Questões de Concurso Público Prefeitura de São José de Piranhas - PB 2024 para Médico Psiquiatra (CAPS)

Foram encontradas 15 questões

Q3127224 Psiquiatria
Os tratamentos para depressão têm evoluído muito nos últimos 30 anos, principalmente a partir do advento dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina ainda na década de 1990. Nos últimos anos, surgiram medicações cujo mecanismo de ação se afasta da clássica inibição de recaptação de monoaminas. Uma das medicações que está sendo mais estudada nesse intuito e seu mecanismo de ação é:
Alternativas
Q3127225 Psiquiatria
Sabe-se que os antipsicóticos convencionais, chamados também de antipsicóticos típicos, por serem antagonistas dopaminérgicos não seletivos, acabam por causar problemas ao paciente no mesmo compasso em que geram resposta no tratamento dos sintomas positivos (alucinações e delírios) da esquizofrenia. Segundo o Psicofarmacologia: Bases neurocientíficas e aplicações práticas (Stephen M. Stahl, 5ª edição), uma área afetada por essas medicações e que é considerada “o centro do prazer” cerebral é:
Alternativas
Q3127226 Psiquiatria
A discinesia tardia, temido efeito colateral de longo prazo causado pelos antipsicóticos típicos, é um:
Alternativas
Q3127227 Psiquiatria
A risperidona, um antipsicótico atípico, mais conhecido como o “mais típico dos atípicos” à medida que vai aumentando a dose em busca de resposta terapêutica, é bastante usada na prática da Psiquiatria. Fora do Brasil, em que há uma cultura de prevenção da descompensação do paciente psiquiátrico mais bem implementada, o uso de suas formulações de depósito é muito bem estabelecido. O metabólito ativo da risperidona que é bastante usado para este fim e tem formulações mensais, trimestrais e semestrais (de apenas uma aplicação cada) é:
Alternativas
Q3127228 Psiquiatria
Os benzodiazepínicos foram introduzidos no mercado ainda na década de 1960, tendo sido amplamente utilizados num contexto em que a psicofarmacologia ainda se iniciava e não se tinha real dimensão da capacidade de tolerância de dependência gerada por eles. A divisão dos benzodiazepínicos baseados no tempo de meia vida é bastante útil, principalmente quando se vai tentar o desmame. A alternativa CORRETA que contempla o benzodiazepínico com maior meia vida entre os listados é: 
Alternativas
Q3127229 Psiquiatria
Dentro do exame do estado mental, a sensopercepção é bastante importante na avaliação do juízo crítico do paciente em relação ao que ele percebe do ambiente exterior. Quando falamos sobre a imagem sensoperceptiva e citamos a capacidade de perceber que esta imagem, provinda do espaço exterior, também é percebida nesse espaço pelo paciente, trata-se da:
Alternativas
Q3127230 Psiquiatria
Comumente, temos alterações de sensopercepção que são consideradas normais, podendo acontecer com pessoas sem nenhum tipo de diagnóstico psiquiátrico. Quando, por exemplo, vemos uma nuvem e dizemos que ela tem o formato de um gato, estamos falando de um fenômeno chamado de:
Alternativas
Q3127231 Psiquiatria
Dentro das síndromes clínicas que cursam com alterações psiquiátricas, uma que chama a atenção é a Síndrome de Charles Bonnet, dada em homenagem ao filósofo que primeiro a descreveu ainda no século XVIII ao perceber os sintomas de seu avô. Nesta síndrome o paciente:
Alternativas
Q3127232 Psiquiatria
As viagens de Gulliver (Jonathan Swift, 1726), além de ser o livro mais famoso deste autor, tornou-se internacionalmente conhecido devido à sua abordagem satírica. O personagem principal, ao escapar de um naufrágio, encontra-se preso numa ilha e lá experencia algo com a população local que depois foi usado para nomear uma alteração senso perceptiva presente na Síndrome de Alice no País das Maravilhas. O quadro clínico desta síndrome e o tipo de alucinação que o livro de Jonathan Swift ajudou a nomear é o que chamamos de:
Alternativas
Q3127233 Psiquiatria
Paciente masculino de 33 anos chega a consultório devido a estar experimentando crises agudas de ansiedade com características panicosas (taquicardia, sudorese, tremores, lipotimia, sensação iminente de morte, falta de ar e sensação opressora no peito) e que, mesmo depois de instituído o tratamento com o escitalopram 10mg ao dia, ainda tem média de uma crise por semana. Nesta consulta, ele também traz um fato novo, descrito por ele abaixo:

“Doutor, no momento que eu estou na crise, começo a desconhecer o lugar onde eu estou, mesmo quando a crise é em casa, os móveis da casa, chego a não reconhecer nem minha esposa e nem meu filho, fico com uma sensação angustiante e desejando sair dali, como se tudo estivesse distante, até que começa a diminuir aos pouquinhos, depois que me medico com o Rivotril sublingual que o senhor passou, e aí volto ao normal”.

Nesta descrição, vemos uma alteração bastante comum encontrada em momentos de crise de pânico, chamada de: 
Alternativas
Q3127234 Psiquiatria
Os transtornos conversivos, também denominados “transtornos neurológicos funcionais”, são um desafio para médicos psiquiatras e não psiquiatras, principalmente no que se refere à diferenciação dos sintomas com grandes síndromes neurológicas. Uma das estratégias que podem ser utilizadas na diferenciação entre uma hemiparesia de origem neurológica e um transtorno conversivo é descrita abaixo:

“O doente, deitado na cama, é solicitado a flexionar o quadril da perna normal contra a resistência, sendo que o calcanhar da perna afetada não exercerá nenhuma pressão sobre a mão do examinador. No transtorno conversivo, esta pressão existirá”.

Isso é chamado de:
Alternativas
Q3127235 Psiquiatria
Paciente feminino, 20 anos, histórico de diagnóstico de transtorno bipolar do humor e transtorno de personalidade borderline, em uso no tratamento de manutenção de carbonato de lítio 300mg 1 comprimido 3 vezes ao dia, chega à emergência após tentativa de suicídio por intoxicação exógena, tendo usado os comprimidos que tinha à sua disposição nesse intuito. Sua avaliação clínica inclui fala de lítio disártrica, rebaixamento do sensório (estava em maca, com relato de que não consegue andar) e nistagmo. Médico que a atende segue o protocolo, suspendendo o uso do lítio, fazendo hidratação vigorosa e procedendo com proteção das vias áreas após perceber paciente rebaixada. O exame de litemia, solicitado na admissão, chega com o valor de 4,8 mEq/L. Além das medidas já feitas, deve-se, nesse momento:
Alternativas
Q3127236 Psiquiatria
Dentre as opções abaixo, marque a que um critério de Delphi para síndrome neuroléptica maligna:
Alternativas
Q3127237 Psiquiatria
A overdose por antidepressivos tem sido uma causa comum de atendimento em emergências gerais e psiquiátricas do Brasil. Os critérios de avaliação de risco de overdose de antidepressivo (ADORA, do inglês antidepressant overdose risk assessment) foram descritos pela primeira vez em 1995 e detalham as complicações precoces da overdose por antidepressivos. Dentre estas complicações, está:
Alternativas
Q3127238 Psiquiatria
Dentre os diagnósticos tidos como transtornos de adaptação, o luto é, sem dúvida, o mais conhecido. No entanto, este pode se complicar e ser passível de diagnóstico de luto patológico (prolongado). Tendo isso em mente, o manual diagnóstico do DSM-V-TR, visando a diferenciar de forma mais clara o momento em que devemos atentar para sintomas complicados do luto, estabelece em seus critérios diagnósticos a avaliação temporal. Segundo esse manual, o tempo transcorrido entre a perda e o diagnóstico deve ser de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: A
5: D
6: A
7: C
8: E
9: C
10: A
11: D
12: B
13: C
14: E
15: C