Questões de Concurso Público CEFET-MG 2022 para Técnico Laboratório - Área Biologia

Foram encontradas 18 questões

Q1912477 Biologia
O processo de replicação do DNA é altamente complexo e envolve uma série de enzimas e proteínas. Cada uma delas apresenta uma função e um local de atuação específicos, primordiais para que o processo de duplicação ocorra sem intercorrências. A figura abaixo demonstra, esquematicamente, processos relacionados à replicação do DNA, inclusive com a presença de algumas dessas enzimas e proteínas.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015 (adaptado).
Sobre as enzimas que atuam no processo de replicação do DNA e suas funções, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A topoisomerase está representada pelo número 1 e sua função é clivar, girar e religar o DNA parental.
( ) O número 5 representa proteínas de ligação que atuam estabilizando as fitas parentais que foram separadas.
( ) O número 3 corresponde à enzima primase, responsável por sintetizar oligonucleotídeos de RNA a partir do DNA parental.
( ) A função da enzima 2, a helicase, é desenovelar e separar as fitas de DNA parental na forquilha de replicação, que está representada, na figura, pelo número 4.
A sequência correta é
Alternativas
Q1912478 Biologia
Associe, corretamente, as alterações da estrutura cromossômica às suas respectivas definições.
ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS (1) Deleção (2) Inversão  (3) Duplicação (4) Translocação
DEFINIÇÕES ( ) oposição de um segmento cromossômico ( ) repetição de um segmento cromossômico ( ) supressão de um segmento cromossômico ( ) movimentação de um segmento cromossômico para um cromossomo não homólogo

 A sequência correta é
Alternativas
Q1912479 Biologia
Na figura, estão demonstradas as etapas para o desenvolvimento de uma bactéria geneticamente modificada por meio da inserção de um plasmídeo contendo a informação genética de interesse.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Em laboratório, para confirmar se o processo de transformação (indicado pelo número 2) foi eficaz, faz-se a extração plasmidial por lise alcalina. O DNA então obtido é submetido à técnica de PCR (Polimerase Chain Reaction) que atesta, por meio de amplificação, se parte da sequência de interesse está presente no material genético analisado.
Com relação à técnica de PCR, a principal enzima utilizada é a ___________ e suas três etapas, em ordem de ocorrência são: __________, ___________ e __________.
Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:
Alternativas
Q1912480 Biologia
Na figura, estão representados os processos e estruturas que normalmente ocorrem em células de organismos vivos.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015 (adaptado).

De acordo com as informações do desenho, o tipo de célula em que os processos e estruturas estão ocorrendo, bem como os termos que substituem corretamente os números “I”, “II” e “III”, são, respectivamente,
Alternativas
Q1912481 Biologia
A figura destaca, esquematicamente, duas células estomacais que produzem e secretam substâncias fundamentais para o processo de digestão química do alimento.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Sobre essas células e as substâncias secretadas por elas, afirma-se que:
I- As glândulas gástricas são compostas por três diferentes tipos de células: chefe, mucosa e parietal.
II- As células mucosas são responsáveis por secretar muco, que protege as células estomacais.
III- As células parietais produzem ácido clorídrico (HCl) responsável por ativar o pepsinogênio em pepsina.
IV- As células-chefe produzem pepsina, enzima que, quando ativada, é responsável pela digestão química das proteínas.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1912482 Biologia
Na figura, está representada a relação da área da secção transversal dos vasos sanguíneos com a velocidade do fluxo e a pressão sanguínea.

Imagem associada para resolução da questão
Fonte: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Os números de I a VII representam diferentes vasos sanguíneos do corpo humano, sendo que I, III, IV e VI correspondem, respectivamente, a
Alternativas
Q1912483 Biologia
As Boas Práticas de Laboratório são uma série de diretrizes que devem ser seguidas para assegurar o bom funcionamento do ambiente laboratorial. Dentre essas diretrizes, a Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR) 10.004/2004 classifica os diferentes tipos de resíduos sólidos e semissólidos em duas classes: I e II; sendo a última, subdividida em IIA e IIB.
Associe, conforme a ABNT 10.004/2004, as Classes de Risco aos seus respectivos exemplos.

CLASSES DE RISCO (1) Classe I (2) Classe IIA (3) Classe IIB
EXEMPLOS ( ) aço ( ) papéis ( ) entulho ( ) lubrificantes ( ) óleo mineral ( ) sucata de ferro ( ) matéria orgânica ( ) produtos químicos

A sequência correta é
Alternativas
Q1912484 Biologia
O texto abaixo refere-se ao processo de respiração celular.
Em células eucariotas, podemos ter a síntese de ATP (Adenosina Trifosfato) como resultado de reoxidação de transportadores de elétrons na presença de O2 (Gás Oxigênio). Esse processo denomina-se ____________  e divide-se em dois estágios:
1- ______________: os elétrons de NADH (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo) e FADH2 (Flavina Adenina Dinuclotídeo) passam por uma série de transportadores de elétrons agregados a uma membrana. Sua passagem ao longo desse percurso acarreta o transporte ativo de prótons por meio da membrana interna da mitocôndria, fora da matriz, criando um gradiente de prótons.
2- ______________: os prótons difundem-se de volta para a matriz mitocondrial por meio de um canal que conecta essa difusão à síntese de ATP.

Os termos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas são:
Alternativas
Q1912486 Biologia
Nas comunidades biológicas são observadas inúmeras relações entre indivíduos de uma mesma espécie (homotípicas ou intraespecíficas) ou entre espécies distintas (heterotípicas ou interespecíficas).
Tais relações podem ser harmônicas, quando são benéficas a todos os envolvidos ou a um deles, sem que haja prejuízo ao outro; ou desarmônicas, quando beneficiam um dos envolvidos com prejuízo para o outro.
A relação em que uma espécie tem efeito positivo na sobrevivência e na reprodução de outra, sem uma associação íntima de simbiose, é conhecida como
Alternativas
Q1912487 Biologia
As plantas contam com tecidos celulares que adicionam células aos seus corpos por toda a vida. Esses tecidos são responsáveis por uma das principais diferenças entre as plantas e os animais. As aves e os mamíferos, por exemplo, formam muito cedo todos os seus órgãos e cessam o seu crescimento quando atingem a maturidade, embora as células de certos tecidos “se renovem”, tais como a pele e o revestimento do intestino, que continuam a se dividir. As plantas, entretanto, continuam a crescer durante toda a sua vida. Esse crescimento prolongado ou ilimitado dos tecidos é descrito como indeterminado.
RAVEN, P.H., EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2014. Biologia Vegetal, 8ª ed. Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro (adaptado).

Os tecidos a que o texto se refere são
Alternativas
Q1912488 Biologia
A figura mostra a formação de estruturas denominadas Quiasmas, que ocorrem em cromossomos homólogos.

Imagem associada para resolução da questão
FONTE: SADAVA, D.; HELLER, H. C.; ORIANS, G. H.; PURVES, W. K.; HILLIS, D. M. Vida: a ciência da Biologia. V. 1 8ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

O momento da divisão celular representado na figura ocorre na 
Alternativas
Q1912489 Biologia
“A informação genética das células eucarióticas tem uma origem híbrida – da célula de arqueia anaeróbica ancestral e das bactérias que ela adotou como simbiontes. A maior parte dessa informação é armazenada no núcleo, mas uma pequena quantidade permanece dentro da mitocôndria e, em células de plantas e algas, nos cloroplastos. Quando o DNA mitocondrial e o DNA de cloroplasto são separados do DNA nuclear e analisados e sequenciados individualmente, descobre-se que os genomas mitocondrial e de cloroplasto são degenerados, versões abreviadas dos genomas bacterianos correspondentes. Em uma célula humana, por exemplo, o genoma mitocondrial consiste em somente 16.569 pares de nucleotídeos, codificando somente 13 proteínas, dois componentes do RNA ribossômico e 22 tRNAs”.
ALBERTTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, P. Biologia Molecular da Célula. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

De acordo com o texto, as células eucarióticas são híbridas, pois as mitocôndrias
Alternativas
Q1912490 Biologia
Considere a tabela.

Imagem associada para resolução da questão 
FONTE: REECE, J. B. et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015, p. 29. 

O elemento químico oxigênio corresponde a 65% da massa do corpo humano, pois é o
Alternativas
Q1912491 Biologia
Ao usar energia solar na produção de seu próprio alimento, os organismos fotossintezantes proporcionam à biosfera um ponto de ingresso de energia química. Se todos os carboidratos produzidos pela fotossíntese em um ano tivessem a forma de cubos de açúcar, haveria 300 quatrilhões deles. Se fossem dispostos em linha, esses cubos se estenderiam da Terra até Plutão. Isso representa uma imensa produção fotossintética!
SADAVA, D.; HELLER, H. C.; ORIANS, G. H.; PURVES, W. K.; HILLIS, D. M. Vida: a ciência da Biologia. V. 1 8ªed. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).

Sobre a fotossíntese, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1912492 Biologia
As bactérias são o grupo mais bem estudado dos dois domínios procarióticos. NÃO é correto afirmar que as proteobactérias 
Alternativas
Q1912493 Biologia
As plantas terrestres e as algas verdes possuem características que as distinguem, decorrentes de adaptações evolutivas para a vida na terra. NÃO é(são) adaptação(ões) evolutiva(s): 
Alternativas
Q1912494 Biologia
Acredita-se que os fungos modernos tenham evoluído a partir de um ancestral protista unicelular que possuía um flagelo. Os fungos são organismos heterotróficos com nutrição absortiva e com quitina nas paredes celulares. Possuem vários modos nutricionais: alguns são sapróbios, outros são parasitas e alguns são mutualistas.
Com relação ao Reino Fungi, é correto afirmar que os
Alternativas
Q1912495 Biologia
As células vegetais são células eucarióticas que compartilham características semelhantes entre si, mas que apresentam estruturas e organelas exclusivas.
Sobre as células vegetais, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: C
6: E
7: B
8: D
9: C
10: B
11: C
12: A
13: E
14: D
15: C
16: B
17: C
18: C