Questões de Concurso Público CEMIG - MG 2017 para Médico do Trabalho

Foram encontradas 21 questões

Q2003539 Medicina
Na prevenção dos distúrbios musculoesqueléticos em membros superiores, deve o Médico do Trabalho considerar os seguintes princípios, EXCETO:
Alternativas
Q2003542 Medicina
Entre os agentes etiológicos e fatores de risco de natureza ocupacional mais conhecidos para o câncer de fígado, NÃO se inclui:
Alternativas
Q2003544 Medicina
Você é médico do trabalho e, durante o exame físico de um trabalhador, realiza a Manobra de Spurling, que é positiva quando ocorre(m)
Alternativas
Q2003545 Medicina
Para o cálculo do índice de gravidade do FAP – Fator Acidentário de Prevenção, devem-se levar em conta:
Alternativas
Q2003546 Medicina
O SESMT de uma empresa privada de grau de risco II, com 1500 funcionários, conta com 01 técnico de segurança do trabalho, 01 engenheiro de segurança do trabalho, 01 auxiliar de enfermagem do trabalho e 01 médico do trabalho.
Sobre o dimensionamento do SESMT dessa empresa, pode-se afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q2003547 Medicina
Um metalúrgico de 35 anos procura o serviço médico da empresa, com queixa de dor abdominal em cólica, diminuição do apetite e sonolência. Ao exame clínico, nota-se intensa palidez cutaneomucosa.
Qual o diagnóstico mais provável para esse paciente?
Alternativas
Q2003548 Medicina
São situações de trabalho favorecedoras do alcoolismo crônico, EXCETO:
Alternativas
Q2003550 Medicina
João Roberto é lavador de automóveis em um lava-jato no centro de Curitiba. Há quatro meses, vem reparando que seus pés estão frios, “adormecidos”, sem pulso e algo azulados.
As características apresentadas por João Roberto provavelmente estão associadas à seguinte manifestação dermatológica:
Alternativas
Q2003551 Medicina
Em relação ao PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, considere as afirmativas a seguir:
I. O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.
II. O documento-base do PPRA, bem como suas alterações e complementações, não necessitam ser apresentados e discutidos na CIPA, quando esta existir na empresa.
III. Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA, para avaliação do seu desenvolvimento, realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades.
Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2003553 Medicina
Qual das doenças citadas abaixo é causada pela inalação de aerossóis derivados da manipulação de algodão, tendo como principais manifestações clínicas a dispneia e a opressão torácica?
Alternativas
Q2003554 Medicina
“A exposição crônica ao ________________ causa uma síndrome de neurotoxicidade que pode se manifestar, inicialmente, por irritabilidade, anorexia, fadiga, cefaleia, fraqueza nas pernas e espasmos musculares. Depois podem-se notar disartria, distúrbios da marcha, sialorreia e instabilidade emocional, Finalmente, pode ocorrer uma síndrome similar à da doença de Parkinson, às vezes com um componente de psicose orgânica.”
A palavra que MELHOR completa a frase é:
Alternativas
Q2003555 Medicina
São variáveis usadas no cálculo do FAP – Fator Acidentário de Prevenção:
Alternativas
Q2003556 Medicina
Em relação à elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q2003557 Medicina
De acordo com o Anexo I da NR7, em relação ao diagnóstico da perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados e à definição de aptidão para o trabalho, devem-se levar em conta, além do traçado audiométrico ou da evolução sequencial de exames audiométricos, os seguintes fatores, EXCETO:
Alternativas
Q2003558 Medicina
Professor universitário de 40 anos, da área de Ciências Biológicas, sofre um assalto marcado por intensa violência nos arredores da Universidade onde trabalha. Dois meses após o ato de agressão, o profissional passa a apresentar um estado de hipervigilância, marcado, principalmente, por irritabilidade intensa, isolamento, pesadelos e evitação do câmpus universitário.
O quadro acima descrito sugere:
Alternativas
Q2003559 Medicina
De acordo com a Resolução CFM 1488/1998, para o estabelecimento do nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador, além do exame clínico (físico e mental) e dos exames complementares, quando necessários, deve o médico considerar, EXCETO:
Alternativas
Q2003560 Medicina
Os índices constituintes do FAP - Fator Acidentário de Prevenção (FAP) serão calculados segundo metodologia aprovada pelo Conselho Nacional de
Alternativas
Q2003562 Medicina
Sobre a Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout), é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2003564 Medicina
São considerados tipos de solução ergonômica, EXCETO:
Alternativas
Q2003565 Medicina
“Os estudos de Psicologia e de Estresse Organizacional identificam fatores individuais e de personalidade com maior predisposição para o adoecimento mental e, por outro lado, também identificam características que conferem tendência à saúde mental.”
(Extraído de: COUTO, H. A. Ergonomia do corpo e do cérebro no trabalho: os princípios e a aplicação prática. Guia do profissional de ergonomia. Belo Horizonte: Ergo, 2014).
De acordo com a assertiva acima, pode-se dizer que indivíduos
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: C
6: D
7: D
8: A
9: C
10: C
11: C
12: A
13: A
14: C
15: A
16: B
17: B
18: B
19: B
20: C