Questões de Concurso Público Prefeitura de Suzano - SP 2019 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 15 questões
Os objetivos primários na assistência ao paciente ou seu desenvolvimento atlético são diminuir a intolerância às atividades (como por exemplo andar, sentar, se curvar), eliminar a dor, promover a forma física e prevenir lesões. Para melhorar a função é necessário antes uma avaliação da capacidade funcional e/ou dos padrões de movimentos do paciente ou atleta, em particular, identificar o “elo-chave” da patologia funcional que ele apresenta. Em relação aos padrões de movimento defeituoso comuns que não devem passar desapercebidos, analise as alternativas a seguir.
I. Capacidade de carregar peso ou de se agachar em um paciente de disco lombar.
II. Agachamento em apoio monopodal em um paciente com síndrome patelofemoral, ou para reduzir o risco de lesão do ligamento cruzado anterior.
III. Ritmo escapuloumeral deficiente em um paciente com síndrome do manguito rotador.
IV. Flexão craniocervical em um paciente com dor no pescoço ou cefaleia.
Estão corretas as alternativas
O Ca2+ e a energia, na forma de ATP, são necessários para a contração muscular. Quando a fibra muscular está relaxada (não contraída), há uma baixa concentração de Ca2+ no sarcoplasma, porque a membrana do retículo sarcoplasmático contém bombas de transporte ativo de Ca2+ que, continuamente, transportam Ca2+ do sarcoplasma para o retículo sarcoplasmático. Contudo, quando um potencial de ação muscular se propaga ao longo do sarcolema e no interior do sistema de túbulos transversos, os canais de liberação de Ca2+ se abrem, permitindo que o Ca2+ escape para o sarcoplasma. O Ca2+ se liga às moléculas de troponina, nos filamentos finos, provocando alteração na sua forma. Essa alteração na forma da troponina move a tropomiosina para longe dos sítios de ligação de miosina e actina. Em relação ao ciclo de contração, analise as afirmativas a seguir.
I. Hidrólise de ATP: as cabeças de miosina contêm ATPase, uma enzima que hidrolisa ATP em difosfato de adenosina (ADP) e em um fosfato (P).
II. Formação de pontes cruzadas: as cabeças de miosina energizadas se fixam aos sítios de ligação de miosina na actina e liberam grupos de fosfato.
III. Movimento de tensão: após a formação das pontes cruzadas, ocorre o movimento de tensão. Durante o movimento de tensão, as pontes cruzadas mudam sua conformação e liberam ADP. A força produzida pela mudança conformacional de centenas de pontes cruzadas desliza o filamento fino sobre o filamento espesso, em direção ao centro do sarcômero.
IV. Ligação e separação do ATP: ao final do movimento de tensão, as pontes cruzadas permanecem firmemente fixadas à actina. Quando se ligam a outra molécula de ATP, as cabeças de miosina se soltam da actina.
Estão corretas as afirmativas
As estruturas do corpo humano estão organizadas em vários níveis, de mesmo modo como estão organizadas as letras do alfabeto, as palavras, as frases, os parágrafos e, assim, por diante. Todos os organismos vivos têm determinadas características que os distinguem das coisas não vivas. Considerando os processos vitais dos seres humanos, analise as afirmativas a seguir.
I. Crescimento: é o processo pelo qual células não especializadas se tornam especializadas. As células especializadas diferem em estrutura e função das não especializadas que as originam.
II. Reatividade: é a capacidade de o corpo detectar e responder às alterações no ambiente. As células nervosas respondem as variações no ambiente, por meio da geração de sinais elétricos, conhecidos como impulsos nervosos. As células musculares respondem aos impulsos nervosos por meio da contração, que gera força para mover partes do corpo.
III. Metabolismo: é a soma de todos os processos químicos que ocorrem no corpo e inclui a decomposição de moléculas maiores e complexas em moléculas menores e mais simples, e a formação de moléculas complexas a partir de moléculas menores e mais simples.
IV. Diferenciação: é um aumento no tamanho do corpo. Pode ser decorrente de um aumento no tamanho das células existentes, no número de células ou na quantidade de material intercelular.
Estão corretas as afirmativas
Sempre ocorre um alongamento da capsular significativo quando a articulação glenoumeral subluxa ou se desloca de forma traumática ou atraumática. Dependendo da gravidade, o alongamento capsular apresenta frouxidão ou instabilidade dessa articulação. Há uma série de procedimentos cirúrgicos para a instabilidade do ombro, como reconstrução capsulolabial anterior aberta, reconstrução artroscópica e capsulorrafia térmica. Considerando a fase I do processo reabilitacional pós-operatório (3 dias a 3 semanas após a cirurgia), analise as afirmativas a seguir.
I. Os exercícios pendulares de Codman devem ser feitos com sustentação do cotovelo. Dependendo do procedimento e das instruções médicas sobre as restrições à ADM, o paciente pode fazer exercícios leves com roldanas para a flexão até 90° e elevação no plano escapular até 60°.
II. O paciente deve iniciar exercícios isométricos leves de rotação interna e externa, flexão, extensão e abdução do ombro para restaurar a atrofia muscular, mantendo o braço abaixo de 90° para abdução e em 90° para flexão.
III. A ADM ativa é executada para o cotovelo, o punho e a mão, incluindo flexão e extensão do cotovelo, pronação e supinação do antebraço, flexão e extensão do punho e fechar e abrir a mão.
IV. As técnicas de mobilização do tecido mole e liberação miofascial e a terapia do ponto-gatilho são as mais adequadas. A ADM passiva sem dor pode ser executada dentro de todos os planos, desde que não exerça tensão na rotação externa.
Estão corretas as afirmativas
As doenças neuromusculares da infância incluem um grande grupo de patologias, geralmente de caráter hereditário, que afetam a medula espinhal, os nervos periféricos, a placa mioneural e os músculos. As amiotrofias espinhais se caracterizam por um processo degenerativo das células do corno anterior da medula. A incidência é de 1:20.000 nascidos vivos. Em relação aos principais indicadores clínicos, sinais propedêuticos da atrofia muscular espinhal, marque V para os verdadeiros e F para os falsos.
( ) Fasciculação em esqueleto axial.
( ) História de hipercinesia fetal.
( ) Normorreflexia com hipertonia muscular.
( ) Tremor fino dos dedos e fraqueza muscular grave.
A sequência está correta em
Nos protocolos de avaliação, uma compreensão abrangente dos princípios anatômicos e biomecânicos fornece a base para a avaliação precisa das condições ortopédicas e neurológicas relacionadas. O conhecimento desses princípios é necessário para entender a relação entre a estrutura e a função e, ainda, para entender o seu papel ao avaliar a disfunção ortopédica e neurológica. O método mais comum para registrar o resultado da avaliação usa a forma SOAP. Com relação a tal método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Subjetivo: a porção subjetiva é avaliada com a história relatada pelo paciente.
( ) Objetivo: a porção objetiva é avaliada pela observação e por testes especiais que medem um componente objetivo.
( ) Avaliação: a avaliação é baseada na compilação dos achados subjetivos e objetivos e no exame.
( ) Plano: o plano pode incluir opções adicionais de testes e/ou de tratamento.
A sequência está correta em
A função da extremidade superior na utilização da mão, de modo que ela possa acessar e manipular objetos no espaço, é atingida por pensão, que é o ato de segurar, pegar ou agarrar um objeto. O ombro, o cotovelo e o punho funcionam juntos para colocar a mão em um local desejado, a fim de serem realizadas tarefas motoras finas e amplas. O principal objetivo das órteses de extremidade superior, portanto, é manter a função da mão, restaurando ou preservando a própria preensão ou permitindo o posicionamento ideal da mão no espaço para manipular objetos no ambiente. Sobre os objetivos comuns na área de órteses de extremidade superior, analise as alternativas a seguir.
I. Substituir músculos fracos ou ausentes.
II. Proteger segmentos danificados ou lesionados, limitando as cargas ou o movimento.
III. Prevenir deformidade e corrigir contratura.
IV. Unir-se a outros aparelhos de auxílio.
Estão corretas as alternativas
A postura é como um corpo se equilibra. Por conseguinte, a análise postural é uma avaliação da função do sistema motor (ossos, músculos e ligamentos) e do controle do sistema nervoso do sistema motor. A postura neutra de um indivíduo ocorre quando o encéfalo e o sistema nervoso usam a informação a partir de três fontes para equilibrar o corpo no espaço: ao ficar em pé, ao sentar ou ao mover-se. De acordo com a avaliação dessas fontes de equilíbrio, analise as afirmativas a seguir.
I. Olhos: conseguimos ver o que é nivelado.
II. Ouvidos: o aparato vestibular dá ao encéfalo a informação sobre a posição relativa e o movimento de cada ouvido interno.
III. Músculos e articulações: os proprioceptores nos músculos, ligamentos e tendões informam ao encéfalo o quanto cada um está sendo estressado.
IV. Encéfalo: integra a informação que recebe para equilibrar o corpo.
Estão corretas as afirmativas
A propedêutica da coluna vertebral se inicia pela história clínica, por meio da obtenção de dados para a determinação do diagnóstico, permitindo a identificação de síndromes clínicas distintas. A localização da dor, a frequência, os fatores de piora ou melhora e a interferência da dor nas atividades diárias precisam ser incluídas. Na coluna lombar, a anamnese deve localizar a queixa e dirigir o exame, procurando, ainda, relatos de alterações neurológicas e traumas pregressos. Sobre a avaliação dos níveis neurológicos lombossacrais, analise as afirmativas a seguir.
I. L4 = Reflexo: Tibial Anterior; Músculo: Extensor longo do hálux; Sensibilidade: Face lateral da perna e dorso do pé.
II. L5 = Reflexo: Patelar; Músculo: Tibial Anterior; Sensibilidade: Face medial da perna e do pé.
III. S1 = Reflexo: Aquileu; Músculo: Fibular longo e curto; Sensibilidade: Face lateral do pé.
Estão INCORRETAS as afirmativas
A mielomeningocele é uma das mais graves malformações compatíveis com a vida e acomete diversos sistemas orgânicos, notadamente o sistema nervoso, o sistema geniturinário e o sistema musculoesquelético. Há uma grande variação da incidência em diferentes partes do mundo, explicada pela influência da composição genética da população e de fatores ambientais. O defeito pode ocorrer em qualquer nível ao longo do eixo neural, mas predomina na região lombossacra. Sobre a classificação dos níveis funcionais da mielomeningocele, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Torácico: paralisia total dos membros inferiores.
( ) Lombar alto: L1-L2, flexores e adutores do quadril.
( ) Lombar baixo: L3-L4-L5, quadríceps e tibial anterior.
( ) Sacral: S1-S2, paralisia dos intrínsecos do pé e fraqueza do tríceps.
A sequência está correta em