Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Urtiga - RS 2023 para Assistente Social

Foram encontradas 10 questões

Q2171988 Serviço Social
Em fevereiro de 2023, o Conselho Federal de Serviço Social reiterou que “para o Serviço Social, a representação de trabalhadores/as em fóruns e conselhos de direitos é fundamental”. Sobre esse tema, que é debate fundamental ao trabalho do(a) assistente social frente à questão social e às demandas cotidianas nas políticas sociais, analise as assertivas abaixo:
I. A luta por condições de trabalho e expansão dos direitos na perspectiva da ampliação da proteção social brasileira, com perspectiva emancipatória, requer o fortalecimento e articulação com as lutas mais gerais da classe trabalhadora. II. Fixa-se critérios para definir se uma organização é representativa dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tais como: ter em sua base de representação segmentos de trabalhadores que atuam na política pública de Assistência Social; defender direitos dos segmentos de trabalhadores na Política de Assistência Social; e propor a defesa dos direitos sociais aos cidadãos e aos usuários da Assistência Social. III. Deve-se reconhecer como legítimas todas as formas de organização de trabalhadores do setor como associações de trabalhadores, sindicatos, federações, confederações, centrais sindicais, conselhos federais de profissões regulamentadas, fórum nacional e fóruns regionais, estaduais e municipais de trabalhadores, que organizam, defendem e representam os interesses dos trabalhadores que atuam institucionalmente na política de Assistência Social.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2171989 Serviço Social
Assinale a alternativa que NÃO se refere a um princípio fundamental do Código de Ética de 1993. 
Alternativas
Q2171990 Serviço Social
Acerca da questão social nos termos de José Paulo Netto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2171991 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo extraídas de diferentes Códigos de Ética do/a Assistente Social:
I. As profissões envolvem ingredientes indispensáveis à composição do bem total humano, encerram valores sociais inestimáveis, como honestidade e verdade. A profissão é mais do que um trabalho orientado para a subsistência dos que a exercem: é um dos fundamentos da estruturação da sociedade de sua organização em uma diversidade de grêmios profissionais representa valioso instrumento de defesa social. II. Em síntese, na dialética homem‐sociedade deve assegurar‐se mais ser do Homem, a partir de subsistência digna e direito a um status social. III. O reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais é princípio fundamental do Código de Ética. IV. É dever do/a assistente social empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos/as usuários/as.
Quais estão no Código de Ética de 1993?
Alternativas
Q2171992 Serviço Social
Assinale a alternativa que aponta corretamente uma competência do/a Assistente Social conforme a Lei de Regulamentação da Profissão nº 8.662/1993
Alternativas
Q2171993 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo extraídas da Lei nº 8.069/1990, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. ( ) A garantia de prioridade compreende a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. ( ) As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2171994 Serviço Social
Analise os trechos abaixo extraídos da Lei nº 8.742/1993 Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS):
• A Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os _________, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às _________ (LOAS, 1993, Art. 1º).
• A  Assistência Social tem por objetivo a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente: [...] proteção à família, à maternidade, à infância, à _________ (LOAS, 1993, Art. 2º).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.
Alternativas
Q2171995 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo sobre a supervisão de estágio em Serviço Social:
I. Na Idade Moderna, com o processo de industrialização, a supervisão visava à capacitação do indivíduo, com finalidade de aferir sua produtividade, ou seja, qual era a qualidade e a quantidade da produção, período em que o Serviço Social não era ainda profissão, mas vocação. II. A supervisão de estágio na formação em Serviço Social envolve duas dimensões distintas, mas não excludentes, de acompanhamento e orientação profissional: uma supervisão de campo que caracteriza a prática docente e, portanto, sob responsabilidade do/a professor/a supervisor/a no contexto do curso, e a supervisão acadêmica, que compreende o acompanhamento direto das atividades práticas institucionais do/a estudante pelo/a assistente social, nos campos de estágio. III. O estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, ou seja, é aquele que o/a aluno/a poderá realizar se assim for permitido pela instituição de ensino.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2171996 Serviço Social
Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas do texto “A relação de classe e raça na formação da classe trabalhadora brasileira”, de Ellen Caroline Pereira e Simone Sobral Sampaio (2018), da revista Serviço Social & Sociedade (nº 133).
Alternativas
Q2171997 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo extraídas do texto “Povos indígenas e o direito à terra na realidade brasileira”, de Elizângela Cardoso de Araújo Silva (2018), da revista Serviço Social & Sociedade (nº 133):
I. Em toda a América, havia inúmeros povos distintos que foram chamados de índios pelos europeus quando chegaram ao território. II. A condição dos povos indígenas na realidade brasileira foi histórica e socialmente desprezada ou tratada com muito preconceito e violência. O próprio termo “índio” não tem unidade concreta nem semântica, expressando a marca histórica contraditória da colonização. III. A realidade do acesso, uso e apropriação das terras brasileiras é resultado de uma condição colonial de longa exploração. A Lei de Terras de 1850 foi o “batismo do latifúndio”, e a legitimação do latifúndio no Brasil é marcado por estratégias ilegais e políticas que favoreceram economicamente as classes dominantes no meio agrário até os dias atuais.
Quais estão corretas?


Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: D
4: C
5: A
6: A
7: B
8: C
9: D
10: E