Questões de Concurso Público Prefeitura de Salgueiro - PE 2024 para Arquiteto
Foram encontradas 68 questões
Em projetos públicos, recomenda-se a adoção, sempre que possível, de critérios de disposição dos componentes do sistema de modo a minimizar a ocupação de espaços e aderir às normas de segurança das concessionárias locais.
As representações de um Projeto Arquitetônico são projeções em planos horizontais e verticais da construção. Para os planos verticais, são criadas as plantas de cobertura, planta de locação, planta de situação e planta baixa. Já para os planos horizontais são feitos cortes e fachadas.
Em obras públicas, quando a rastreabilidade de medição for um requisito para a validade de resultados, os equipamentos devem ser verificados ou calibrados e salvaguardados contra ajustes, danos ou deterioração, considerando a ISO 9001.
Para elaborar um orçamento discriminado para fins de concorrência pública referente à realização de obra pública, considerada sua experiência comprovada e a relevância do portifólio do profissional de arquitetura, é dispensável a conclusão pretérita ou a elaboração concomitante do projeto em questão.
O arquiteto deve assegurar que as medições e pagamentos sigam estritamente os critérios definidos no edital de licitação e no contrato, mesmo que estejam em conformidade com as normas da ABNT. Qualquer divergência, mesmo técnica, pode constituir uma irregularidade, se não alinhada com as estipulações contratuais.
Com relação à execução de obras pública por terceiros, nos termos da Lei, todos os atos e instruções emanados ou emitidos pela Fiscalização serão considerados como se fossem praticados pela Contratante.
A atuação ou a eventual omissão da Fiscalização em obra pública durante a realização dos trabalhos poderá ser invocada para eximir a Contratada da responsabilidade pela execução dos serviços.
Como elemento de sinalização, paralelamente à mensagem codificada, a cor também pode fornecer ao usuário um sistema de identificação e orientação. Usada como elemento conotativo, a cor pode relacionar atividades e setores afins de um edifício ou conjunto de edifícios.
Um plano principal de iluminação pública tem como seus fatores diretos e indiretos os locais de interesse coletivo ou de concentração de pessoas, valorização de uma área comercial ou de entretenimento, possibilidade de recuperação de uma área urbanisticamente degradada, valorização de uma área histórica, segurança pública e arborização.
Na construção civil, gestor e equipe devem relacionar perigo e dano exclusivamente à gestão da segurança e saúde no trabalho, que é a finalidade da OHSAS.
Quando a ação corretiva e a ação preventiva identificam perigos novos ou modificados, ou a necessidade de seu controle, o procedimento deve requerer que as ações propostas sejam submetidas a uma avaliação de riscos antes de sua implementação.
Para garantir a acessibilidade em projetos de arquitetura, a largura mínima necessária para a transposição de obstáculo isolado com extensão de no máximo 0,40 m deve ser de 0,80 m. Quando o obstáculo isolado tiver uma extensão acima de 0,40 m, a largura mínima deve ser de 0,90 m.
Em projetos de iluminação, as caixas de passagem não devem ser instaladas ao lado do poste da rede aérea para a descida dos condutores de alimentação da RDS, instaladas junto aos postes que contenham luminária e em cada derivação forçada provocada por obstruções diversas ou criação de curvas reversas.
A dimerização pode ser utilizada em qualquer instalação de iluminação pública, desde que superior a 30% do nível de iluminância projetado, garantindo a segurança dos transeuntes.
Considerando as etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura, antecedem o PL-ARQ apenas o LV-ARQ, PN-ARQ e o PE-ARQ, respectivamente.
Para a habilitação de empresas em licitações, poderão ser exigidos documentos relativos à habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal.
Para acessos e circulações, deverá o profissional responsável projetar rampas e escadas, obedecendo relações compatíveis de declividade.
Com relação à construção de prédios públicos, na análise das fundações, em caso de exigência da fiscalização local, poderá ser verificada a estabilidade das construções vizinhas, no seu aspecto de segurança, em função das condições de execução das fundações, prevalecendo o interesse público em detrimento do privado já edificado.
Os novos projetos de prédios públicos deverão assimilar alternativas energéticas como a solar, sendo desaconselhada a instalação de eletropostos, segundo as normas de segurança para prédios públicos.
Na realização de um projeto, compreende-se bloco de concreto como um elemento de alvenaria cuja área líquida é igual ou inferior a 75% da área bruta.