Questões de Concurso Público IF-PI 2016 para Professor - Administração
Foram encontradas 8 questões
Nunca se deparou com tantas mudanças como as que se observam na atualidade. O ambiente contingencial faz-se presente na estrutura de todas as organizações. Nesse contexto, seus objetivos mudam no decorrer do tempo; consequentemente, a estratégia da produção precisa ser modelada, visando à antecipação das necessidades futuras. Considerando esse cenário, associando-o ao desenvolvimento de estratégias de produção que possibilitem a sobrevivência em um mercado marcado pela competição acirrada, com clientes cada vez mais exigentes, a tomada de decisão deve ser guiada considerando as variáveis Macroambientais, bem como aquelas que compõem o Ambiente de Tarefa. Associe (MA) para variáveis que fazem parte do Macroambiente e (AT) para aquelas do Ambiente de Tarefa e, em seguida, marque a alternativa CORRETA correspondente.
( ) legal
( ) social
( ) concorrência
( ) guia de fornecedores
Uma boa ideia não consegue, por si só, se transformar em resultado. Para que ela seja concretizada, se faz necessário um estudo de viabilidade, um planejamento de implementação, investimentos, ajustes e acompanhamento. Pode-se afirmar que o seu sucesso está diretamente relacionado com a eficácia das ações para implementá-la. Segundo Sun Tzu (1983, p. 114), no livro “A arte da guerra”: “Com muitos cálculos pode-se vencer. Com poucos não se pode. Que chances têm quem não faz nenhum”. Neste sentido, tem-se como um dos pilares da eficácia do empreendedor, o planejamento que executa do negócio. Sendo assim, considere as alternativas a seguir, sobre características comuns aos empreendedores:
I) Integridade - É uma qualidade do caráter, ligada à honestidade e à coerência entre princípios e atitudes, como base do compromisso com as pessoas e com o negócio.
II) Liderança - É a capacidade de reunir as forças de um grupo em torno de um objetivo, transformando as pessoas em parceiros, estimulando seu crescimento e dando exemplo para manter a motivação elevada.
III) Comunicação e relacionamento - É a capacidade de expressar de forma clara as próprias ideias e emoções e também de ouvir os outros. Essas características auxiliam no desenvolvimento da habilidade de conviver e interagir com as outras pessoas.
IV) Visão de oportunidade - É o talento natural de estar sempre atento ao que acontece ao redor. É ser capaz de identificar as necessidades dos clientes e transformar isso em um negócio.
V) Motivação - É estar sempre disposto e entusiasmado para trabalhar em busca da realização de objetivos.
VI) Riscos - Abrir uma empresa é uma decisão que envolve mais riscos que a vida com carteira assinada, mas que pode trazer em troca a sensação de vitória que só as conquistas pessoais são capazes de proporcionar.
FONTE: TZU, S. A Arte da guerra, Adaptação de James
Clavel. Tradução de Jose Sanz. Rio de Janeiro: Record,
1983.
José Carlos Assis Dornelas, em seu livro “Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios”, apresenta o processo empreendedor composto por fases: identificar e avaliar a oportunidade; desenvolver o plano de negócios; determinar e captar os recursos necessários, e gerenciar a empresa criada. Assim, como podemos identificar uma ideia como oportunidade de negócio?
(DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Ed 5. Editora LTC, 2013.)
I) Quando a mesma resolve um problema.
II) Quando a ideia de negócio atende à necessidades de muitos.
III) Quando essa ideia é alavancada pelas preferências e competências.
IV) Quando a ideia de negócio possa trazer orgulho ao empreendedor.
V) Quando a ideia cria oportunidades de valores percebidos e reais de oportunidades.
VI) Quando se leva em consideração a oportunidade versos habilidades e metas pessoais.
VII) Quando se avalia a situação de todos os competidores