Questões de Concurso Público MEC 2011 para Analista de Sistema Operacional
Foram encontradas 70 questões
Uma rede de comunicação de dados pode ser formada por infraestrutura de TI dotada de sistemas de grande porte, bancos de dados relacionais e sistemas web.
A técnica de computação em nuvem pressupõe o uso de uma infraestrutura centralizada, com gerenciamento local e custo de aquisição medido em função da quantidade de usuários do sistema.
Em ambientes com tecnologias WiFi e VoIP, uma infraestrutura de TI pode apresentar disponibilidade para ramais internos em um telefone do tipo smartphone com suporte a 802.1 e que suporte a instalação de determinados aplicativos de comunicação.
Considerando-se um intervalo de tempo reduzido, uma infraestrutura de TI que use computação em grade (grid) tem capacidade de suportar maior volume de processamento de dados que uma infraestrutura de TI convencional.
A utilização de sistemas virtualizados em uma infraestrutura de TI implica aumento do custo de manutenção, visto que as ferramentas de gerenciamento desses ambientes não possuem suporte remoto por meio de protocolos abertos de gerenciamento de rede como o OSI e o SNMP.
Para a alteração do nome do proprietário de um arquivo ou diretório, é correto utilizar o comando chown.
O comando chwr muda a permissão de escrita em um sistema Linux. Se executado no diretório do usuário (variável $HOME), não é necessário ter poderes administrativos.
Quando integrado ao Active Directory, o Power Shell é inadequado para a execução de tarefas que envolvam o conceito de transação.
O Windows Server 2008 R2 suporta o uso de SAN (storage area network).
A alocação desse sistema em um ambiente virtualizado será inadequada, visto que o Active Directory apresenta restrição de uso nesse tipo de ambiente.
No caso citado, o acesso remoto para gerenciamento através de uma estação com sistema operacional Windows XP professional ao servidor com Active Directory não é permitido.
No Windows Server 2008 R2, o Power Shell permite tanto a execução de comandos quanto o desenvolvimento de scripts para tarefas de gerenciamento.
O protocolo spanning tree pode estar habilitado para se fazer uso de VLANs em rede local.
A configuração de VLAN realizada diretamente por meio de hardware aumenta o desempenho e reduz os custos da rede, sendo, por isso, considerada mais vantajosa que a efetuada por meio de software.
Quando se deseja permitir que vários VLANs IDs tenham um fluxo entre dois ou mais equipamentos, pode-se criar um trunk (tronco) entre portas dos equipamentos.
É possível aumentar ou reduzir os domínios de broadcast de uma VLAN.
Qualquer VLAN com suporte a protocolo IP pode ser utilizada para realizar roteamento de dados.
Devido a sua velocidade de transmissão de dados, o padrão fast-ethernet requer cabeamento estruturado de categoria 5e ou superior.
Tanto as redes fast-ethernet quanto as gigabit-ethernet suportam o uso de VLANs.
Na conexão entre equipamentos fast-ethernet e gigabit-ethernet, se as portas estiverem em modo de negociação automático, o cabeçalho ethernet deverá ser modificado para suportar jumbo frames.