Questões de Concurso Público GHC-RS 2024 para Médico (Medicina Intensiva) - Edital nº 1

Foram encontradas 40 questões

Q3190330 Não definido
No artigo “Condicionantes Locais da Descentralização das Políticas de Saúde” (2002), Marta Arretche e Eduardo Marques tomam como objeto de análise a descentralização da política de saúde no Brasil. Segundo os autores, políticas que visam prover bens e/ou serviços públicos de maneira descentralizada podem ter diferentes formatos institucionais, variando, inclusive, a extensão da autoridade do governo central e o espaço de autonomia dos governos locais. Considerando a descentralização da política pública de saúde, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3190331 Não definido

O Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS, instituído através da Portaria GM/MS nº 230/2023, visa à criação e à ampliação das condições necessárias ao exercício da equidade de gênero e raça no âmbito do SUS. Em relação a esse Programa, analise as assertivas abaixo: 


I. Não se trata de uma política pública, pois está vinculado a apenas uma parte da população.


II. Visa promover o acolhimento às mulheres, considerando seu ciclo de vida no âmbito do trabalho na saúde.


III. Visa desenvolver, em conjunto com os gestores municipais e estaduais, programas de valorização, segurança e saúde das trabalhadoras, sem considerar interseccionalidades e saúde mental. 


Quais estão corretas?

Alternativas
Q3190332 Não definido
Um dos princípios do SUS é a equidade, que visa à redução das desigualdades ao tratar de maneira distinta e focada os diferentes grupos populacionais e suas necessidades, possibilitando o acesso efetivo de todos aos serviços de saúde. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 
( ) O Estatuto da Pessoa Idosa, previsto pela Lei nº 10.741/2003, assegura a atenção integral à saúde da pessoa idosa, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente essa população.
( ) A Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), instituída pela Portaria nº 2.836/2011, prevê entre seus objetivos a ampliação do acesso da população LGBT aos serviços de saúde do SUS, garantindo às pessoas o respeito e a prestação de serviços de saúde com qualidade e resolução de suas demandas e necessidades.
( ) A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência, disposta na Portaria GM/MS nº 1.526/2023, visa reduzir a dependência da pessoa com deficiência em relação ao SUS.
( ) A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída pela Portaria nº 992/2009, visa promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3190333 Não definido

Analise as assertivas abaixo em relação à Política Nacional de Humanização (PNH), criada em 2003:


I. Busca a valorização do trabalho na saúde e a gestão participativa nos serviços.


II. Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão são alguns de seus propósitos.


III. As decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190334 Não definido
O SUS, criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.080/1990, constitui o conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Em relação ao SUS, assinale a alternativa INCORRETA.  
Alternativas
Q3190335 Não definido

Para realizar avaliações em saúde, é necessário um conjunto de indicadores ou de índices que viabilizem conhecer, em diferentes dimensões, tanto os aspectos da situação de saúde de uma população, como as práticas em saúde e o fornecimento de ações oportunas de saúde. Nesse sentido, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 


( ) Na avaliação nutricional, o Índice de Quételet ou índice de massa corporal exige parâmetros apropriados para vigilância do estado nutricional, tais como as fases do curso da vida, a idade, o sexo e a situação fisiológica específica.


( ) O Indicador de Swaroop-Uemura (ISU) somente leva em consideração a porcentagem de pessoas que morreram a partir dos 60 anos ou mais de idade, em relação ao total de óbitos ocorridos em determinada população.


( ) Na avaliação da qualidade dos serviços de saúde, o modelo criado por Donabedian, na década de 1960, inclui a avaliação de processo que pode ser exemplificada pela distribuição da equipe de saúde, seu nível de treinamento e o tipo de espaço físico e de equipamentos disponíveis.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3190336 Não definido
Considerando o quadro abaixo, bem como os aspectos vinculados à epidemiologia em saúde, ao exame diagnóstico solicitado a um paciente e à interpretação dos possíveis resultados, assinale a alternativa em que o valor preditivo negativo de um exame está corretamente representado. 
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q3190337 Não definido

Analise as assertivas abaixo a respeito de sinais e/ou sintomas e dos exames diagnósticos:


I. No atendimento de um paciente com claudicação intermitente, o Índice Tornozelo-Braquial é uma ferramenta de triagem para o diagnóstico da doença arterial periférica. Esse índice acima de 1,4 é indicativo de incompressibilidade arterial devido a uma provável calcificação.


II. Na avaliação de pacientes através da análise do líquido ascítico, o Gradiente de Albumina Soro-Ascite (GASA) é o marcador mais sensível para diferenciar ascite causada por hipertensão portal das demais causas, sendo indicativo de hipertensão portal quando o valor do GASA estiver abaixo de 0,5 g/dL.


III. Em pacientes com bradicardia, o bloqueio atrioventricular de segundo grau Mobitz II representa uma condução intermitente do impulso elétrico do átrio para o ventrículo, definido como aumento progressivo do intervalo PR, seguido de uma onda P não conduzida para o ventrículo. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190338 Não definido
A respeito de ética médica e bioética, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3190339 Não definido

A respeito da abordagem diagnóstica de pacientes com dor de garganta, analise as seguintes assertivas: 


I. A faringoamigdalite estreptocócica, em crianças, pode se manifestar com quadro atípico, incluindo prostração, congestão e secreção nasal e febre baixa, menor que 38.3°C.


II. O exsudato branco e irregular salpicado da faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV) difere do exsudato amigdaliano branco-acinzentado da faringoamigdalite estreptocócica.


III. A faringite ou faringoamigdalite por citomegalovírus tem quadro clínico e laboratorial (linfocitose) semelhante ao da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV), mas difere da infecção por vírus Epstein-Barr (EBV) porque não causa infecção latente e os anticorpos IgM são precocemente detectados 1 a 2 dias após o início dos sintomas, podendo persistir no máximo por 1 a 2 meses.


IV. Na faringite ou faringoamigdalite por vírus Epstein-Barr (EBV), os preditores clínicos de monoteste positivo são linfadenopatia axilar, linfadenopatia cervical posterior, presença de petéquias no palato e linfadenopatia inguinal. Essa patologia pode ter como complicação o risco de ruptura esplênica. 


Quais estão corretas? 

Alternativas
Q3190340 Não definido

A respeito da etiologia e das características dos distúrbios acidobásicos, são patologias ou condições que causam acidose metabólica sem ânion gap aumentado:


I. Cetoacidose alcoólica.


II. Intoxicação por etilenoglicol.


III. Drenagem do intestino delgado.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q3190341 Não definido

A respeito de saúde da gestante ou puérpera e da abordagem, acompanhamento e manejo de doenças intercorrentes, analise as seguintes assertivas:


I. A insuficiência mitral é a valvulopatia mais comum na gravidez e, muitas vezes, seu diagnóstico é realizado pela primeira vez nesse período ou no puerpério imediato.


II. Nos casos de asma na gestação, os sintomas tendem a piorar nas últimas quatro semanas de gestação, devido ao estado de hipoventilação relativa durante a gestação e perto do termo.


III. Em mulheres com epilepsia na gestação e com história familiar prévia de defeitos de fechamento do tubo neural, o valproato de sódio é o fármaco de primeira escolha, mostrando-se seguro no primeiro trimestre da gestação. 


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Q3192614 Não definido
Homem com cirrose hepática é admitido na UTI com quadro de encefalopatia, ascite refratária e coagulopatia significativa. De acordo com os critérios estabelecidos para a identificação de insuficiência hepática aguda sobreposta à cirrose (Acute-On-Chronic Liver Failure – ACLF), qual das seguintes características é essencial para o diagnóstico? 
Alternativas
Q3192615 Não definido
Homem, 65 anos, com histórico recente de uso de antibióticos para uma infecção respiratória, é admitido na UTI com quadro de diarreia profusa, dor abdominal e febre. Após avaliação clínica e exames laboratoriais, foi diagnosticado com colite pseudomembranosa. Qual dos seguintes achados é considerado o mais específico para confirmar o diagnóstico de colite pseudomembranosa causada por Clostridium difficile
Alternativas
Q3192616 Não definido
Homem, 58 anos, com insuficiência cardíaca congestiva e cirrose hepática descompensada é admitido na UTI com quadro de sepse de origem indeterminada. A investigação inicial não identifica um foco infeccioso evidente. Com base no conceito de translocação bacteriana, em relação ao mecanismo fisiopatológico e à sua implicação clínica, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3192617 Não definido
Durante o tratamento de um paciente crítico na UTI, que está em estado vegetativo persistente, a equipe médica enfrenta um dilema ético envolvendo a continuidade das intervenções de suporte vital. A família do paciente está dividida sobre a decisão de manter ou interromper o suporte, e não há diretivas antecipadas. Considerando os princípios bioéticos que orientam a prática em cuidados intensivos, qual é a melhor abordagem para a equipe médica? 
Alternativas
Q3192618 Não definido
Qual das seguintes estratégias é considerada mais eficaz para alcançar uma melhoria sustentável na qualidade do atendimento em uma UTI? 
Alternativas
Q3192619 Não definido
Homem, 72 anos, com histórico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e insuficiência cardíaca congestiva, é admitido na UTI com quadro de choque séptico. A equipe decide utilizar um escore de gravidade para estimar o prognóstico e orientar a tomada de decisões terapêuticas. Qual das seguintes alternativas sobre a aplicação dos escores de gravidade na UTI é a mais correta? 
Alternativas
Q3192620 Não definido
Homem, 65 anos, submetido a uma ressecção extensa de tumor pancreático, encontra-se no 5º dia de pós-operatório. Apresenta febre persistente (38,5°C), leucocitose com desvio à esquerda e dor abdominal difusa. A Tomografia Computadorizada (TC) abdominal revela coleção líquida peripancreática. Qual é a conduta mais adequada nesse momento? 
Alternativas
Q3192621 Não definido
Homem, 55 anos, é admitido na UTI após uma cirurgia de grande porte, desenvolvendo posteriormente febre, taquicardia e leucocitose. A equipe médica suspeita de Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS). Qual das seguintes descrições sobre a fisiopatologia da SIRS é a mais correta?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: E
5: C
6: C
7: D
8: A
9: E
10: B
11: B
12: E
13: E
14: A
15: D
16: D
17: D
18: C
19: B
20: A