Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Médico (Gastroenterologia) - Edital nº 1

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 35 questões

Q3190335 Medicina

Para realizar avaliações em saúde, é necessário um conjunto de indicadores ou de índices que viabilizem conhecer, em diferentes dimensões, tanto os aspectos da situação de saúde de uma população, como as práticas em saúde e o fornecimento de ações oportunas de saúde. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 


( ) Na avaliação nutricional, o Índice de Quételet ou índice de massa corporal exige parâmetros apropriados para vigilância do estado nutricional, tais como as fases do curso da vida, a idade, o sexo e a situação fisiológica específica.


( ) O Indicador de Swaroop-Uemura (ISU) somente leva em consideração a porcentagem de pessoas que morreram a partir dos 60 anos ou mais de idade, em relação ao total de óbitos ocorridos em determinada população.


( ) Na avaliação da qualidade dos serviços de saúde, o modelo criado por Donabedian, na década de 1960, inclui a avaliação de processo que pode ser exemplificada pela distribuição da equipe de saúde, seu nível de treinamento e o tipo de espaço físico e de equipamentos disponíveis.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3190336 Medicina
Considerando o quadro abaixo, bem como os aspectos vinculados à epidemiologia em saúde, ao exame diagnóstico solicitado a um paciente e à interpretação dos possíveis resultados, assinale a alternativa em que o valor preditivo negativo de um exame está corretamente representado. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3190337 Medicina

Analise as assertivas abaixo a respeito de sinais e/ou sintomas e dos exames diagnósticos:


I. No atendimento de um paciente com claudicação intermitente, o Índice Tornozelo-Braquial é uma ferramenta de triagem para o diagnóstico da doença arterial periférica. Esse índice acima de 1,4 é indicativo de incompressibilidade arterial devido a uma provável calcificação.


II. Na avaliação de pacientes através da análise do líquido ascítico, o Gradiente de Albumina Soro-Ascite (GASA) é o marcador mais sensível para diferenciar ascite causada por hipertensão portal das demais causas, sendo indicativo de hipertensão portal quando o valor do GASA estiver abaixo de 0,5 g/dL.


III. Em pacientes com bradicardia, o bloqueio atrioventricular de segundo grau Mobitz II representa uma condução intermitente do impulso elétrico do átrio para o ventrículo, definido como aumento progressivo do intervalo PR, seguido de uma onda P não conduzida para o ventrículo. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190338 Medicina
A respeito de ética médica e bioética, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3190339 Medicina

A respeito da abordagem diagnóstica de pacientes com dor de garganta, analise as seguintes assertivas: 


I. A faringoamigdalite estreptocócica, em crianças, pode se manifestar com quadro atípico, incluindo prostração, congestão e secreção nasal e febre baixa, menor que 38.3°C.


II. O exsudato branco e irregular salpicado da faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV) difere do exsudato amigdaliano branco-acinzentado da faringoamigdalite estreptocócica.


III. A faringite ou faringoamigdalite por citomegalovírus tem quadro clínico e laboratorial (linfocitose) semelhante ao da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV), mas difere da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV) porque não causa infecção latente e os anticorpos IgM são precocemente detectados 1 a 2 dias após o início dos sintomas, podendo persistir no máximo por 1 a 2 meses.


IV. Na faringite ou faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV), os preditores clínicos de monoteste positivo são linfadenopatia axilar, linfadenopatia cervical posterior, presença de petéquias no palato e linfadenopatia inguinal. Essa patologia pode ter como complicação o risco de ruptura esplênica. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190340 Medicina

A respeito da etiologia e das características dos distúrbios acidobásicos, são patologias ou condições que causam acidose metabólica sem ânion gap aumentado:


I. Cetoacidose alcoólica.


II. Intoxicação por etilenoglicol.


III. Drenagem do intestino delgado.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q3190341 Medicina

A respeito de saúde da gestante ou puérpera e da abordagem, acompanhamento e manejo de doenças intercorrentes, analise as seguintes assertivas:


I. A insuficiência mitral é a valvulopatia mais comum na gravidez e, muitas vezes, seu diagnóstico é realizado pela primeira vez nesse período ou no puerpério imediato.


II. Nos casos de asma na gestação, os sintomas tendem a piorar nas últimas quatro semanas de gestação, devido ao estado de hipoventilação relativa durante a gestação e perto do termo.


III. Em mulheres com epilepsia na gestação e com história familiar prévia de defeitos de fechamento do tubo neural, o valproato de sódio é o fármaco de primeira escolha, mostrando-se seguro no primeiro trimestre da gestação. 


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Q3192496 Medicina
Homem, 23 anos, previamente hígido, apresenta quadro de diarreia crônica, com fezes líquidas, com sangue, despertar noturno para evacuar, associado a dor abdominal em cólica e perda de peso. Durante a investigação, foi realizada colonoscopia, que revela úlceras longitudinais e biópsia com inflamação crônica transmural e presença de granulomas não caseosos. Qual é o diagnóstico mais provável? 
Alternativas
Q3192497 Medicina
Homem, 28 anos, com histórico de doença de Crohn, apresenta diarreia crônica, dor abdominal em quadrante inferior direito e perda de peso. A colonoscopia revela múltiplas úlceras aftoides no íleo terminal e áreas de estenose na válvula ileocecal, que dificulta, mas não impede a passagem do aparelho. Na Tomografia Computadorizada (TC) com protocolo de enterotomografia, observa-se área de estenose, sem dilatação à montante e com estigmas de atividade de doença. Qual das seguintes alternativas apresenta o tratamento inicial mais adequado para esse paciente? 
Alternativas
Q3192498 Medicina
Mulher, 28 anos, com doença de Crohn ileocolônica moderada, tratada com infliximabe e azatioprina, encontra-se em remissão clínica e endoscópica há 3 anos. Qual é a abordagem mais apropriada para o acompanhamento a longo prazo? 
Alternativas
Q3192499 Medicina
Homem, 45 anos, sem antecedentes pessoais de câncer, mas com história familiar de câncer colorretal em parentes de primeiro grau, apresenta-se para avaliação. Durante a colonoscopia, é identificado um pólipo adenomatoso no cólon ascendente. A biópsia revela carcinoma mucinoso. A análise adicional mostra instabilidade de microssatélites (MSI) e imunohistoquímica negativa para MLH1 e PMS2. Qual é o diagnóstico mais provável associado à predisposição genética nesse paciente? 
Alternativas
Q3192500 Medicina
Homem, 74 anos, com histórico de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca congestiva, apresenta dor abdominal súbita e intensa, principalmente no quadrante inferior esquerdo, acompanhada de urgência para evacuar e eliminação de sangue nas fezes. Ele relata episódios intermitentes de constipação e uso regular de diuréticos. Ao exame físico, está normotenso, com dor à palpação no quadrante inferior esquerdo. A colonoscopia realizada nas primeiras 48 horas revelou mucosa eritematosa e friável, com úlceras segmentares e áreas de sangramento no cólon descendente. O diagnóstico de isquemia colônica é considerado. Com base no quadro clínico e nos achados endoscópicos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3192501 Medicina
Mulher, 28 anos, apresenta sintomas de fadiga e diarreia crônica. Durante a Endoscopia Digestiva Alta (EDA), observou-se atrofia das vilosidades duodenais, e a histopatologia confirmou o diagnóstico de doença celíaca. A paciente foi iniciada em dieta sem glúten e experimentou melhora significativa nos sintomas e na mucosa intestinal. Quais das seguintes alterações histológicas são mais consistentes com a forma não tratada e severa da doença celíaca? 
Alternativas
Q3192502 Medicina
Homem, 30 anos, apresenta sintomas sugestivos de doença celíaca e, ao investigar seu histórico familiar, descobre que vários parentes próximos também têm a condição. O exame genético do paciente revela que ele possui o haplótipo HLA-DQ2, que está presente em mais de 90% das pessoas com doença celíaca. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre a relação entre os fatores genéticos e a doença celíaca. 
Alternativas
Q3192503 Medicina
Homem, 62 anos, previamente saudável, apresenta dor abdominal há dois dias, localizada no quadrante inferior esquerdo (LLQ), de caráter constante e opressivo. Relata febre de 38,5°C, constipação e náuseas, sem vômitos. Ao exame físico, apresenta dor à palpação no quadrante inferior esquerdo, além de massa palpável no local. Não há sinais de peritonite generalizada. Exames laboratoriais mostram leucocitose com desvio à esquerda. O médico solicitou uma TC do abdome, que confirmou o diagnóstico de diverticulite aguda com abscesso pericólico (Hinchey I). Com base no caso apresentado, qual é a conduta mais adequada para esse paciente? 
Alternativas
Q3192504 Medicina
Homem, 45 anos, previamente saudável, apresenta dor abdominal intensa, de início súbito, localizada no epigástrio, com irradiação para as costas. Ele descreve a dor como “latejante” e incapacitante. O paciente refere náuseas e vômitos nas últimas 24 horas. Ao exame físico, ele está em posição semifletida, inclinado para frente, em evidente desconforto. Apresenta taquicardia, com frequência cardíaca de 110 bpm e exame abdominal com percussão dolorosa no epigástrio, ruídos hidroaéreos diminuídos e leve rigidez abdominal. Não há sinais de peritonismo generalizado. Exames laboratoriais mostram leucocitose de 15.000/mm³, elevação de amilase e lipase séricas. Ultrassonografia de abdome não evidencia cálculos biliares. Qual é o próximo passo diagnóstico mais adequado para esse paciente? 
Alternativas
Q3192505 Medicina
Homem, 52 anos, sem história de asma ou alergias, apresenta tosse seca persistente há 6 meses, pior à noite e após refeições. Ele também relata ocasional rouquidão, sensação de garganta irritada e episódios esporádicos de regurgitação ácida. Não há história de febre, perda de peso ou dispneia. O exame físico revela otoscopia normal, sem sinais de infecção respiratória superior, e laringoscopia mostra leve hiperemia das cordas vocais. O paciente nega dor torácica ou queimação retroesternal. Com base nesse quadro clínico, qual é o próximo passo mais adequado na investigação? 
Alternativas
Q3192506 Medicina
Mulher, 58 anos, tabagista, com histórico de hipotireoidismo tratado e artrite reumatoide, apresenta quadro de diarreia aquosa não sanguinolenta há 3 meses. Ela descreve a diarreia como crônica, com episódios de aumento na frequência das evacuações, sem dor abdominal significativa. Não houve melhora com a suspensão de Anti-inflamatórios Não Esteroides (AINEs), que ela usava regularmente para controle da artrite. A colonoscopia recente foi normal, sem evidência de lesões macroscópicas, mas várias biópsias foram realizadas. Com base nesse quadro, qual é o próximo passo diagnóstico ou terapêutico mais indicado? 
Alternativas
Q3192507 Medicina
Homem, 86 anos, residente de uma instituição de longa permanência, é levado ao pronto-socorro com quadro de dor abdominal difusa, distensão abdominal, náuseas e episódios de vômito nos últimos dois dias. Ele tem histórico de constipação crônica e faz uso de opioides para controle da dor por uma osteoartrite avançada. No exame físico, o abdome está distendido, e é palpada uma massa endurecida em região retal. Qual é o diagnóstico mais provável e a abordagem inicial mais indicada? 
Alternativas
Q3192508 Medicina
Mulher, 65 anos, com múltiplas comorbidades (ASA classe 4), é admitida com melena e instabilidade hemodinâmica. Após reposição volêmica e estabilização, a EDA é indicada. Qual é o momento ideal para a realização do procedimento? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: E
5: B
6: B
7: E
8: C
9: A
10: D
11: D
12: C
13: A
14: C
15: B
16: E
17: E
18: E
19: B
20: C