao chamado grupo de risco para desenvolverem a doença renal crônica deve ser submetido a exames para averiguar a presença de lesão renal. Entre os achados laboratoriais marcantes da doença renal, está o achado urinário de:

Alternativas
Q1747152 Medicina

Considere a alternativa que discorre sobre causa metabólica de cirrose hepática:

Alternativas
Q1747153 Medicina

A Hipertensão Portal (HP) é a consequência inicial e principal da cirrose hepática, e é responsável pela maioria das suas complicações. A HP é definida como um gradiente de pressão portal maior que:

Alternativas
Q1747154 Medicina

A apresentação clínica do Carcinoma Hepatocelular (CHC) depende do estádio tumoral. De uma forma geral, a sintomatologia só está presente em uma minoria dos doentes, habitualmente com CHC avançado. Quando relacionada com o crescimento tumoral, a sintomatologia evidencia:

Alternativas
Q1747155 Medicina

São fármacos vasoativos indicados na hemorragia aguda por rotura de varizes, exceto:

Alternativas
Q1747156 Medicina

Ascite volumosa com distensão abdominal marcada classifica a ascite em:

Alternativas
Q1747157 Medicina

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

Vasculites associadas à ___________________________ têm sido implicadas na patogênese da perda auditiva em pacientes com poliarterite nodosa e poliangeíte microscópica.

Alternativas
Q1747158 Medicina

Perda auditiva neurossensorial, uni ou bilateral, predominantemente afetando média e alta frequências, tem sido relatada em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) e há evidência suficiente para suportar a forte associação entre a perda auditiva neurossensorial e a presença de altos títulos de anticorpos:

Alternativas
Q1747159 Medicina

O déficit otológico mais frequente em pacientes com granulomatose de Wegener (GW) é a perda auditiva condutiva, resultado do envolvimento:

Alternativas
Q1747160 Medicina

Em suspeitos radiológicos de tuberculose pulmonar com baciloscopia direta negativa, deve-se afastar a possibilidade de outras doenças, recomendando-se a:

Alternativas
Q1747161 Medicina

Pode apresentar-se radiologicamente como um foco pulmonar e/ou um foco linfonodal homolateral apenas. O foco pulmonar habitualmente corresponde à pequena opacidade parenquimatosa, frequentemente unifocal, acometendo mais os lobos superiores, na infância, e os lobos médio e inferior, nos adultos. Trata-se da:

Alternativas
Q1747162 Medicina

Dos efeitos adversos maiores associados ao tratamento antituberculose, a neurite óptica está relacionada ao medicamento:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: C
6: C
7: D
8: D
9: B
10: C
11: B
12: A
13: D
14: C
15: A
16: B
17: A
18: C
19: A
20: C