Questões de Concurso Público Prefeitura de Londrina - PR 2019 para Gestor de Comunicação
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Leia o texto a seguir.
A hostilidade do grande público era muito acentuada contra o big business americano, John Rockefeller, acusado de aspirar ao monopólio, de mover uma luta sem quartel às pequenas e médias empresas, de combater sem olhar a meios; numa palavra, de ser feroz, impiedoso, sanguinário.
(DUARTE, J. (org.); MOUTINHO, A.V. et al. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica. 5.ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2018. sp.)
Esse texto narra o contexto que propiciou o surgimento da assessoria de imprensa. No início do século passado, um jornalista profissional foi convidado a deixar o jornalismo para “mudar” a imagem do empresário John Rockfeller.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome desse profissional.
Em relação aos trechos da primeira “carta de princípios” para assessores de imprensa, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios.
( ) Veículos de comunicação que noticiarem apenas notícias favoráveis aos nossos clientes terão preferência em verbas para propaganda oficial.
( ) Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente.
( ) Nenhuma palavra ou trecho de nossos comunicados à imprensa deve ser suprimido.
( ) Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
No Brasil, sobretudo em Brasília, os órgãos públicos, especialmente os Ministérios e departamentos Federais, jogam milhões de cruzeiros por ano nas cestas de papéis velhos de jornais, sob a forma de comunicados e press releases mal feitos, que frequentemente nada contêm de interesse dos leitores. Neles, predominam expressões como “dinâmico governador”, “eficiente diretor”, “zeloso dirigente” etc.
Nessa parafernália, quem está perdendo é o repórter. Em Brasília, onde o básico da informação é oficial, ele espera um dia inteiro nas antessalas dos ministros para, ao fim do dia, receber uma folha de papel contendo um texto que, quase sempre, nada vale como notícia. Alguns profissionais se tornam tão viciados que resumem a sua atividade em reescrever o release, sem acrescentar-lhe nada, resultando daí uma notícia pobre e sem conteúdo informativo.
(CAVALCANTE, R. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1976.)
No Brasil, sobretudo em Brasília, os órgãos públicos, especialmente os Ministérios e departamentos Federais, jogam milhões de cruzeiros por ano nas cestas de papéis velhos de jornais, sob a forma de comunicados e press releases mal feitos, que frequentemente nada contêm de interesse dos leitores. Neles, predominam expressões como “dinâmico governador”, “eficiente diretor”, “zeloso dirigente” etc.
Nessa parafernália, quem está perdendo é o repórter. Em Brasília, onde o básico da informação é oficial, ele espera um dia inteiro nas antessalas dos ministros para, ao fim do dia, receber uma folha de papel contendo um texto que, quase sempre, nada vale como notícia. Alguns profissionais se tornam tão viciados que resumem a sua atividade em reescrever o release, sem acrescentar-lhe nada, resultando daí uma notícia pobre e sem conteúdo informativo.
(CAVALCANTE, R. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1976.)
Sobre os critérios de seleção e redação de um release, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Informação gratuita, de uso facultativo e com características jornalísticas.
( ) Informação paga sob a forma de informe oficial.
( ) Exatidão, objetividade e veracidade.
( ) Informações que favoreçam sempre o órgão público ou empresa.
( ) Transparência e interesse público.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
No Brasil, sobretudo em Brasília, os órgãos públicos, especialmente os Ministérios e departamentos Federais, jogam milhões de cruzeiros por ano nas cestas de papéis velhos de jornais, sob a forma de comunicados e press releases mal feitos, que frequentemente nada contêm de interesse dos leitores. Neles, predominam expressões como “dinâmico governador”, “eficiente diretor”, “zeloso dirigente” etc.
Nessa parafernália, quem está perdendo é o repórter. Em Brasília, onde o básico da informação é oficial, ele espera um dia inteiro nas antessalas dos ministros para, ao fim do dia, receber uma folha de papel contendo um texto que, quase sempre, nada vale como notícia. Alguns profissionais se tornam tão viciados que resumem a sua atividade em reescrever o release, sem acrescentar-lhe nada, resultando daí uma notícia pobre e sem conteúdo informativo.
(CAVALCANTE, R. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1976.)
No Brasil, sobretudo em Brasília, os órgãos públicos, especialmente os Ministérios e departamentos Federais, jogam milhões de cruzeiros por ano nas cestas de papéis velhos de jornais, sob a forma de comunicados e press releases mal feitos, que frequentemente nada contêm de interesse dos leitores. Neles, predominam expressões como “dinâmico governador”, “eficiente diretor”, “zeloso dirigente” etc.
Nessa parafernália, quem está perdendo é o repórter. Em Brasília, onde o básico da informação é oficial, ele espera um dia inteiro nas antessalas dos ministros para, ao fim do dia, receber uma folha de papel contendo um texto que, quase sempre, nada vale como notícia. Alguns profissionais se tornam tão viciados que resumem a sua atividade em reescrever o release, sem acrescentar-lhe nada, resultando daí uma notícia pobre e sem conteúdo informativo.
(CAVALCANTE, R. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1976.)
Quanto às principais características de um release, para despertar a atenção dos jornalistas que o recebe, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Credibilidade da fonte e conteúdo de interesse público.
( ) Relevância e novidade.
( ) Textos curtos com poucas informações que façam com que o jornalista entre em contato com o entrevistado destacado no release.
( ) Disponibilidade de informações.
( ) Conteúdo produzido exclusivamente para enaltecer o órgão público ou autoridade.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
No Brasil, sobretudo em Brasília, os órgãos públicos, especialmente os Ministérios e departamentos Federais, jogam milhões de cruzeiros por ano nas cestas de papéis velhos de jornais, sob a forma de comunicados e press releases mal feitos, que frequentemente nada contêm de interesse dos leitores. Neles, predominam expressões como “dinâmico governador”, “eficiente diretor”, “zeloso dirigente” etc.
Nessa parafernália, quem está perdendo é o repórter. Em Brasília, onde o básico da informação é oficial, ele espera um dia inteiro nas antessalas dos ministros para, ao fim do dia, receber uma folha de papel contendo um texto que, quase sempre, nada vale como notícia. Alguns profissionais se tornam tão viciados que resumem a sua atividade em reescrever o release, sem acrescentar-lhe nada, resultando daí uma notícia pobre e sem conteúdo informativo.
(CAVALCANTE, R. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 1976.)
A Internet alterou o modelo de trabalho das assessorias de imprensa.
Relacione as rotinas tradicionais, na coluna da esquerda, com as novas rotinas impostas pela Internet, na coluna da direita.
(I) Sistemas rotineiros e fixos de produção de conteúdo.
(II) Distribuição de conteúdo e contato apenas com jornalistas.
(III) Foco na divulgação jornalística via imprensa tradicional (rádio, TV, jornal).
(IV) Produção de conteúdo raso e fugaz.
(V) Incerteza sobre o impacto alcançado.
(A) Fragmentação: audiências menores, mais focadas, restritas, interesses específicos, diversos, pulverizados. Mais difícil falar com todos. Mais canais informativos segmentados. Deslocamento da comunicação massiva para a hipersegmentação.
(B) Disseminação de informação rápida e superficial, coexistindo com conteúdo mais denso e perene.
(C) Veículos de referência perdem importância relativa, estão sob escrutínio permanente, mas seguem como o principal fornecedor de conteúdo primário, e atuam como avalizadores.
(D) Diversidade de fontes, plataformas, canais, mídias. Veículos fornecedores de informação passam de um número restrito para incontáveis.
(E) Poder para o público, que escolhe onde, quando e como consumir informação.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Uma das definições do Institute for Crisis Management (Instituto para Gerenciamento de Crises) para crise é: “acontecimento que estimula grande cobertura da imprensa, com prejuízo para o desempenho da organização”. Veículos de comunicação são responsáveis por desencadear esse processo, seja porque investigam escândalos revirando a vida de políticos ou empresários, seja porque noticiam fatos como grandes acidentes.
Em casos de crise, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a melhor postura a ser adotada.
Não apenas de e-mails, releases e mensagens via celular vivem as assessorias de imprensa. Abusar do uso desses recursos e ainda querer buscar a simpatia de repórteres e editores, para cada abordagem desse tipo, é confiar demais na paciência de quem passa por momentos difíceis nas redações.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o melhor caminho para uma prática eficiente de assessoria de imprensa, que construa relacionamentos sólidos e éticos com os jornalistas.
No gerenciamento de crises, há alguns casos em que o assessorado realmente deve ser aconselhado a não prestar declarações à imprensa.
Nesse sentido, considere as afirmativas a seguir.
I. O enfoque da reportagem, apesar de conter informações verdadeiras, é desfavorável à empresa ou ao órgão público.
II. Quando o assunto a ser abordado interessa à concorrência. Falar sobre ele implicaria fornecer dados que outras empresas não costumam fornecer ao mercado, como forma de proteger suas atividades e seus negócios.
III. Nos casos em que a empresa é multada ou punida por algum órgão fiscalizador (como agências reguladoras), mas a notificação legal ainda não foi entregue.
IV. Quando há fatos envolvendo decisões da Justiça: o máximo que a organização tem a dizer é se vai ou não recorrer. Em tese, não há como contestar tais decisões fora da instância jurídica.
Assinale a alternativa correta.
Robert Capa, fotógrafo húngaro que se destacou na cobertura de grandes conflitos bélicos no século passado, é até hoje uma referência para os fotógrafos de guerra.
Sobre sua trajetória profissional, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Fotografou, em parceria com sua mulher, Gerda Taro, a Guerra Civil Espanhola, contribuindo para
denunciar as atrocidades do conflito.
( ) Além de fotografar, Capa também escreveu muitas de suas reportagens que foram publicadas em grandes revistas e jornais pelo mundo.
( ) Foi capturado pelos alemães durante a 2ª Guerra Mundial e passou 2 anos em um campo de concentração.
( ) Mudou-se, depois da 2ª Guerra Mundial, para os Estados Unidos e se dedicou ao trabalho de Direção de Fotografia em vários filmes de Hollywood.
( ) Morreu na Guerra da Indochina ao pisar em uma mina terrestre.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
O fotógrafo Alexander Rodchenko foi um dos fundadores do movimento do Construtivismo Russo. Suas imagens engajadas influenciam até hoje o olhar de fotógrafos documentais.
Sobre sua trajetória profissional, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Sua fotografia, preocupada em construir uma série documental analítica, nasce em sintonia com a Revolução Espanhola.
( ) Visando chamar a atenção e chocar o espectador, fotografou frequentemente seus assuntos em ângulos ímpares e inusitados, geralmente muito acima de ou muito abaixo.
( ) Muitos trabalhos realizados por Rodchenko, no início do século XX, influenciam até hoje a área do Design Gráfico e Digital.
( ) Suas imagens colaboraram para criar a estética do cinema Construtivista, principalmente nas obras de Sergei Eisenstein e Dziga Vertov.
( ) Uma de suas principais influências surge das teorias psicanalistas de Sigmund Freud, que valorizam a importância do inconsciente para impulsionar a criatividade do ser humano.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Nascido em Aimorés, no Espírito Santo, Economista de formação, tornou-se um dos mais premiados e mais famosos fotógrafos em todo o mundo, graças às obras monumentais que brotaram de suas lentes.
Sobre a trajetória profissional de Sebastião Salgado, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Descobriu a fotografia usando a câmera emprestada de sua mulher, quando se mudaram para Paris no início dos anos 70.
( ) Um de seus trabalhos mais importantes foram as imagens do atentado à bomba no episódio conhecido como Rio-Centro, durante a Ditadura Militar no Brasil.
( ) Sebastião é adepto da fotografia engajada, comprometida com uma causa, e já passou meses e anos viajando para produzir alguns de seus livros. Um dos temas principais de sua obra são os trabalhadores ao redor do mundo.
( ) Sebastião também se destacou na produção de ensaios de moda para as principais publicações internacionais do gênero.
( ) Sua vida foi tema do documentário “O Sal da Terra”, dirigido pelo filho, Juliano, em parceria com o diretor Wim Wenders. A obra foi indicada ao Oscar 2015 de melhor documentário.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Fundada há mais de 70 anos, pelo grande mestre francês Henri Cartier-Bresson, esta Agência tornou-se abrigo para boa parte dos maiores fotógrafos da história e esteve presente na cobertura dos principais eventos mundiais, a partir da segunda metade do Século XX.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o nome dessa Agência.
Observe a imagem e leia o texto a seguir.
Fotógrafo francês considerado por muitos como o mais importante e mais influente fotojornalista da história. Difícil encontrar alguém que tenha se destacado nesta profissão que não tenha se inspirada em sua trajetória de vida e em sua extensa obra. É dele a expressão “Instante Decisivo”, quando elementos visuais e emocionais se unem em perfeita harmonia e expressam a essência da situação presenciada pelo fotógrafo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o autor da imagem e a quem o texto se refere.
A Profissão de Jornalista possui um Código de Ética que fixa as normas ao qual deverá subordinar-se a atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre os jornalistas.
Em relação aos princípios éticos exigidos ao Jornalista, considere as afirmativas a seguir.
I. Divulgar todos os fatos que sejam de interesse do órgão em que trabalha em detrimento do público.
II. Lutar pela liberdade de pensamento e expressão, respeitando o direito à privacidade do cidadão.
III. Opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
IV. Combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial, quando exercida com o objetivo de controlar a informação.
Assinale a alternativa correta.
Observe a imagem a seguir.
(AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus, 1995.)
Nas diretrizes para se conseguir uma composição fotográfica equilibrada, existem algumas regras básicas utilizadas na fotografia. Uma das mais populares defende que o fotógrafo deve, no momento do enquadramento da imagem, dividir a fotografia em 9 quadrados, traçando 2 linhas horizontais e 2 verticais imaginárias, e posicionar o assunto que se deseja destacar nos pontos de cruzamento.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a denominação desse princípio, conforme representado na fotografia.