Questões de Concurso Público UFT 2019 para Residência Médica - Acesso Direto

Foram encontradas 100 questões

Q1088681 Medicina
A Resposta Endócrino-Imuno-Metabólica ao Trauma Cirúrgico envolve uma série de fatores biológicos na tentativa de diminuir danos de agressão cirúrgica, combater o contato com agentes externos e restabelecer a homeostase do organismo. A resposta inflamatória é inevitável em um ato cirúrgico e, atualmente, busca-se reduzir a sua intensidade e seus efeitos para a boa recuperação pós-operatória do paciente cirúrgico. Dentro desse contexto, citocinas são pequenas proteínas ou glicoproteínas secretadas, para alterar a função das células-alvo de uma maneira endócrina (incomum), parácrina ou autócrina. Assinale a alternativa CORRETA que apresente as citocinas pró-inflamatórias, que atuam no trauma cirúrgico:
Alternativas
Q1088682 Medicina
Cirurgias ambulatoriais são todos os procedimentos clínico-cirúrgicos (com exceção daqueles que acompanham os partos) que, pelo seu porte, dispensam o pernoite do paciente. Eventualmente, o pernoite do paciente poderá ocorrer, sendo que o seu tempo de permanência, no estabelecimento, não deverá ser superior a 24 horas. A cirurgia/procedimento com internação de curta permanência (Cirurgia ambulatorial) é contraindicada nas seguintes afirmações, EXCETO:
Alternativas
Q1088683 Medicina
A cirurgia bariátrica e metabólica, também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago, reúne técnicas com respaldo científico, destinadas ao tratamento da obesidade mórbida e ou obesidade grave e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele. Em relação à cirurgia bariátrica e metabólica, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1088684 Medicina
A cirurgia robótica vem ganhando espaço dentro do campo da cirurgia minimamente invasiva e, em alguns tipos de cirurgia, mostrando-se mais segura que outras modalidades cirúrgicas videolaparoscópicas e endoscópicas. Com relação à cirurgia robótica, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1088685 Medicina
O atendimento inicial adequado às hemorragias digestivas é fundamental para o bom prognóstico do paciente. As decisões diagnósticas e o tratamento clínico-endoscópico deve ser realizado da melhor forma possível para melhorar a morbimortalidade dos sangramentos gastrointestinais, visto que apenas 5 a 10% dos pacientes necessitarão de abordagem cirúrgica. A classificação de Forrest das hemorragias por doença ulcerosa péptica foi desenvolvida para avaliar a lesão e o tipo de tratamento endoscópico e, também, para estratificar o risco de ressangramento. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1088686 Medicina
No intuito de diminuir as complicações, inerentes ao ato cirúrgico, o Protocolo para Cirurgia Segura (PCS) deve ser aplicado, em todas as unidades dos estabelecimentos de saúde que realizam procedimentos (terapêuticos ou diagnósticos) que impliquem em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos endoscópios, dentro ou fora de centro cirúrgico. Faz parte do processo de cirurgia segura (PSC), EXCETO.
Alternativas
Q1088687 Medicina
Nódulos tireoidianos são encontrados, frequentemente, na prática médica, e representam a principal manifestação clínica de uma série de doenças tireoidianas. Sobre as condutas no nódulo tireoidiano, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1088688 Medicina
Distúrbios hidroeletrolíticos comumente acompanham diversas condições cirúrgicas, no atendimento de pacientes, no serviço de urgência e emergência. Sobre os distúrbios hidroeletrolíticos, no período perioperatório, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1088689 Medicina
A dor pós-operatória aguda é uma complexa reação fisiológica às agressões, geradas pela lesão tecidual, pela tração visceral, ou, então, pela própria doença. O conceito de analgesia preemptiva sugere que o melhor controle da dor pós-operatória se inicia no pré-operatório. Esse tipo de manejo farmacológico induz a um estado de analgesia efetiva previamente ao trauma cirúrgico. Podem fazer parte da analgesia preemptiva, EXCETO:
Alternativas
Q1088690 Medicina
O estadiamento mais utilizado, para o câncer colorretal, é o sistema TNM da American Joint Committee on Cancer (AJCC), que teve sua sétima edição, publicada em 2010. Assinale a alternativa CORRETA, quanto ao estadiamento do adenocarcinoma de cólon, segundo o TNM da AJCC (7ª edição).
Alternativas
Q1088691 Medicina
A hiperplasia prostatica benigna (HPB) é considerada a neoplasia interna benigna mais comum do homem adulto. Apesar de ser uma doença benigna, em casos mais graves, pode exigir cirúrgico complexo. O Escore internacional de Sintomas Prostáticos, International Prostate Symptom Score (IPSS), classifica a intensidade dos sintomas e propõe as modalidades de tratamentos a serem consideradas. Em relação ao escore IPSS e ao tratamento da hiperplasia prostática benigna, é INCORRETO afirmar.
Alternativas
Q1088692 Medicina
O fígado é um órgão complexo que possui dupla vascularização de irrigação, pela veia porta e artéria hepática, e um sistema de drenagem venosa hepática que tributa a veia cava inferior, além de possuir múltiplas funções vitais. O fluxo sanguíneo hepático é de 1500 mL/min, representando 25% do débito cardíaco. A veia porta é responsável por 2/3 do fluxo hepático total. Diante disso, torna-se fundamental conhecer a condição de hipertensão portal prévia de um paciente potencialmente cirúrgico, no pré-operatório de qualquer tipo de cirurgia abdominal. Sobre a hipertensão portal, é CORRETO afirmar.
Alternativas
Q1088693 Medicina
A Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é uma das principais infecções relacionadas à assistência à saúde no Brasil, ocupando a terceira posição entre todas as infecções em serviços de saúde e compreendendo 14% a 16% daquelas encontradas em pacientes hospitalizados. No que diz respeito à infecção do sítio cirúrgico, estão corretas as seguintes afirmações, EXCETO.
Alternativas
Q1088694 Medicina
O melanoma cutâneo teve um dos seus primeiros relatos descritos por Hunter em 1787. E, em 1806, foi chamado de câncer negro por Laennec, que descobriu as metástases viscerais da doença. Apesar da longa história de avanços na fisiopatologia, no diagnóstico e no tratamento do melanoma e da facilidade de prevenção e de diagnóstico precoce (protetores solares e exame físico da pele, por exemplo), ele ainda permanece entre os 10 cânceres mais comuns do mundo. Sobre o melanoma cutâneo, é CORRETO afirmar.
Alternativas
Q1088695 Medicina
A trombose venosa profunda (TVP) é uma complicação comum nos pacientes internados, devido à restrição ao leito e à imobilização prolongada. A profilaxia da TVP pode ser realizada, por meio de métodos físicos e/ou farmacológicos, EXCETO por:
Alternativas
Q1088696 Medicina
A profilaxia antimicrobiana em cirurgia é um instrumento importante na prevenção da infecção do sítio cirúrgico (ISC), no entanto, sua ação é limitada, razão pela qual não substitui as demais medidas de prevenção.
São medidas que reduzem o índice de infecções pós-operatórias, EXCETO:
Alternativas
Q1088697 Medicina
Síndrome do intestino curto é um termo utilizado para descrever condições clínicas de pacientes com perda significativa do comprimento do intestino e são dependentes de nutrição parenteral total (NPT).
Essa síndrome ocorre por lesões congênitas e adquiridas, possui uma mortalidade de 43%, em 5 anos, e tem, como opção de tratamento, o transplante de intestino. Sobre o transplante de intestino, é CORRETO afirmar.
Alternativas
Q1088698 Medicina
A hérnia inguinal é uma das patologias mais frequentes que se coloca ao Cirurgião Geral. Muitas vezes, considerada de menor importância, acarreta um impacto importante, pela interferência na qualidade de vida diária do doente.
O tratamento de hérnias recidivadas ocupa cerca de 12% da cirurgia de hérnia inguinal.
No que diz respeito ao tratamento de hérnias inguinais recidivadas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1088699 Medicina
O atendimento médico ao paciente politraumatizado é sistematizado pelo curso de suporte avançado de vida, no trauma Advanced Trauma Life Support (ATLS), desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões, American College of Surgeons (ACS). O manejo inicial adequado desses pacientes é fundamental para sobrevida, a curto e longo prazo, e evita complicações e sequelas iatrogênicas. A decisão de passagem de cateter urinário, no paciente politraumatizado, é realizada como medida auxiliar à avaliação primária. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q1088700 Medicina
O traumatismo torácico, nos dias atuais, assume grande importância devido, em parte, à sua incidência e, por outro lado, pelo aumento da gravidade e da mortalidade das lesões. Isso se deve pelo aumento do número, poder energético e variedade dos mecanismos lesivos, por exemplo, a maior velocidade dos automóveis, a violência urbana, e dentro desta, o maior poder lesivo dos armamentos, além de outros fatores.
Quanto ao trauma torácico, marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: X
4: B
5: D
6: D
7: A
8: B
9: E
10: C
11: C
12: A
13: D
14: C
15: E
16: E
17: B
18: B
19: B
20: E