Questões de Concurso Público TJ-DFT 2022 para Analista Judiciário - Psiquiatria

Foram encontradas 39 questões

Q1932063 Psiquiatria
No que diz respeito à noção de confiabilidade de um diagnóstico, é correto afirmar que esse conceito se refere ao fato de:
Alternativas
Q1932064 Psiquiatria
Dentre os medicamentos abaixo, o mais indicado para a sedação de um paciente em delirium por encefalopatia é:
Alternativas
Q1932065 Psiquiatria
Paciente chega à emergência psiquiátrica com história de ter tomado vários medicamentos para tentar o suicídio. Ele apresentava tremores, boca seca, taquicardia, hipertensão, febre, euforia, agitação, paranoia, alucinações e irritabilidade.
É mais provável que ele tenha ingerido:
Alternativas
Q1932066 Psiquiatria
Homem de 30 anos procura tratamento com um psiquiatra queixando-se de problemas em seu trabalho. Ele diz que fica muito nervoso ao fazer apresentações diante dos colegas em conferências e que fica sempre sozinho em eventos sociais. Diz também que tem a impressão de que certas palavras nos documentos redigidos em trocas de e-mails entre os colegas se referem a ele e que percebe os sentimentos bons e ruins das outras pessoas em relação a ele através de "raios cósmicos" que perpassam seu corpo.
O diagnóstico mais provável é o de transtorno da personalidade:
Alternativas
Q1932067 Psiquiatria
A mãe de um rapaz que teve um primeiro episódio maníaco pergunta ao seu psiquiatra qual seria a chance de ele voltar a ter episódios semelhantes. 
O psiquiatra deve responder que as chances são próximas, nesse caso, de:
Alternativas
Q1932068 Psiquiatria
Paciente com transtorno bipolar II terá um pior prognóstico se apresentar como característica:
Alternativas
Q1932069 Psiquiatria
Dentre as patologias abaixo, aquela que geralmente se apresenta com a tríade de demência, distúrbio da marcha e incontinência urinária, sendo potencialmente reversível, é:
Alternativas
Q1932070 Psiquiatria
Paciente de 58 anos vem apresentando um quadro clínico caracterizado por mudança de personalidade, tendo se tornado mais expansivo, muito falante, fazendo gastos excessivos e apresentando um comportamento de desinibição social, muito diferente do seu funcionamento anterior. Ao exame, não apresenta comprometimento da memória. Em relação ao diagnóstico diferencial, nesse caso, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1932071 Psiquiatria
Menina de 7 anos vem agindo na escola de forma sexualmente provocativa com outras crianças, sexualizando atividades lúdicas e exibindo abertamente comportamento sexual.
A causa mais provável desse comportamento é:
Alternativas
Q1932072 Psiquiatria
Mulher de 40 anos apresenta história de repetidas crises, caracterizadas por delírios persecutórios e sintomas depressivos. Quando os episódios psicóticos agudos são controlados com medicação, os sintomas depressivos invariavelmente também desaparecem. Ela nunca apresentou sintomas de depressão fora dos períodos de crise psicótica nem sintomas psicóticos que não fossem acompanhados de sintomas depressivos. No período entre as crises, apresenta-se assintomática e tem vida normal. 
De acordo com o DSM-5, a alternativa diagnóstica mais apropriada é:
Alternativas
Q1932073 Psiquiatria
Em relação ao mecanismo de ação da mirtazapina, é correto afirmar que esse medicamento é um:
Alternativas
Q1932074 Psiquiatria
Paciente com episódios depressivos recorrentes se recusa a fazer uso de antidepressivos porque tal uso já lhe causou importantes efeitos colaterais sexuais.
As duas drogas com as quais o paciente teria maior probabilidade de adesão ao tratamento, devido à ausência de efeitos colaterais sexuais, são:
Alternativas
Q1932075 Psiquiatria
A clozapina é considerada o mais eficaz dos antipsicóticos, particularmente em pacientes que não responderam a outros tratamentos. No entanto, é um medicamento difícil de administrar, dado o risco de efeitos colaterais graves (agranulocitose).
Ao prescrever clozapina para um paciente, a maneira mais adequada de monitorar o aparecimento de agranulocitose é fazer o monitoramento por meio de hemograma: 
Alternativas
Q1932076 Psiquiatria
Constituem indicações consideradas de primeira linha para o tratamento em monoterapia da mania aguda todos os medicamentos listados na opção:
Alternativas
Q1932077 Psiquiatria
Paciente apresenta um padrão de comportamento caracterizado por baixa tolerância a ficar sozinha, buscando freneticamente relações de amizade ou amorosas que lhe permitam amenizar o imenso sentimento persistente de vazio ou solidão que a acompanha. Refere ainda a falta de um senso consistente da própria identidade e apresenta frequentemente dias de muita tristeza e desânimo, além de ser também tomada por uma enxurrada de outros afetos, como a raiva.
O diagnóstico mais provável dessa paciente é o transtorno da personalidade:
Alternativas
Q1932078 Psiquiatria
Em relação ao mecanismo de ação dos antidepressivos a seguir, a droga cuja inibição da recaptura de serotonina é menos potente é:
Alternativas
Q1932079 Psiquiatria
Dentre os antidepressivos inibidores da recaptura de serotonina a seguir, aquele que apresenta menor potencial de interação medicamentosa através das enzimas do citocromo P450 é:
Alternativas
Q1932080 Psiquiatria
Ao prescrever um IMAO para um paciente que vinha tomando anteriormente fluoxetina, o psiquiatra deve aguardar um intervalo entre a interrupção de uma droga e o início da outra (período de "washout") de:
Alternativas
Q1932081 Psiquiatria
Em relação às interações medicamentosas com a lamotrigina, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1932082 Psiquiatria
Discrasias sanguíneas graves (anemia aplástica, agranulocitose) ocorrem em cerca de 1 em cada 125.000 pessoas tratadas com carbamazepina.
Por isso, o monitoramento com hemogramas de rotina, recomendado para pacientes que iniciaram carbamazepina, deve acontecer
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C
5: A
6: C
7: D
8: B
9: D
10: C
11: C
12: C
13: A
14: D
15: C
16: B
17: E
18: D
19: B
20: A