Questões de Concurso Público UNIRIO 2016 para Médico - Pediatra

Foram encontradas 36 questões

Q1091146 Medicina
Um escolar de sete anos é atendido no setor de emergência com relato de tosse há 2 dias. Ao exame, apresenta-se agitado, dispneico, com retrações subcostais e sibilos difusos, FR: 48 irpm e FC: 120 bpm; o sensório está normal, mas não consegue falar frases completas. Os pais referem que as crises são frequentes, que o acordam à noite e causam muitas faltas à escola.
Qual a gravidade da crise, a doença e a melhor conduta a ser adotada?
Alternativas
Q1091147 Medicina
Um pré-escolar de três anos deu entrada na emergência com relato de quadro compatível com crise convulsiva tônico-clônica generalizada há 40 minutos, com cerca de 5 minutos de duração. Os pais negam comorbidades ou ocorrência de quadro similar anteriormente. Contam que, uma hora antes, a criança havia retornado da creche com 39 °C de febre e administraram dipirona.
Exame físico: 37 °C, hiperemia de orofaringe, discreta sonolência, sem sinais neurológicos de localização ou rigidez de nuca. Foi realizada punção lombar, e o exame liquórico mostrou: Células: 3 (100% linfomononucleares); Hemácias: Zero; Proteínas: 15 mg/dL; Glicose: 56 mg/dL. Duas horas depois, a criança apresentava exame neurológico normal e 38 °C.
Nesse caso, a melhor conduta a seguir é
Alternativas
Q1091148 Medicina
Durante os três primeiros meses de vida, o recém-nascido apresenta risco de sepse por patógenos que não são comuns em crianças mais velhas.
Qual dos organismos abaixo NÃO está relacionado a este tipo de sepse?
Alternativas
Q1091149 Medicina
Um pré-escolar de quatro anos chega ao serviço de saúde com quadro de febre de 38 °C, agitação, taquicardia, diaforese, midríase bilateral e hiperreflexia mais acentuada nos membros inferiores do que nos superiores. A mãe relata que a criança dormiu na casa da avó paterna, que faz uso de diversos medicamentos, mas não sabe dizer quais.
Qual é a substância mais provável de ter sido causadora da intoxicação e qual o seu antídoto?
Alternativas
Q1091150 Medicina
Um escolar de cinco anos apresenta quadro de retardo mental, erupção da pele eczematosa, crises convulsivas, hiperreflexia, tremores e urina com odor desagradável.
Faz parte do tratamento dessa condição uma dieta restrita sobretudo em
Alternativas
Q1091151 Medicina
Em consulta normal de puericultura, observa-se um lactente de 4 meses com ganho de peso diário de 80 g, acima do percentil 97 da curva de peso. A mãe refere aleitamento materno exclusivo, em livre demanda.
Qual a melhor conduta para este caso?
Alternativas
Q1091152 Medicina
No diagnóstico da fibrose cística, considera-se como padrão a execução do teste do suor, utilizando a iontoforese pela pilocarpina.
Esse procedimento requer cuidado e precisão, pois podem existir resultados falso-positivos associados a condições, tais como:
Alternativas
Q1091153 Medicina
A síndrome do bebê sacudido (shaken baby) é uma das formas de violência física e maus tratos contra a criança, devido aos movimentos de aceleração, desaceleração e rotação do lactente.
Geralmente, essa síndrome causa na criança alterações como
Alternativas
Q1091154 Medicina
O achado que representa uma característica clínica muito marcante na estrogiloidíase em pessoas imunocompetentes, mas que pode estar ausente em pessoas imunocomprometidas é
Alternativas
Q1091155 Medicina
Nos casos de síndrome nefrótica congênita com anasarca, proteinúria maciça, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia, o tratamento definitivo indicado é o
Alternativas
Q1091156 Medicina
A leucodistrofia metacromática infantil tardia decorre de transmissão autossômica recessiva, sendo uma encefalopatia desmielinizante evolutiva e neurodegenerativa.
Nesses casos, duas características comuns, uma clínica e outra laboratorial, respectivamente, são
Alternativas
Q1091157 Medicina
Em crianças maiores (escolares), a torção cervical, o arqueamento e a lateralização da cabeça (síndrome de Sandifer) são manifestações clínicas que estão associadas a
Alternativas
Q1091158 Medicina
O prognóstico da glomerulonefrite pós-estreptocócica, frequentemente é ótimo.
No entanto, não se deve descuidar da possibilidade da presença de graves complicações, tais como:
Alternativas
Q1091159 Medicina
Depois de passar um final de semana na casa de seus avós, um pré-escolar de 2 anos iniciou um quadro de diarreia associada à queda do estado geral. Seus pais dizem que, nos últimos dois dias, anda muito sonolento e não está querendo brincar. Ao serem perguntados sobre o aspecto das fezes, os pais afirmam que no último dia apresentou mais de 10 episódios de evacuação líquida, sem sangue, muco ou pus.
No exame físico, encontrou-se o seguinte: peso: 13 kg; desidratado: +4/4; sonolento; temperatura axilar: 36,8 °C; FC: 176 bpm; FR: 32 irpm; PA: 72x50 mmHg; pulsos finos; AR, ACV e abdome sem alterações.
Qual a conduta inicial para esse caso?
Alternativas
Q1091160 Medicina
Uma técnica de enfermagem, da sala de vacina, procura a pediatra com a seguinte dúvida: após a administração da vacina de poliomilelite atenuada (VOP), o lactente de 15 meses cuspiu seu conteúdo.
O que deve ser informado à técnica de enfermagem?
Alternativas
Q1091161 Medicina
Uma jovem, acompanhada de sua filha de 3 anos, comparece a uma consulta pediátrica preocupada com algumas manchas que observou na criança. Diz que há 3 dias procurou atendimento médico, pois sua filha estava com um resfriado e com febre baixa. Hoje, no início da manhã, notou uma área avermelhada em suas bochechas e, no seu corpo, exantema róseo com aspecto rendilhado.
Considerando a principal hipótese diagnóstica para o caso, qual é o agente etiológico mais provável?
Alternativas
Q1091162 Medicina
No terceiro atendimento do dia, um pediatra recebe um lactente de 4 meses acompanhado de seus pais. Estão muito preocupados, pois, além de ser seu primeiro filho, recentemente um vizinho de 2 anos faleceu por conta de uma pneumonia. Há 3 dias seu filho está com uma tosse associada à febre de 39 graus. No exame físico, apresenta batimento de asa de nariz com tiragem subcostal moderada, a frequência respiratória é de 54 irpm e, durante a ausculta, observa-se redução do murmúrio vesicular em base pulmonar direita.
Nesse momento, a conduta desse pediatra deve ser
Alternativas
Q1091163 Medicina
Um lactente de 10 dias iniciou febre de 38,8 °C há 24 horas. Os pais dizem que a criança mantém bom estado geral e está mamando sem dificuldade. Durante a avaliação, o exame físico do paciente encontra-se normal e, após 30 minutos sem roupa, sua temperatura mantém-se alta, 38,6 °C.
Considerando-se o quadro de febre sem foco, qual deve ser a próxima medida?
Alternativas
Q1091164 Medicina
Adolescente de 16 anos, do sexo masculino, solicita atendimento, pois notou, há 2 dias, uma ferida em seu pênis. Durante sua avaliação diz que, há 2 semanas, aproveitou muito o carnaval e teve relação sexual com 3 mulheres diferentes, duas sem preservativo. Nega corrimento uretral, febre ou outros sintomas gerais. Nega, também, história de surgimento de vesículas durante a sua evolução.
Sabendo-se que não existe laboratório disponível no momento, que tratamento deve ser ministrado?
Alternativas
Q1091165 Medicina
Um pré-escolar de 4 anos, com quadro de amigdalite bacteriana, tem história prévia de anafilaxia após uso de ampicilina. Seu peso atual é de 16 kg.
Qual tratamento deve ser aconselhado para o caso?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: D
6: C
7: E
8: B
9: B
10: A
11: E
12: C
13: A
14: C
15: B
16: B
17: C
18: D
19: B
20: E