Questões de Concurso Público UFSC 2010 para Professor - Artes Visuais

Foram encontradas 24 questões

Q491971 Educação Artística
Com relação ao Barroco, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q491972 Educação Artística
Assinale a alternativa CORRETA.

Maria Christina Rizzi, em Reflexões sobre a Abordagem Triangular do ensino da Arte (BARBOSA (org.) 2008, p. 335-348), aponta que uma das mais constantes críticas que a Abordagem Triangular tem recebido é a de entender a proposta como uma simples tradução do americano Discipline Based Art Education - DBAE. Rizzi afirma que a própria autora, Ana Mae Barbosa, discorda dessa compreensão, uma vez que a equipe americana propunha a disciplinarização do ensino da arte como postura epistemológica, enquanto Ana Mae sistematiza uma postura:
Alternativas
Q491973 Educação Artística
Considere a seguinte situação: você irá desenvolver um projeto de ensino de artes visuais voltado a questões relacionadas à consciência ecológica e ao meio ambiente. Nesse projeto, você pretende trabalhar com artistas cujas obras reflitam uma crescente integração na dinâmica da vida, envolvendo questões ecológicas e ambientais. Que artistas você apresentaria aos seus alunos?
Alternativas
Q491974 Educação Artística
Aprender a olhar para os desenhos infantis, visando poder ver as diferenças de percurso e pensar em intervenções para ampliar possibilidades gráficas, implica também conhecer as diferentes pesquisas efetuadas por especialistas nessa área. Entre vários pesquisadores, Luquet foi “[...] o primeiro a distinguir as grandes etapas do grafismo infantil [...]”, diz Mèredieu (1974, p. 22).

Com relação à etapa Realismo intelectual de Luquet, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q491975 Educação Artística
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos elementos da visualidade e suas relações compositivas.

(   ) Os elementos visuais apresentam-se sempre articulados expressivamente e em situações compositivas indicadas por: movimentos, direções, ritmos, contrastes, tensões, proporção etc.
(   ) A linha é resultante do deslocamento de uma forma e vai concretizar-se em direções e extensões. Sendo bidimensionais, as linhas se articulam virtualmente.
(   ) As texturas são aparências visuais resultantes da materialidade das superfícies ou dos tratamentos gráfico-plásticos dados aos espaços visivos.
(   ) O valor exato de cada cor dependerá do conjunto em que é vista, de um contexto colorístico. De acordo com as relações colorísticas, a mesma cor pode definir o espaço de maneiras diferentes.
(   ) As formas superpostas nos permitem perceber melhor espaços bidimensionais estáticos. Além disso, ordenam os movimentos visuais em direção horizontal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Q491976 Educação Artística
Com relação à imagem abaixo, é CORRETO afirmar que:

imagem-001.jpg
Disponível em: www.itaucultural.org.br Acesso em: 13 maio 2010.
Alternativas
Q491977 Educação Artística
Considerando que a leitura estética ocupa lugar tão importante quanto o da produção artística, é necessário que as questões que lhe são pertinentes possam ser abordadas pelo professor no planejamento de suas atividades. Segundo Wagner (2003), entender melhor a natureza da compreensão estética dos alunos, o desenvolvimento estético dos mesmos e a adequação das propostas de atividades às suas possibilidades, é fator importante para a melhoria da qualidade do ensino da arte.

Com relação às Teorias do desenvolvimento estético, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q491978 Educação Artística
Em O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola, Buoro (1996) apresenta uma proposta pedagógica de Arte na Educação Escolar em quatro etapas, que correspondem a cada uma das quatro primeiras séries do primeiro grau.

Com relação à autora e a sua proposta, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q491979 Educação Artística
Assinale a alternativa CORRETA.

A perspectiva da educação para a compreensão crítica da cultura visual pressupõe:
Alternativas
Q491980 Educação Artística
Assinale a alternativa CORRETA.

A presença da imagem na sala de aula e a leitura de imagens presente no cotidiano escolar requerem preparo dos professores para proporem abordagens e ações que promovam a educação estética. Metodologias de leitura vêm contribuindo nesse sentido, como a apresentada por Edmund Burke Feldman (1970), cujo processo de leitura envolve:
Alternativas
Q491981 Educação Artística
Assinale a alternativa CORRETA.

Explorar imagens produzidas anteriormente como referências para criação do trabalho artístico, tornando explícito para o observador o uso dessas imagens, é uma das características da arte contemporânea, conhecida como:
Alternativas
Q491982 Educação Artística
Com relação à abordagem do historiador de arte-educação Arthur Efland, quanto ao papel da arte-educação no mundo pós-guerra (in: BARBOSA (org.) 2005), analise as afirmativas abaixo.

I. Se a realidade continua a ser missão das artes, o propósito da arte-educação, então, é contribuir para o entendimento dos panoramas social e cultural habitados pelo indivíduo.
II. As compreensões cultivadas por meio do estudo da arte são formas de deliberação que podem preparar os fundamentos para uma liberdade cultural e uma ação social.
III. A capacidade para fazer julgamentos amadurece quando, no ensino, intencionalmente se organizam situações que provoquem o desenvolvimento mental, incluindo a imaginação, por meio da criação e da reflexão.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q491983 Educação Artística
“Por metodologia do ensino e aprendizagem em arte estamos entendendo os encaminhamentos educativos das práticas de aulas artísticas e estéticas. [...] São ideias e teorias baseadas ao mesmo tempo em propostas de estudiosos da área e em nossas práticas escolares em arte e que se cristalizam nas propostas e aulas” (FUSARI; FERRAZ, 1993, p. 98). Com relação à metodologia educativa, correlacione as colunas enumerando a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1


I. Objetivos educacionais em Arte.
II. Conteúdos escolares em Arte.
III. Métodos de ensino e aprendizagem em Arte.
IV. Meios de comunicação escolares em Arte.

                                               Coluna 2


(   ) São as metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazos.
(   ) São os diversos materiais didáticos e mídias, contendo informações e possibilitando comunicações.
(   ) São os caminhos educativos a serem percorridos pelos alunos.
(   ) São os “modos pedagógicos de fazer”, de forma que os alunos vivenciem processos de produção e de entendimento sensível-cognitivos.
(   ) Explicitam as ações culturais mais essenciais e abrangentes que os alunos devem ser capazes de praticar.
(   ) São selecionados para uso comunicacional durante a relação educativa.
(   ) São os assuntos substantivos em arte a serem trabalhados.
(   ) São aspectos essenciais selecionados pelos professores, dentre os conhecimentos artísticos e estéticos histórico-culturalmente produzidos e em produção pela humanidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Q491984 Educação Artística
Assinale a alternativa CORRETA.

Ana Mae Barbosa, em seu livro Tópicos e Utópicos (1998), ao abordar A Multiculturalidade e os Parâmetros Curriculares Nacionais de 97/98, critica a proposta de transversalidade presente nos PCN, declarando que não se trata de problema transversal, mas básico para uma educação democrática. Aponta como uma das principais questões que norteiam a atitude multiculturalista no ensino da arte:
Alternativas
Q491985 Educação Artística
Com relação à arte contemporânea, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

I. Esta modalidade de produção artística que lança a obra no espaço com auxílio de materiais muito variados, de caráter plástico, formal ou conceitual é denominada: _____________________.
II. Na _____________________, o artista não luta mais com a matéria, mas com a ideia. Não faz mais obras, propõe ideias para fazer obras. Exige participação mental do espectador.
Alternativas
Q491986 Educação Artística
No capítulo “Revendo a nomenclatura do ensino de arte", as autoras Fusari e Ferraz (1992: p.15-18) afirmam que as diferentes nomenclaturas implicam diferentes concepções teóricas. Ao encerrar o texto, escrevem: “Enfim, é importante redefinir objetivos, conteúdos e métodos do curso de Arte na educação escolar para que ele deixe de ser considerado apenas atividade e passe a uma nova categoria: disciplina Arte."
Organize, de cima para baixo, as características da coluna da direita de acordo com a nomenclatura da coluna da esquerda.

                               Coluna 1                   Coluna 2
                    I. Educação Artística    ( ) Técnicas artísticas
                   II. Arte                           ( ) Expressão pessoal
                  III. Arte-Educação          ( ) Conhecimento 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Q491987 Educação Artística
Assinale a alternativa onde são indicadas CORRETAMENTE algumas características do ensino de arte modernista.
Alternativas
Q491988 Educação Artística
Assinale a alternativa que corresponde à designação CORRETA de “livro de artista”.
Alternativas
Q491989 Educação Artística
“O que faz a diferença entre uma obra de arte e algo que não é uma obra de arte quando não se tem nenhuma diferença perceptual interessante entre elas?” Esta pergunta foi elaborada por Arthur Danto a partir de uma exposição.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome da obra e do artista que provocaram essa reflexão.
Alternativas
Q491990 Educação Artística
Num projeto de ensino de arte para o Ensino Fundamental, encaminhamento metodológico refere-se às escolhas do professor, em diálogo com seus alunos, acerca de conteúdos, modalidades técnicas para processo artístico, procedimentos e avaliação. Fazem parte dos processos de avaliação:

I. Instrumentos de avaliação: portfólio, memorial descritivo, produção artística, relatórios de visitas, leituras de imagens.
II. Critérios de avaliação: capacidade de dar forma visual às ideias, participação ativa em todas as atividades, argumentação sobre questões relativas à arte.
III. Razões para a avaliação: relacionar os objetivos e finalidades educativas com a aprendizagem, revisar e valorizar o ensino, diagnosticar o conhecimento básico dos estudantes e suas necessidades, reconhecer, descrever e informar sobre a aprendizagem.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: B
5: B
6: D
7: A
8: B
9: C
10: C
11: E
12: D
13: A
14: B
15: D
16: C
17: D
18: D
19: E
20: E