Questões de Concurso Público Prefeitura de Fundão - ES 2020 para Médico Veterinário
Foram encontradas 10 questões
Marque um exemplo de rickettisiose:
Marque o que NÃO se inclui entre as "Atividades de Saúde Pública Veterinária":
I. Choque pode ser entendido como um estado clínico de déficit circulatório agudo, grave e generalizado, resultando em hipóxia celular com as suas consequências. II. Vários esquemas baseados na participação de mecanismos fisiológicos e patológicos têm sido utilizados como base para a classificação dos diversos tipos de choque. III. As controvérsias relacionadas à classificação advêm do fato de que o choque clínico envolve em algumas situações etiologia múltipla e, principalmente, envolve manifestações que podem ser comuns a diferentes tipos de choque, dependendo da duração, severidade do insulto, resposta do paciente e adequação terapêutica.
Está(ão) em conformidade com o contexto enunciado:
Marque o que NÃO faz parte das "Funções da Vigilância Epidemiológica":
( ) Em 1999, o Ministério da Saúde implementou uma série de medidas fundamentais para o setor de alimentos, prescritas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) formalmente aprovada pela Portaria 710, publicada no Diário Oficial da União em junho de 1998. A formulação dessa Política Nacional foi coordenada pela Secretaria de Políticas de Saúde, também responsável por sua implementação, e contou com a participação de diferentes setores do governo, segmentos da sociedade e especialistas no assunto, tendo sido submetida à apreciação da Comissão Intergestores Tripartite e do Conselho Nacional de Saúde. ( ) As estratégias básicas para a garantia da segurança e da qualidade dos produtos e da prestação de serviços na área de alimentos serão o redirecionamento e o fortalecimento das ações de vigilância sanitária. Tais ações são particularmente importantes em face, sobretudo, das constantes reciclagens nas tecnologias de produção, processamento industrial, conservação, embalagens e outros aspectos que compõem o perfil da oferta e do consumo alimentar da população; no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, deverão ser revistas as normas técnicas e operacionais relativas a alimentos e serviços de alimentação, enfatizando-se aquelas relacionadas à prevenção de agravos à saúde. ( ) As exigências para importação de produtos de origem animal pelo Brasil são definidas e devidamente autorizadas quando os produtos atenderem aos quesitos: procederem de países cujo sistema de inspeção sanitária foi avaliado ou reconhecido como equivalente pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal - DIPOA; procederem de estabelecimentos habilitados à exportação para o Brasil; estiverem previamente registrados pelo DIPOA; estiverem rotulados de acordo com a legislação específica; e vierem acompanhados de certificado sanitário expedido por autoridade competente do país de origem, nos termos acordados bilateralmente. ( ) Peste, leptospirose; febre maculosa brasileira; Doença de Chagas, brucelose, raiva, peste suína, febre aftosa, entre muitas outras zoonoses são monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde. ( ) A Salmonella (salmonelose) pode ser prevenida por meio da adoção de medidas de controle em todas as etapas da cadeia alimentar, desde a produção agrícola até o processamento, fabricação e preparação de alimentos, tanto em estabelecimentos comerciais quanto nas residências.
Considerando as "Classes que podem identificar os microrganismos", julgue as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
( ) Classe 1: o risco é muito baixo individualmente e para a comunidade ou até mesmo ausente e os microrganismos não têm capacidade de provocar doenças. Exemplo: Bacillus subtilis; os mesmos utilizados na bebida Yakult. ( ) Classe 2: o risco individual é moderado e limitado para a comunidade. Os microrganismos podem provocar doenças, mas a propagação é limitada. Exemplo: Vírus da Febre Amarela. ( ) Classe 3: o risco individual é elevado e limitado para a comunidade. O patógeno geralmente provoca doenças graves, podendo ocorrer a propagação de indivíduo para indivíduo, mas existem medidas de profilaxia. Exemplo: Mycobacterium tuberculosis. ( ) Classe 4: o risco é elevado individualmente e para a comunidade. Os microrganismos são altamente patogênicos, possuem fácil propagação e não existem medidas profiláticas. Exemplo: Vírus Ebola.