Questões de Concurso Público EMSERH 2017 para Médico - Clínica Médica

Foram encontradas 11 questões

Q1337733 Medicina
Recém-nascido prematuro do sexo masculino, Capurro: 35 semanas, parto normal, Apgar 6 e 8, anictérico, acianótico, apresenta distensão da bexiga. Na história obstétrica, oligoâmnio moderado e sinais ultrassonográficos de hidronefrose bilateral. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q1337736 Medicina
O teste do coraçãozinho de um recém-nascido a termo, 39 semanas de idade gestacional, sexo feminino, foi realizado com 32 horas de vida: saturação do MSD (mão direita), 95% e MID (pé direito), 96%. Recebeu alta do berçário, clinicamente bem. Com 2 meses de idade, na consulta de puericultura, a pediatra solicitou exames que confirmaram a existência de uma cardiopatia congênita. Qual o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q1337737 Medicina
A Emergência Pediátrica recebe um escolar de 8 anos queixando-se de dores abdominais difusas, que pioram às refeições. No exame físico, o médico residente observa “lesões palpáveis e avermelhadas” que se manifestam predominantemente nos membros inferiores e na região glútea. Suspeita de “artrite” nos tornozelos. Nos exames laboratoriais encontra leucocitose discreta e VHS de 45 mm (na primeira hora). Marque diagnóstico mais provável.
Alternativas
Q1337740 Medicina
Recém-nascido de parto normal, bolsa rota por 6 horas, ictérico, 4 dias de vida, história de prematuridade (PIG), triagem auditiva inconclusiva. É levado ao atendimento de emergência com petéquias, especialmente nos membros inferiores. Apresenta baço a 3 cm do rebordo costal esquerdo e fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito, sopro sistólico predominantemente infraclavicular e leucocoria (suspeita de catarata congênita). A principal hipótese é de:
Alternativas
Q1337742 Medicina
Criança de 3 anos apresenta queixas de cefaleia, febre, vômitos e palidez. O médico suspeita de rigidez de nuca e realiza punção lombar. No líquor: proteína: 82 mg/dl_, glicose: 30 mg/dl_, 550 células, com grande predomínio de neutrófilos (88%). Látex negativo para Haemophilus influenzae tipo B, Streptococos pneumoniae e Neisseria meningitidis. Provavelmente, o diagnóstico correto é de:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: C