Questões de Concurso Público Prefeitura de Timbó - SC 2023 para Técnico em Vigilância Sanitária

Foram encontradas 22 questões

Q2201406 Saúde Pública
Imunização é o meio de prover proteção específica contra a maioria dos patógenos nocivos comuns, o seu mecanismo depende do local onde está o patógeno e também do mecanismo da sua patogênese. Se o mecanismo da patogênese envolve exotoxinas, o único mecanismo imune eficiente contra ele seria: 
Alternativas
Q2201407 Saúde Pública
A Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (SAS/MS), responsável por participar da formulação e implementação das políticas de atenção básica e especializada, responde pela implantação da Política Nacional de Atenção às Urgências. Essa política resultou do trabalho do Ministério da Saúde com o Conselho Nacional de Saúde, Estados e Municípios, com o principal componente consistindo na implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma das cinco ações em que se apoia a Política Nacional é:
Alternativas
Q2201408 Saúde Pública
Há muitos séculos, temos problemas com a qualidade e a segurança de alimentos, como a adulteração do leite, da cerveja, do vinho, das folhas de chá, por exemplo. Um dos maiores problemas de saúde no mundo é o consumo de alimentos contaminados, que causam e geram uma redução na produtividade econômica. São vírus transmitidos por alimentos contaminados:
Alternativas
Q2201409 Saúde Pública
A elevada importância das doenças transmitidas por insetos vetores no Brasil, tais como dengue e malária, aponta para a relevância de estudar os métodos de controle desses vetores, tanto nos aspectos técnicos como teóricos. No entanto, hoje são usados ou estudados diferentes métodos alternativos ao controle químico como, por exemplo, os controles ambiental, biológico, genético e mecânico e, ao mesmo tempo, parece ser consenso que a melhor estratégia de controle de vetores é a do manejo ou controle integrado de vetores (CIV) (Wermelinger & Ferreira, 2020).
Os métodos de controle vetorial para a dengue são:
Alternativas
Q2201410 Saúde Pública
As doenças infecciosas sempre têm surgido ao longo da história da humanidade, além da cólera, nos últimos 50 anos, o ressurgimento de doenças infecciosas há muito consideradas erradicadas e o aparecimento de outras até então desconhecidas vem ocorrendo. Algumas doenças infecciosas emergentes ou reemergentes determinaram forte impacto no Brasil, sem dúvida, a AIDS e a dengue são os principais exemplos. Quando pensamos nos agentes infecciosos como reemergentes em novas epidemias, podemos, em partes, levar em consideração o ressurgimento desses nos casos, pelo comportamento peculiar: 
Alternativas
Q2201411 Saúde Pública
Na epidemiologia, a validação de um teste diagnóstico é uma das aplicações que está diretamente relacionada à clínica médica, pois determina:
Fonte: Gomes, Elainne Christine de Souza. Conceitos e ferramentas da epidemiologia / Elainne Christine de Souza. Gomes - Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2015. 83 p.
Alternativas
Q2201412 Saúde Pública
A Portaria no. 344 de 1998 classifica, por grupos, os medicamentos que devem ter seu uso controlado. No grupo adicionado à lista B1, substâncias controladas, encontra-se o medicamento: 
Alternativas
Q2201413 Saúde Pública
A limpeza urbana é composta pelas atividades de coleta, transbordo e transporte dos resíduos; de triagem, para fins de reuso ou reciclagem, de tratamento, inclusive por compostagem, e de disposição final dos resíduos e de varrição, capina e poda de árvores em vias e logradouros públicos e outros eventuais serviços pertinentes à limpeza pública urbana. E segundo a Política Nacional de Saneamento Básico - PNSB, também compõe(m) a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: 
Alternativas
Q2201414 Saúde Pública
As zoonoses constituem um sério problema que ameaça a saúde pública em todo o mundo. Assim, estratégias de prevenção e controle requerem esforços combinados de diferentes profissionais envolvidos na área da saúde. Em cada estabelecimento de saúde, a avaliação do potencial de transmissão zoonótica deve incluir a participação:
Alternativas
Q2201415 Saúde Pública
No plano das políticas de saúde, especialmente, no que define o Profaps e a agenda do Pacto pela Saúde/Programa Mais Saúde, a definição de diretrizes para a sustentação de processos formativos dirigidos à qualificação da força de trabalho de saúde é um dos compromissos, com a ampliação quantitativa e qualitativa da formação profissional técnica de nível médio. A área da vigilância em saúde se inscreve como uma das prioridades na perspectiva de superar desafios estruturais, tais como:
Alternativas
Q2201416 Saúde Pública
Os micro-organismos causadores de doenças podem ser encontrados em diversos alimentos, como leite, carne e ovos e podem apresentar uma vasta gama de fatores de virulência que geram respostas adversas agudas, crônicas ou intermitentes. Micro-organismos causadores de toxinfecções são, em geral, divididos em dois grupos, os que causam infecções; cepas de Salmonella, Campylobacter jejuni e E. coli patogênicas; e os que causam intoxicações como Bacilluscereus; Staphylococcusaureus e Clostridiumbotulinum . Os grupos de microorganismos citados que causam infecções e os que causam intoxicações se diferem em:
Alternativas
Q2201417 Saúde Pública
Recentemente, nas últimas duas décadas, a violência se incorporou à agenda do setor de saúde, pautada pelo crescimento dos números de óbitos e adoecimentos por causas externas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 1,6 milhão de pessoas morrem vítimas de violência individual ou coletiva, anualmente. Reconhecendo a importância do tema, o Ministério da Saúde reuniu especialistas no tema Violência. Gestores e profissionais de atendimento de serviços de urgência elaboraram um documento estabelecendo as diretrizes e atividades para o setor Saúde e a construção de políticas intersetoriais. O documento foi pactuado junto ao Conselho Nacional de Saúde e apresentado como a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências do Sistema Único de Saúde (PNRMAV/SUS) (Ministério da Saúde, 2001). São pressupostos da PNRMAV:
Alternativas
Q2201418 Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais e pelo setor privado e organizações não governamentais, por meio de contratos e convênios. Está organizado em redes regionalizadas e hierarquizadas com direção única em cada esfera do governo. O Ministério da saúde atua no SUS com o objetivo de:
Alternativas
Q2201419 Saúde Pública
 A falta de controle na fabricação e venda de medicamentos controlados, assim como a disposição inadequada de resíduos de tais medicamentos, pode tornar disponível ao ser humano substâncias de uso controlado em sua forma farmacêutica intacta e dispersos no ambiente contaminando, assim como na água e no solo. Dessa forma, fere os princípios da regulamentação sanitária de proteção à saúde humana, possibilitando que tais substâncias de uso terapêutico se tornem:
Alternativas
Q2201420 Saúde Pública
A atuação do Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M.) assume um importante papel no controle de zoonoses, pois:
Alternativas
Q2201421 Saúde Pública
As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas por patógenos que podem ser bacterianos, virais, parasitários ou envolver agentes não convencionais, que podem ser transmitidas para os humanos por meio do contato direto ou por meio de alimentos, água ou meio ambiente. São zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde: 
Alternativas
Q2201422 Saúde Pública
Sobre o modelo de assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), marque a alternativa que apresenta um exemplo específico de nível de assistência primário:
Alternativas
Q2201423 Saúde Pública
Em relação à Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema Único de Saúde (SUS), registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)A Política Nacional de Humanização (PNH) busca efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, incentivando trocas solidárias entre gestores e trabalhadores, mas excluindo os usuários.
(__)Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, por meio da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.
(__)A PNH estimula a construção de processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e práticas desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
Q2201424 Saúde Pública
Em relação às bases conceituais de epidemiologia, marque a alternativa correta: 
Alternativas
Q2201425 Saúde Pública
Considere a descrição a seguir:
"Sistema alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região".
(Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br)
A descrição apresentada se refere a qual sistema de informação em saúde?
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: C
6: E
7: B
8: B
9: C
10: B
11: A
12: C
13: B
14: D
15: D
16: A
17: A
18: D
19: A
20: B