Questões de Concurso Público Prefeitura de Florianópolis - SC 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 17 questões

Q1645376 Fonoaudiologia

Considere um paciente do sexo masculino, 55 anos, com suspeita de Schwannoma Vestibular à esquerda.

Assinale a alternativa que corresponde ao resultado das Emissões Otoacústicas Evocadas por estímulo transiente (EOAT) e do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).

Alternativas
Q1645377 Fonoaudiologia
Um senhor de 75 anos foi encaminhado ao Serviço de Saúde Auditiva. Após passar pela avaliação audiológica e avaliação médica com Otorrinolaringologista iniciou o processo de seleção e adaptação de AASI (aparelho de amplificação sonora individual). O paciente apresenta perda auditiva do tipo sensorioneural de grau moderado com configuração descendente bilateralmente, sendo que os limiares variaram de 20 dBNA em 250 Hz a 65 dBNA em 8000 Hz. Curva timpanométrica do tipo A e reflexos acústicos presentes no modo contralateral sugerindo recrutamento. Apesar de o paciente estar aposentado, apresenta vida social ativa. Participa de grupo de terceira idade, vai à igreja semanalmente, gosta de frequentar com os amigos restaurantes, cinema e teatro. Nos finais de semana encontra a família para almoços e jantares em casa. O paciente referiu ser bastante vaidoso.
Frente ao diagnóstico audiológico apresentado pelo paciente e suas atividades diárias, assinale a alternativa correta quanto às características físicas e eletroacústicas do AASI a ser indicado ao paciente.
Alternativas
Q1645378 Fonoaudiologia
São consideradas estratégias terapêuticas que proporcionam um aumento de fluência em pacientes com Gagueira:
Alternativas
Q1645379 Fonoaudiologia
Um paciente adulto, 35 anos, sexo masculino, compareceu à Policlínica para realização dos exames de: audiometria tonal liminar, logoaudiometria e imitanciometria. O paciente foi encaminhado pelo médico do centro de saúde em decorrência de um quadro de Paralisia Facial Periférica (PFP) à direita. O paciente não relata queixas auditivas e/ou vestibulares.
Considerando que a PFP é supraestapediana e que à audiometria o paciente apresentou limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade bilateralmente, assinale a alternativa correta quanto aos resultados do exame de imitanciometria.
Alternativas
Q1645380 Fonoaudiologia
Um dos objetivos da atuação fonoaudiológica com pacientes submetidos à cirurgia bariátrica é:
Alternativas
Q1645381 Fonoaudiologia
Uma paciente do sexo feminino, 45 anos, com diagnóstico prévio de perda auditiva sensório-neural de grau profundo à orelha esquerda e limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade à orelha direita, compareceu à Policlínica para acompanhamento audiológico anual. A paciente apresenta esta perda auditiva desde a infância depois de um episódio de caxumba.
Considerando os procedimentos utilizados para a obtenção dos limiares auditivos por via área, via óssea e limiar de detecção de voz à orelha esquerda, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1645382 Fonoaudiologia
É correto afirmar em relação à anatomofisiologia da produção vocal:
1. O músculo tireoaritenóideo aduz, abaixa, encurta e espessa a prega vocal. 2. O músculo cricoaritenóideo lateral abduz a prega vocal. 3. O músculo aritenóideo aduz a glote posterior. 4. O músculo cricoaritenóideo posterior abduz a prega vocal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q1645383 Fonoaudiologia
Uma criança de 6 meses de idade foi levada pela mãe ao Centro de Saúde do seu bairro para passar por consulta de puericultura. Neste mesmo dia o médico a encaminhou para passar em consulta com o fonoaudiólogo para acompanhamento do desenvolvimento de fala, linguagem e auditivo. A mãe trouxe a queixa que a criança não responde quando chamada. A mãe relatou para o profissional que a criança falhou no “Teste da Orelhinha” quando nasceu. No relatório apresentado pela mãe, ao realizar o reteste com 30 dias de vida a criança falhou no exame de emissões otoacústicas por estímulo transiente e produto de distorção, apresentou curva timpanométrica do tipo A e reflexos acústicos ausentes com sonda de 1000Hz. Na época a criança foi encaminhada para consulta com o médico otorrinolaringologista para realizar diagnóstico. No entanto, a mãe não a levou, pois acreditava que a criança estava escutando bem na época. Durante o acompanhamento fonoaudiológico foram observados os seguintes resultados na avaliação comportamental: localização para sons instrumentais de 80dB, ausência de RCP (reflexo cócleo palpebral), imitanciometria com curva A e reflexos acústicos ausentes. Não localizou a voz sem amplificação. Na audiometria com Reforço Visual com o audiômetro pediátrico verificaram-se níveis mínimos de resposta em 85dBNA.
Considerando os relatos acima, assinale a hipótese diagnóstica audiológica.
Alternativas
Q1645384 Fonoaudiologia
Dentre as alterações de fala que um indivíduo com fissura labiopalatina pode apresentar, o Distúrbio Articulatório Compensatório (DAC) é o que traz maior prejuízo à inteligibilidade da fala.
Sobre este tema, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1645385 Fonoaudiologia
Sobre o processo de intervenção fonoaudiológica em casos de desvio fonológico, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1645386 Fonoaudiologia
Durante a avaliação de pacientes com suspeita de respiração oral, são aspectos importantes a serem considerados:
Alternativas
Q1645387 Fonoaudiologia

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) referentes ao câncer de laringe.


( ) Na laringectomia parcial horizontal supraglótica o foco da terapia deve ser na deglutição, a fonte sonora está quase sempre inalterada.

( ) Na laringectomia total com prótese fonatória, a fonte sonora mais comum é a voz esofágica.

( ) Tanto a localização como o estadiamento do tumor vão auxiliar a definição do melhor tratamento para o paciente.

( ) Nos casos de tumores do soalho da boca, a fase oral da deglutição não está comprometida.

( ) Na ablação completa da laringe – laringectomia total - a respiração passa a ser desviada diretamente da traqueia para o meio ambiente.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q1645388 Fonoaudiologia

. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).


( ) Inicialmente a laringe apresenta-se muito alta, o que pode ser observado em recém-nascidos durante a deglutição.

( ) Ao redor dos 15 anos de idade a cartilagem cricóidea se posiciona na altura da sétima vértebra cervical (C7), onde ficará até os 30 anos, descendo lentamente até a senescência.

( ) A porção membranosa das pregas vocais quase dobra de tamanho no primeiro ano de vida, chegando à fase adulta com uma variação de 11,5 a 16 mm no homem e de 8 a 11,5 mm na mulher.

( ) A voz do bebê é geralmente caracterizada por uma qualidade vocal descrita como gutural e com diferenças quanto ao sexo.

( ) A muda vocal nos homens ocorre ao redor de 13 a 15 anos, enquanto nas mulheres acontece ao redor de 12 a 14 anos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q1645390 Fonoaudiologia
Em relação às disfonias neurológicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1645393 Fonoaudiologia
Quanto à etiologia das disfagias orofaríngeas, é correto afirmar:
Alternativas
Q1645394 Fonoaudiologia
No âmbito do tratamento das disfagias orofaríngeas, é correto afirmar:
Alternativas
Q1645395 Fonoaudiologia
Tratando-se da avaliação das disfagias orofaríngeas, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: B
5: E
6: A
7: D
8: E
9: D
10: A
11: B
12: D
13: C
14: A
15: C
16: B
17: D