Questões de Concurso Público UFPE 2010 para Assistente Social

Foram encontradas 40 questões

Q306420 Serviço Social
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA – assinale o órgão que deve ser acionado em casos de suspeita ou configuração de maus-tratos contra a criança ou adolescente.
Alternativas
Q306421 Serviço Social
A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:
Alternativas
Q306422 Serviço Social
Acerca das regras que tratam da prática do ato infracional previstas no ECA – Lei 8069/90, é correto afirmar que:
Alternativas
Q306423 Serviço Social
A Lei 10.741 de 1 de outubro de 2003 – Estatuto do Idoso, estabelece que:
Alternativas
Q306424 Serviço Social
Segundo a Lei, são medidas específicas de proteção ao idoso a serem determinadas pelo Ministério Público ou o Poder Judiciário, a requerimento daquele:

1) localização de parentes ou responsáveis por idosos abandonados.
2) encaminhamento a família ou curador, mediante termo de responsabilidade.
3) proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos dos idosos.
4) atendimento especializado ao idoso portador de deficiência ou de doença infecto-contagiosa.
5) abrigo temporário.

Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q306425 Serviço Social
De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, compete ao Conselho Nacional de Assistência Social:
Alternativas
Q306426 Serviço Social
Dentre os princípios que regem a Política Nacional de Assistência Social não se inclui:
Alternativas
Q306427 Serviço Social
De acordo com a Lei 8.742/93:
Alternativas
Q306428 Serviço Social
O Sistema Único de Assistência Social – SUAS define e organiza os elementos imprescindíveis à execução da política de Assistência Social em consonância com o que prevê a Lei 8.742/93 e os compromissos da Política Nacional de Assistência Social - PNAS/2004. Com base nessa afirmativa, o SUAS:

1) estabelece a gestão compartilhada com os conselhos gestores para financiamento equitativo da política pelos três entes federativos e definição das competências da União, dos Estados e dos Municípios de forma transparente.
2) consolida a gestão compartilhada, o co- financiamento e a cooperação técnica entre os três entes federativos que, de modo articulado e complementar, operam a proteção social não contributiva da seguridade social no campo da assistência social.
3) regula a participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação e no controle das ações nos Estados e municípios.
4) assegura a descentralização político- administrativa em cada esfera de gestão com a primazia da sociedade civil em articulação com o poder público na execução da política de assistência social.
5) orienta-se para a consagração de direitos de cidadania e inclusão social.

Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q306429 Serviço Social
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social PNAS/2004, “somente o Estado dispõe de mecanismos fortemente estruturados para coordenar ações capazes de catalisar atores em torno de propostas abrangentes que não percam de vista a universalização das políticas, combinada com a garantia da equidade”. Para tanto, a administração pública deverá desenvolver habilidades específicas, com destaque para:
Alternativas
Q306430 Serviço Social
De acordo com a NOB - SUAS, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário e tem como responsabilidade:

1) manter ativo um serviço de vigilância epidemiológica.
2) realizar, sob orientação do gestor municipal da Assistência Social, o mapeamento e organização da rede socioassistencial de proteção básica e promover a inserção das famílias nos serviços de assistência social local.
3) desenvolver programas centrados nas políticas de habitação e saneamento, destinados a populações em situações especiais de agravo.
4) assegurar a implementação de projetos de microcrédito como estratégia de erradicação da pobreza e superação das desigualdades sociais.
5) executar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na perspectiva da descentralização participativa e da intersetorialidade.

Está(ao) correta(s), apenas:
Alternativas
Q306431 Serviço Social
Incluem-se nos serviços de proteção social especial de média complexidade no âmbito da assistência social:

1) grupos de convivência, geracionais e intergeracionais.
2) centros de informação, monitoramento e avaliação do protagonismo juvenil.
3) serviços de orientação e apoio sociofamiliar.
4) centros de informação e educação para o trabalho.
5) plantão social.

Está(ão) correta(s), apenas:
Alternativas
Q306432 Serviço Social
Nos anos 1990, principalmente a partir da institucionalização do Plano Real, se processa a reforma do Estado brasileiro, tendo como destaque:
Alternativas
Q306433 Serviço Social
Com a nova dinâmica social e política, instalada após a Constituição de 88, são tendências da proteção social no Brasil sob orientação da ideologia neoliberal:
Alternativas
Q306434 Serviço Social
A Lei Orgânica da Saúde, Lei 8080/1990 estabelece:
Alternativas
Q306435 Serviço Social
O Sistema Único de Saúde (SUS) inclui em seu campo de ação:
Alternativas
Q306436 Serviço Social
O Serviço Social contemporâneo reconhece:

1) a centralidade do trabalho na conformação da questão social e dos direitos consubstanciados em políticas sociais universais.
2) as políticas sociais focalizadas de combate à pobreza em oposição à universalização dos serviços sociais.
3) o empirismo e o pragmatismo no exercício profissional, de forma a dar respostas às expressões da questão social que se apresentam cotidianamente nos serviços.
4) o posicionamento da profissão no processo de reprodução das relações sociais favorece o controle social do Estado sobre a força de trabalho.
5) a necessidade de articulação das condições macrossocietárias da realidade, seus limites e possibilidades, às respostas de caráter ético- político e técnico-operativo da profissão.

Estão corretas, apenas:
Alternativas
Q306437 Serviço Social
Na fase de planejamento para instalação de uma unidade de proteção social especial do SUAS, segundo o critério de territorialidade, o assistente social decide realizar entrevistas individuais focalizadas com gestores de organizações na área a fim de conhecer a rede de proteção social existente e as atividades desenvolvidas. Tomando como referência os objetivos indicados, constituem procedimentos básicos nessa modalidade de entrevista:
Alternativas
Q306438 Serviço Social
Ao pesquisar os determinantes da evasão escolar no município, o assistente social utilizou o enfoque da dialética materialista. Nesta perspectiva metodológica o pesquisador:
Alternativas
Q306439 Serviço Social
Assinale as razões que justificam a escolha da pesquisa-ação como estratégia de pesquisa no lugar da pesquisa convencional.

1) O objetivo de descrição e de intervenção sem exigência de explicitação do quadro teórico e de controle das variáveis.
2) A intervenção gerada a partir da pesquisa-ação possibilita descobrir o que os participantes dizem e fazem em situações controladas e que não são de seu interesse.
3) O rigor metodológico, validade e confiabilidade das teorias construídas e consolidadas, no processo de pesquisa.
4) Os objetivos de mudança e busca do comprometimento e envolvimento direto de todos os agentes envolvidos.
5) A promoção do crescimento do senso crítico dos participantes e de sua capacidade de solucionar problemas.

Estão corretas, apenas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: D
6: B
7: C
8: A
9: E
10: C
11: C
12: B
13: A
14: B
15: A
16: C
17: A
18: B
19: B
20: D