Questões de Concurso Público SECONT-ES 2022 para Auditor do Estado - Ciências Contábeis
Foram encontradas 15 questões
Considerando o princípio da publicidade, as informações obtidas nas atividades realizadas pelo auditor do Estado devem ser reveladas em sua completude aos cidadãos.
Ao auditor do estado do Espírito Santo que necessite dirimir dúvidas relacionadas à conduta ética e a práticas ou situações que possam configurar conflito de interesse cabe consultar, em primeiro lugar, a Comissão de Ética da Secretaria de Controle e Transparência do Estado do Espírito Santo, que, em seu turno, poderá remeter a demanda recebida ao Conselho de Ética Pública do Estado do Espírito Santo.
Os arranjos organizacionais incluem planos, relacionamentos, responsabilidades, recursos, processos e atividades da organização.
Conceitualmente, a estrutura da gestão de riscos está incorporada ao âmbito das políticas e práticas estratégicas e operacionais de toda a organização.
A auditoria interna poderá agregar valor oferecendo serviços de consultoria, destinados a melhorar os processos de governança, gerenciamento de riscos e controle, desde que não assuma responsabilidades de gestão.
O ceticismo profissional inclui o alerta a evidências de auditoria que contradigam outras evidências obtidas.
Define-se arquivo de auditoria como o registro dos procedimentos de auditoria executados, que compreendem a evidência de auditoria relevante obtida e as conclusões do auditor.
O teste de detalhes de classes de transações é um procedimento analítico de auditoria cujo principal objetivo é analisar as relações entre dados financeiros e não financeiros.
A identificação, pelo auditor, de distorção intencional relevante nas demonstrações contábeis não implica, necessariamente, a caracterização jurídica de fraude.
A materialidade no planejamento e na execução da auditoria é um aspecto de relevância específico da entidade com base na natureza ou magnitude dos itens aos quais as informações se referem no contexto do seu relatório financeiro.
O tamanho da amostra é um critério válido para se proceder à distinção da abordagem estatística ou não estatística de auditoria.
Compete à administração da entidade determinar se as distorções não corrigidas e apontadas no parecer da auditoria são relevantes no contexto do resultado efetivo da entidade.
A obtenção de evidência apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitável é questão de julgamento profissional do auditor.
A circularização é a evidência de auditoria obtida como resposta de um terceiro encaminhada, por escrito, diretamente ao auditor.
A comparação dos índices de vendas e contas a receber de uma empresa com as médias do setor para avaliar a confiabilidade das informações contábeis é um procedimento analítico de auditoria.