Questões de Concurso Público STF 2013 para Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação
Foram encontradas 8 questões
O COBIT 5 possui cinco domínios, sendo um deles o domínio Avaliar, Direcionar e Monitorar (EDM – Evaluate, Direct and Monitor), afeto diretamente à governança e relacionado a ISO 38500.
A ISO 38500 visa promover o uso eficaz, eficiente e aceitável da tecnologia da informação (TI) e possui, como princípios da boa governança corporativa de TI, a responsabilidade, a estratégia e a aquisição.
O COBIT possui como princípio e enfoque exclusivo as funções inerentes a TI. Na versão 5, o COBIT integra, em um framework único, o BSC, o VAL IT e o COSO, devido ao fato de o cenário atual recomendar que a TI seja parte estratégica das organizações e de reconhecer a importância do alinhamento entre a TI e o negócio.
O desenho do serviço é influenciado por alterações nas necessidades de negócio e melhorias de serviços. O ITIL preconiza que deve ser adotada uma abordagem estruturada e holística para o desenho dos serviços, com vistas a garantir a consistência e a integração com o negócio.
O service design package (SDP) é encaminhado pela estratégia para o estágio de desenho que, a seguir, o envia para a transição. A partir dele, são realizadas as atividades de transição de serviços de construção, testes, operação e posterior suporte do serviço.
O sistema de gerenciamento de conhecimento de serviço, que inclui o sistema de gerenciamento de configuração, consiste em um conjunto de ferramentas e bancos de dados usados para gerenciar conhecimento, informações e dados. Sua arquitetura é disposta em quatro camadas, de modo que o portfólio de serviços encontra-se na camada de dados.
Estudos técnicos preliminares, plano de trabalho, no caso da contratação de serviços, e o termo de referência ou projeto básico são requisitos mínimos exigidos no processo de planejamento da contratação de soluções em TI.
É possível que uma determinada organização realize planejamento da contratação de serviços de TI contendo aferição de esforço por meio da métrica homens-hora, de acordo com o prescrito na IN n.º 4 MPOG/SLTI.