Questões de Concurso Público CFC 2021 para Auditor Independente - Previc
Foram encontradas 25 questões
Em relação à Instrução da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) que regulamenta os critérios para definição e duração do passivo, da taxa de juros parâmetro e do ajuste de precificação e outras providências, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA:
I. A Previc pode determinar, a qualquer tempo, a realização de novo estudo técnico de adequação, caso o estudo original seja avaliado como inconsistente ou insuficiente, apontando especificamente as inconsistências ou insuficiências a serem sanadas, bem como o devido embasamento técnico ou normativo.
II. Na projeção de crescimento real dos salários ou crescimento real dos benefícios do plano, podem-se adotar taxas negativas em linha com a situação econômica do país.
III. Todas as hipóteses atuariais adotadas em avaliação atuarial de plano de benefícios devem ser embasadas em estudo técnico de adequação e deve ser elaborado por contador habilitado e legalmente responsável pelo plano de benefícios e embasado em informações fornecidas pela EFPC e pela Previc.
IV. Os dados cadastrais e demais informações referentes ao passivo atuarial devem ser providenciados pelo ARPB, e as informações relativas aos investimentos devem ser providenciadas pelo AETQ.
Está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns):
As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), quando da contratação dos serviços de auditoria sobre as suas demonstrações contábeis, deverão observar diversas obrigações a serem estabelecidas com o auditor independente. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA:
I. No contrato celebrado entre a EFPC com o auditor independente, deve constar cláusula autorizando o acesso da Previc aos papéis de trabalho do auditor independente, e a quaisquer documentos que tenham servido de base ou evidência para emissão dos relatórios emitidos por ele.
II. A Diretoria Executiva das EFPCs deverá comunicar formalmente ao auditor independente e ao Comitê de Auditoria, quando instalado, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da identificação, a ocorrência dos eventos relacionados a i) inobservância de normas legais e regulamentares que coloquem em risco a continuidade da EFPC e dos planos de benefícios operados por estas; ii) a fraudes de qualquer valor perpetradas pela administração da EFPC; iii) a fraudes relevantes perpetradas por funcionários das EFPCs ou por terceiros; e iv) a erros que resultem em incorreções relevantes nas demonstrações contábeis da EFPC.
III. Todas as EFPCs devem solicitar ao auditor independente que produza os seguintes documentos: i) relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis; ii) relatório circunstanciado sobre as deficiências identificadas no curso dos trabalhos de auditoria e a adequação dos controles internos aos riscos suportados pelas EFPCs, bem como recomendações destinadas a sanar essas deficiências; e iii) relatório para propósito específico no qual deverá ser avaliada a adequação dos controles internos aos riscos suportados, bem como a governança da EFPC.
IV. O relatório circunstanciado sobre as deficiências identificadas no curso dos trabalhos de auditoria e a adequação dos controles internos aos riscos suportados pelas EFPCs, bem como recomendações destinadas a sanar essas deficiências, e o relatório para propósito específico no qual deverá ser avaliada a adequação da administração, bem como a governança da EFPC devem ser emitidos, no mínimo, semestralmente.
Estão CORRETOS apenas os itens: