Questões de Concurso Público CFC 2021 para Auditor Independente - Previc

Foram encontradas 25 questões

Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - Previc |
Q1898188 Auditoria
A norma técnica de auditoria independente (NBC TA) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que trata de eventos subsequentes estabelece que o auditor independente deve levar em consideração a avaliação de risco para determinar a natureza, extensão dos procedimentos de auditoria desenhados para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente de que todos os eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente que precisam ser ajustados ou divulgados nas demonstrações contábeis foram identificados. Dentre os procedimentos de auditoria que devem ser realizados, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - Previc |
Q1898189 Conhecimentos Bancários

Em relação à Instrução da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) que regulamenta os critérios para definição e duração do passivo, da taxa de juros parâmetro e do ajuste de precificação e outras providências, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA:


I. A Previc pode determinar, a qualquer tempo, a realização de novo estudo técnico de adequação, caso o estudo original seja avaliado como inconsistente ou insuficiente, apontando especificamente as inconsistências ou insuficiências a serem sanadas, bem como o devido embasamento técnico ou normativo.

II. Na projeção de crescimento real dos salários ou crescimento real dos benefícios do plano, podem-se adotar taxas negativas em linha com a situação econômica do país.

III. Todas as hipóteses atuariais adotadas em avaliação atuarial de plano de benefícios devem ser embasadas em estudo técnico de adequação e deve ser elaborado por contador habilitado e legalmente responsável pelo plano de benefícios e embasado em informações fornecidas pela EFPC e pela Previc.

IV. Os dados cadastrais e demais informações referentes ao passivo atuarial devem ser providenciados pelo ARPB, e as informações relativas aos investimentos devem ser providenciadas pelo AETQ.


Está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns):

Alternativas
Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - Previc |
Q1898190 Conhecimentos Bancários
Em relação à Instrução da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que dispõe sobre as Demonstrações Atuariais e os elementos mínimos que devem constar na Nota Técnica Atuarial dos planos de benefícios de caráter previdenciário administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - Previc |
Q1898191 Conhecimentos Bancários
Considerando a resolução que dispõe sobre aplicação de recursos, as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) podem adquirir e manter posições em mercados derivativos, diretamente ou por meio de fundos de investimentos, desde que observadas certas condições. Qual(is) é(são) a(s) condição(ões)?
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - Previc |
Q1898192 Auditoria

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), quando da contratação dos serviços de auditoria sobre as suas demonstrações contábeis, deverão observar diversas obrigações a serem estabelecidas com o auditor independente. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA:


I. No contrato celebrado entre a EFPC com o auditor independente, deve constar cláusula autorizando o acesso da Previc aos papéis de trabalho do auditor independente, e a quaisquer documentos que tenham servido de base ou evidência para emissão dos relatórios emitidos por ele.

II. A Diretoria Executiva das EFPCs deverá comunicar formalmente ao auditor independente e ao Comitê de Auditoria, quando instalado, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da identificação, a ocorrência dos eventos relacionados a i) inobservância de normas legais e regulamentares que coloquem em risco a continuidade da EFPC e dos planos de benefícios operados por estas; ii) a fraudes de qualquer valor perpetradas pela administração da EFPC; iii) a fraudes relevantes perpetradas por funcionários das EFPCs ou por terceiros; e iv) a erros que resultem em incorreções relevantes nas demonstrações contábeis da EFPC.

III. Todas as EFPCs devem solicitar ao auditor independente que produza os seguintes documentos: i) relatório do auditor independente sobre as demonstrações contábeis; ii) relatório circunstanciado sobre as deficiências identificadas no curso dos trabalhos de auditoria e a adequação dos controles internos aos riscos suportados pelas EFPCs, bem como recomendações destinadas a sanar essas deficiências; e iii) relatório para propósito específico no qual deverá ser avaliada a adequação dos controles internos aos riscos suportados, bem como a governança da EFPC.

IV. O relatório circunstanciado sobre as deficiências identificadas no curso dos trabalhos de auditoria e a adequação dos controles internos aos riscos suportados pelas EFPCs, bem como recomendações destinadas a sanar essas deficiências, e o relatório para propósito específico no qual deverá ser avaliada a adequação da administração, bem como a governança da EFPC devem ser emitidos, no mínimo, semestralmente.


Estão CORRETOS apenas os itens:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: B
5: A