Questões de Concurso Público DATAPREV 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Perfil: Contabilidade
Foram encontradas 18 questões
Os ativos devem ser segregados em circulantes e não circulantes, sendo estes últimos compostos por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte devem ser classificadas em ativos não circulantes.
No ativo imobilizado, registram-se os bens corpóreos adquiridos pela companhia com o fim de manter suas atividades operacionais, exceto os obtidos em transações em que se caracterizou a transferência de benefícios e riscos para a companhia.
Um contrato de financiamento de longo prazo inadimplido, caso haja cláusula de vencimento antecipado em caso de inadimplência, deve ser integralmente reclassificado para o passivo circulante.
Passivos que não possam ser prorrogados, de forma incondicional, pelo devedor devem ser classificados no passivo não circulante.
Todo ingresso ou saída de recurso financeiro do caixa constitui um fluxo de caixa.
Empresas que apresentem, ao final de um período de apuração contábil, saldo bancário negativo, com utilização de cheque especial, não podem considerar tais saldos como equivalentes de caixa.
O uso do método direto para a apresentação do fluxo de caixa líquido das atividades operacionais obriga a empresa a conciliar o lucro líquido do período com o referido fluxo de caixa.
Valores mantidos pela empresa em moedas estrangeiras não se caracterizam como equivalente de caixa, devido ao risco imprevisível de oscilação de valor.
Na demonstração do resultado do exercício, as receitas com juros devem ser segregadas das demais receitas para fins de evidenciação.
Constitui procedimento indispensável ao levantamento da demonstração das mutações do patrimônio líquido a conciliação dos saldos dos componentes desse grupo patrimonial no início e no final do período.
A demonstração do resultado abrangente é composta por todas as mutações sofridas pelo patrimônio líquido, exceto as transações de capital com os sócios.
Conforme o CPC 26, o resultado da venda de bens do ativo imobilizado é evidenciado, na demonstração do resultado do exercício, como resultado não operacional.
Caso a entidade apresente as movimentações em outros resultados abrangentes como parte da demonstração de mutações do patrimônio líquido, ela estará dispensada de apresentar, à parte, uma demonstração de outros resultados abrangentes.
A demonstração de mutações do patrimônio líquido deve evidenciar, entre outras informações, os dividendos totais do período e o valor dos dividendos por ação.
Valor justo é o preço que seria recebido ou pago, na data da mensuração, pela venda de um ativo ou transferência de um passivo entre participantes do mercado independentes entre si, desconsiderados os possíveis custos de transação.
Relativamente à mensuração de itens patrimoniais ao valor justo, julgue o item seguinte.
Por razões conceituais, valor justo não se confunde com custo de reposição ou substituição de um bem.
Devido à inexistência de mercados ativos, para a maioria dos itens patrimoniais, a avaliação a valor justo deve priorizar os preços ajustados.