Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Ponte - MG 2021 para Médico

Foram encontradas 10 questões

Q1862029 Medicina
Qual a principal causa da insuficiência cardíaca à direita?
Alternativas
Q1862030 Medicina
De acordo com a Sétima Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, os exames complementares a serem solicitados de rotina para o paciente hipertenso, são:  
Alternativas
Q1862031 Medicina
Em relação ao rastreamento de câncer de mama, pode-se afirmar de acordo com o Ministério da Saúde (MS):
Alternativas
Q1862032 Medicina
André, 33 anos, após uma viagem ao Norte de Minas Gerais, apresentou prurido em extremidades distais dos membros inferiores e erupção maculopapular pruriginosa com duração de cinco dias. Em seguida, após sete semanas, apresentou febre alta (39°C), calafrios, hepatoesplenomegalia, diarreia, dor abdominal, prostração, sudorese, com consequente perda ponderal. O achado laboratorial revelou discreto aumento de transaminases e leucocitose com eosinofilia. Qual a hipótese diagnóstica? 
Alternativas
Q1862033 Medicina
Em um pronto atendimento, um plantonista deparou-se com uma situação crítica: Maria, 4 anos, moradora da cidade de Guanhães (MG), estava com um quadro de obstrução intestinal. O quadro clínico era dor abdominal tipo cólica, de forte intensidade, associada a vômitos intensos e parada de eliminação de fezes e flatulências. O exame físico revelou massa em fossa ilíaca esquerda. Foi solicitado Raios X de abdome que revelou imagem em “miolo de pão”. Julgando-se tratar de uma parasitose intestinal, qual o parasita mais provável?
Alternativas
Q1862034 Medicina
Paciente de 30 anos, portador de HIV, apresenta um quadro arrastado de cefaleia, confusão mental, febre, náuseas e vômitos. O paciente encontra-se muito imunodeprimido, com possível presença de hipertensão craniana. Qual o diagnóstico mais provável? 
Alternativas
Q1862035 Medicina
Carlos,38 anos, trabalhador rural, desenvolve uma síndrome febril (39°C), calafrios, icterícia, diminuição do débito urinário, sangramento nasal e cefaleia frontal e retro-orbitária. Frente a esse caso, qual o provável diagnóstico?
Alternativas
Q1862036 Medicina
A lei Orgânica da Saúde, Lei N.º 8.080/90, dispõe sobre condições de promoção, proteção e recuperação da saúde, organização e funcionamento dos serviços. No seu artigo 18, à direção municipal do SUS compete:
Alternativas
Q1862037 Medicina
Carla, 35 anos, compareceu à unidade de saúde, localizada no município de Guanhães (MG). Sua queixa era de febre alta há 3 dias (38,5°C), cefaleia associada a dor retro-orbitária. Ao exame: Paciente agitada, com presença de taquicardia e taquipneia, hipotensão postural, extremidades frias e úmidas, pulso fraco e filiforme.
Qual a classificação da paciente e conduta?
Alternativas
Q1862038 Medicina
Marta, 29 anos, gestante com IG: 12 semanas, apresenta VDRL: positivo. Ela relata aparecimento de lesão única, pouco dolorosa em região genital há 15 dias. Inicialmente era uma pápula de cor rósea, que evoluiu para um vermelho mais intenso e ulceração. No exame físico, o que chamou a atenção do médico foram as bordas endurecidas, que desciam suavemente até um fundo liso e limpo, recoberto por material seroso. Na palpação, observou reação ganglionar regional múltipla e bilateral, não supurativa. Qual a melhor conduta? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: B
6: D
7: E
8: A
9: E
10: D