Questões de Concurso Público PC-PB 2022 para Perito Oficial Criminal - Área Geral
Foram encontradas 31 questões
A respeito da criminalística e seus objetivos, julgue os seguintes itens.
I A criminalística é a disciplina que tem por objetivo o reconhecimento dos indícios materiais intrínsecos (na pessoa) relativos ao crime.
II A criminalística integra a análise dos vestígios materiais, as interligações entre eles e seus fatos geradores.
III A criminalística não se restringe a uma estática narrativa da forma como se apresentam os vestígios, nela busca-se entender os meios e os modos como foram perpetrados os delitos.
Assinale a opção correta.
Em uma análise pericial, um perito considera: (a) um primeiro registro ou fichamento, em que são dispostos certos caracteres imutáveis do indivíduo que possam distingui-lo dos outros; (b) um segundo registro ou inspeção dos mesmos caracteres, feito posteriormente, na medida em que se pretende estabelecer uma comparação; (c) um julgamento, em que se realiza a identificação propriamente dita, comparando-se os dois primeiros registros, negando ou afirmando a identidade procurada.
As ações descritas acima constituem fases de
Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta, acerca de postulados e princípios da doutrina criminalística.
Considerando essa situação hipotética bem como a descrição e interpretação dos vestígios apresentada pelo perito criminal, assinale a opção correta.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta, acerca de reprodução simulada.
Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça — SENASP. Procedimento Operacional Padrão: perícia criminal. Brasília: Ministério da Justiça, 2013 (com adaptações).
Considerando o previsto nessa afirmativa, assinale a opção correta, acerca dos procedimentos de levantamento de local de crime.
I A individualidade da escrita, ainda que não tenha sido empiricamente demonstrada, é aceita como axioma, até hoje não refutado.
II As variações naturais são menores em escritas assincrônicas do que em escritas sincrônicas.
III As variações naturais independem das condições do escritor e da natureza do documento que se escreve.
IV O sexo e a idade de um escritor não podem ser determinados com segurança pela análise de sua escrita.
V A escrita, por ser uma tarefa simples, é homogênea e desprovida de variações intrapessoais.
Estão certos apenas os itens