Questões de Concurso Público Prefeitura de Americana - SP 2023 para Assistente Social
Foram encontradas 18 questões
I - A matricialidade sociofamiliar reafirma a adoção da centralidade da família na Política Nacional de Assistência Social como elemento estruturante dos serviços socioassistenciais.
II - As discussões sobre a matricialidade sociofamiliar adotam o princípio da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade de proteção por parte do Estado.
III - A Política Nacional de Assistência Social inclui também, além da definição de suas competências e princípios, a descentralização na família como uma de suas diretrizes para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.
I – O trabalho restringe-se aos aspectos envolvendo a saúde e a habitação, apenas. II – A concepção de questão social está relacionada com a questão do capital e trabalho. III – Através de políticas públicas sociais, o Estado intervém para minimizar os conflitos de classe.
I – Requer um trabalho em equipe com duas ou mais especialidades para a resolução de um quesito.
II – Pressupõe, no mínimo, a presença de três ideias antagônicas entre si.
III – Todos os conceitos utilizados para a resolução de um quesito devem estar pré-estabelecidos antes mesmo de sua ocorrência.
I - Refere-se a competências pessoais, que cada indivíduo, cuidador(a) ou criança precisa desenvolver ou reforçar para estabelecer boas relações interpessoais.
II - Refere-se a competências relacionais fundamentais para o convívio além do binômio criançacuidador(a) e do convívio criança-família em termos de comunicação, empatia, cooperação, respeito e sociabilidade.
III - Refere-se ao desenvolvimento de competências em uma esfera mais restrita de vivência, que fragiliza a noção de direitos e deveres dos sujeitos.
I - Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
II - Zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, fiscalizando as ações dos Conselhos Regionais e a prática exercida pelos profissionais, instituições e organizações na área do Serviço Social.
III - Garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código.
I – Pressupõe atribuições privativas e hierarquia na intervenção. II – Pressupõe cooperação e negociação entre diferentes saberes. III – Baseia-se exclusivamente na ideia de justo acesso à saúde.