Questões de Concurso Público Prefeitura de Catas Altas - MG 2020 para Médico Pediatra

Foram encontradas 10 questões

Q1152603 Medicina
Considere um paciente lactente, com 65 dias de vida, nascido de gestação sem intercorrência, parto cesáreo, peso de nascimento: 3 200 g. Apresentou, no período neonatal, infecção precoce, ficando no berçário durante duas semanas, o que atrasou a realização da triagem neonatal. Comparece à consulta de puericultura trazendo o “exame do pezinho” (colhido o sangue há cinco dias), que mostra hemoglobina FAS.
A interpretação correta desse resultado é:
Alternativas
Q1152604 Medicina
A rinite alérgica é motivo recorrente de procura aos consultórios médicos e emergências.
Sobre esse quadro alérgico, é correto afirmar:
Alternativas
Q1152605 Medicina
Considere que um lactente, quatro meses de idade, sexo masculino, previamente hígido, há cinco dias iniciou com obstrução nasal, rinorreia clara, espirros e febre baixa, temperatura axilar máxima de 38 °C. Há dois dias com tosse frequente e cansaço. Ao exame: alerta, corado, hidratado, acianótico, afebril, boa perfusão capilar, frequência respiratória 70 irpm, frequência cardíaca 140 bpm. Ausculta pulmonar com sibilos expiratórios difusos, crepitações inspiratórias difusas, tempo expiratório prolongado e esforço leve. Restante do exame físico sem alterações.
Assinale a hipótese diagnóstica mais provável para o caso relatado.
Alternativas
Q1152606 Medicina
Sobre a doença exantemática, definida como infecciosa sistêmica, em que manifestações cutâneas acompanham o quadro clínico, gerando dificuldade diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1152607 Medicina
Um pediatra acompanha uma criança de dois anos de idade, com diagnóstico confirmado de asma alérgica, que faz uso de corticoide inalatório em dose considerada média (spray), com espaçador valvulado. Há um mês a criança estava clinicamente estável, com controle dos sintomas, sem crises, mas no último mês apresentou piora: tem sintomas com exercício, tosse à noite, a qual interfere no sono, e teve três crises, com duração da crise de quatro a cinco dias, com necessidade de utilizar agentes beta-2-agonistas de ação curta de resgate. Nos últimos dois meses, a criança passou a morar com os avós, que informam manter o tratamento de forma regular, todos os dias.
Qual é a conduta mais adequada para esse caso?
Alternativas
Q1152608 Medicina
Considere que um paciente escolar, sexo feminino, com nove anos de idade, consulta-se na Unidade Básica de Saúde e se queixa de dolorimento em região mamária à direita com um mês de evolução. Ao exame físico, apresenta broto mamário unilateral à direita, dolorido à palpação. Ausência de pelos pubianos. Peso e estatura na média para a idade. Sem outras alterações.
A classificação do estágio puberal, segundo os critérios de Tanner, e a conduta mais adequada nessa situação são, respectivamente,
Alternativas
Q1152609 Medicina
Considere uma menina, oito anos de idade, previamente hígida, tratada por pneumonia em Unidade Básica de Saúde com amoxicilina, baseada em quadro clinico de tosse, febre, queda do estado geral e presença de estertores crepitantes em base pulmonar direita. Evolui com melhora do estado geral e desaparecimento da febre, com persistência de tosse. A pedido da mãe, foi realizado radiografia de tórax, duas semanas após início do quadro, que revelou opacidade homogênea em base direita.
A conduta adequada para esse caso é
Alternativas
Q1152610 Medicina
Considere que um menino de nove anos de idade, compareceu a uma Unidade Básica de Saúde para consulta de rotina anual. Mãe refere que criança vem apresentando roncos noturnos, sono agitado e episódios de pausa respiratória. Ela informa que o filho é agitado, desatento e dorme em sala de aula. Antecedente pessoal: rinite controlada com higiene nasal e profilaxia ambiental. Exame físico: hipertrofia de amígdalas grau III, hipertrofia de cornetos nasais e respiração oral.
O diagnóstico e a conduta são, respectivamente,
Alternativas
Q1152611 Medicina
Um lactente de sete meses de idade, previamente hígido, estava em uso de leite materno exclusivo quando, há um mês, foi iniciada fórmula láctea. Duas semanas depois, surgiram diarreia de fezes líquidas com rajas de sangue, perda de peso e distensão abdominal. Está afebril.
O diagnóstico mais provável é
Alternativas
Q1152612 Medicina
Considere que uma criança de três anos de idade, hígida, apresenta múltiplas pápulas cor da pele, lisas e firmes de 0,1 a 0,3 cm localizadas na lateral do tronco, assintomáticas, há um mês.
Com base no quadro clínico descrito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: B
5: A
6: D
7: D
8: C
9: C
10: D