Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2016 para Assistente Administrativo
Foram encontradas 6 questões
Segundo Reis e Santos (2012), os métodos de arquivos correspondem à forma em que os documentos serão armazenados, visando a sua localização futura. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 de acordo com os métodos de arquivamento de documentos e suas características.
Coluna 1
1. Numérico cronológico.
2. Geográfico.
3. Alfabético.
4. Ideográfico.
Coluna 2
( ) Ordenação de acordo com a data do documento.
( ) Ordenação de acordo com o assunto do documento.
( ) Ordenação de acordo com o local de produção do documento.
( ) Ordenação a partir de nomes existentes
nos documentos.
O Protocolo Administrativo é o órgão de gestão da documentação protocolada da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Salienta-se a obrigatoriedade de manter o mais absoluto sigilo de alguns documentos, de acordo com a necessidade do assunto. Para isso, existe a classificação de maior ou menor grau de sigilo. Assinale cada uma das assertivas a respeito dos documentos sigilosos com V, se verdadeiras, ou F, se falsas, segundo Reis e Santos (2012).
( ) Documentos ultrassecretos são guardados no máximo por 15 anos, renováveis por uma única vez.
( ) Documentos reservados são guardados no máximo por 5 anos.
( ) Documentos secretos são assuntos que não devem ser do conhecimento do público, tais como partes de planos, programas e projetos, bem como suas respectivas ordens de execução.
( ) Documento ostensivo não implica na restrição de acesso.
A ordem correta de preenchimentos dos
parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com as três fases da gestão de documentos, analise as seguintes assertivas, segundo Reis e Santos (2012):
I. Utilização de documentos refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão.
II. Produção de documentos inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento das funções administrativas das instituições.
III. Avaliação e destinação de documentos se desenvolvem mediante a análise dos documentos acumulados nos arquivos com vistas a estabelecer seus prazos de guarda.
IV. Produção, utilização e eliminação são as três fases básicas da gestão de documentos, de acordo com a literatura arquivística.